Economia em jogo
Parece que a realidade irrita os ainda “apoiadores” do desgoverno. Preferem as mentiras otimistas das redes sociais e suas bolhas, que tentam encobrir a mediocridade do capitão insano e seus, nesta altura, comparsas (“Retomada perde fôlego, e cenário é de instabilidade e crescimento medíocre”, Mercado, 8/8).
Felicio Antonio Siqueira Filho (São José do Rio Preto, SP)
O país caminha a passos largos para os 600 mil mortos por Covid, o número de desempregados beira 15% segundo dados do IBGE, a inflação sobe de patamar toda semana. Completamente alheio a essas tragédias, nosso presidente promove uma alegre motociata por Brasília. Até quando?
Marize Carvalho Vilela (São Paulo, SP)
Rapaz, desta forma vocês vão acabar perdendo os poucos anunciantes e assinantes que ainda restam. Por que torcer tanto para o pior?
Roberto Moreira (Coronel Fabriciano, MG)
Famílias sem-teto na pandemia
A reportagem deveria mostrar o lado de quem depende do recebimento do aluguel para pagar suas contas. São os proprietários que devem deixar de receber com essa situação? (“Sem dinheiro para aluguel, famílias inteiras viram sem-teto na pandemia”, Mercado, 8/8).
Jocelino Rocha (Salvador, BA)
Desolador. Parabéns pela reportagem que deu voz a essas pessoas. Um monitoramento do aluguel nas favelas e bairros mais pobres das grandes cidades certamente ajudaria nas estimativas. Da mesma forma, uma ação direcionada sobre essa população durante a pandemia teria ajudado muita gente. Mas isso é para outro país, onde essas pessoas seriam vistas.
Rodrigo Correia do Amaral (São Paulo, SP)
Nova e velha política
Nova política? Isso não existe. A política não é individual. É coletiva. Alguns progressistas estão se safando. Os tais conservadores hoje defendem a velha política ou estão perdidos sem saber para onde correr. Não há terceira via por um simples motivo. Ela vem de legitimidade popular. Ela não vem do financiamento empresarial (“Engolidos pela ‘velha política’, novatos que surfaram onda de 2018 submergem no baixo clero do Congresso”, Poder, 8/8).
Hercilio Silva (Brasília, DF)
Tem muitos lobos na pele de cordeiro nesta “nova politica”. Muitos engomadinhos votando contra o povo.
Elias Frutuoso Gino (Fortaleza, CE)
Esse engodo é mais uma evidência da atuação destrutiva da política promovida pela Lava Jato.
Lourenço Faria Costa (Quirinópolis, GO)
Silêncio de Aras
A pessoa se vende barato e o resto que se vire (“Silêncio de Aras sobre investidas de Bolsonaro é creditado a aprovação de seu nome no Senado”, Mônica Bergamo, Ilustrada, 8/8).
Flavia Fonseca (São Paulo, SP)
Vacinação
Nos EUA, onde as pessoas podem se vacinar em qualquer lugar, o governo implora para que se vacinem. Alguns estados ofereceram até dinheiro para quem mostrar o comprovante da vacina, e muitos não se vacinaram. Os hospitais agora estão abarrotados com esses “espertos” (“Não vacinados são 99% dos mortos por Covid nos EUA, e muitos se arrependem tarde demais”, Mundo, 8/8).
Marina Gutierrez (Sertãozinho, SP)
Que triste, meu Deus! Que desolação! O que são vidas humanas para os fanáticos irresponsáveis que fazem campanha contra as vacinas? Vacinem-se e defendam as vacinas: é nossa única chance de voltar à normalidade.
Hernandez Piras Batista (São Paulo, SP)
Não entendo como não se consegue responsabilizar criminalmente os antivax por essas mortes. Sem qualquer base científica, alegam riscos de autismo, de que chips seriam introduzidos e até virar jacaré. São assassinos que não sujam as mãos de sangue, mas matam em larga escala.
Antonio Coutinho (Belo Horizonte, MG)
Colunistas
O Antonio Prata virou ouro! Genial a sua crônica desse domingo (“Dez versos livres com barreiras”, Cotidiano, 8/8).
Dina Elisabete Uliana (São Paulo, SP)
Parabéns, muito criativo! A arte do skate e os rodopios do poema. A nova velha aventura humana.
Guilherme Carvalho (Belo Horizonte, MG)
O governo do atraso só poderia dar nisso! Só pensa e faz politicagem! (“O governo retarda a internet nas escolas”, Elio Gaspari, Poder, 8/8).
João Batista Tibiriçá (Goiânia, GO)
Tenho muita esperança que a Covid irá passar, eu vou poder andar sem máscara, não perder mais pessoas e artistas que admiro. Tenho muita esperança que em 2022 eu vou eleger um novo presidente que não seja Bolsonaro e nem Lula (“O golpismo dá votos?”, Bruno Boghossian, Opinião, 8/8).
Maria José dos Santos (São João de Meriti, RJ)
Olimpíadas
Estranhei o comportamento do Richarlison. Além de não ter jogado uma boa partida e da péssima cobrança do pênalti, esteve sempre com a cara amarrada. Ao ser substituído, mostrou que não gostou. Realmente ele não esteve em um bom dia. Felizmente o Brasil ganhou (“Brasil vence Espanha e transforma palco do penta em casa do bi nos Jogos”, Esporte, 8/8).
Elizeu Garcia Capel (Maringá, PR)
Uma coisa boa no meio de tanta conturbação no país. Parabéns aos atletas vencedores e àqueles que tentaram, acreditaram, não desistiram. Nordeste está em festa e com muito orgulho (“Com 4 ouros, Nordeste alcança protagonismo inédito na história das Olimpíadas”, Esporte, 8/8).
Maria Rosa Jesus (São Paulo, SP)
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.