Leitor fala do desmatamento no Brasil

Leitores criticam falta de atenção da mídia à viagem de Lula à Europa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Brasil
A oposição deveria convidar os principais líderes mundiais para visitar a Amazônia, conhecer as áreas devastadas pelo fogo e pelo garimpo, visitar as aldeias indígenas que estão sendo dizimadas, visitar o Pantanal e o Cerrado, devastados pelo crescimento insustentável do agronegócio. O Brasil e o mundo não podem mais continuar a engolir as mentiras de Bolsonaro.
Mário Barilá Filho (São Paulo, SP)

Apenas um
O sucesso de um novo governo Lula se dará se, no primeiro dia, ele enviar ao Congresso proposta de acabar com a reeleição. Num passe de mágica, as pautas se voltarão novamente ao Brasil e aos brasileiros, deixando na poeira da estrada mensalão, Lava Jato, gabinete do ódio e outras desgraças surgidas para viabilizar reeleições.
Luiz Oliveira (São Paulo, SP)


Moro
"Sérgio Moro é a terceira via?" (Joel Pinheiro da Fonseca, Poder, 16/11). Depois de tudo o que nos foi mostrado e provado quanto às condenações anuladas pelo STF e à parcialidade comprovada de juiz, há quem defenda o indefensável. Essas pessoas são responsáveis pelo caos em que vivemos, por terem colocado um irresponsável na Presidência. Não podemos repetir o erro.
João Pastina Neto (Pereiras, SP)

Moro foi julgado suspeito e anularam-se acusações contra Lula, que foram traduzidas como "foi inocentado". A releitura conveniente da não impecável Lava Jato mostrou a cara do Brasil podre, dos conluios e compadrios, dos saques patrimonialistas. Obrigada, Joel, por devolver um pouco de lucidez à análise.

Maria Ester de Freitas

Guarujá, SP



O altamente tendencioso artigo "Moro, a fraude" (Opinião, 16/11), de Cristina Serra, é a prova viva de que o fanatismo cega até mesmo as pessoas inteligentes e cultas.
José Loiola Carneiro (São Paulo, SP)

Iria escrever para este Painel do Leitor criticando a postura de uma colunista que esta Folha publica toda segunda-feira e que mais parece uma cheerleader de Sergio Moro. Mas aí veio Cristina Serra e escreveu tudo o que gostaria de ter dito —e com mais estilo e conhecimento de causa.
Sandro Biondo (Brasília, DF)


Lula
A recém-lançada biografia de Lula ocupará muito espaço na imprensa e será um tal de Lava Jato daqui, Lava Jato de lá até não poder mais. Para mim, nada disso teria acontecido se o Mensalão —o grande atentado à democracia, em que velhacos compravam patifes— tivesse o desfecho merecido: a cassação do presidente da República. Mas a história foi outra e chegamos onde estamos.
Luiz Carlos de Souza (São Paulo, SP)

A obsessão desta Folha por Lula é tamanha que reservou toda uma página para a resenha de sua biografia. Vê-se claramente o alinhamento político deste jornal com o partido mais corrupto da história da humanidade.
Tomas Cunzolo Júnior (São Paulo, SP)

Já que a Folha não cobre adequadamente a viagem do ex-presidente de Lula à Europa, trago um resumo do que acontece. Lula se encontrou com um Nobel de Economia, com o provável futuro primeiro-ministro da Alemanha e com a prefeita de Paris; fez palestras no Parlamento Europeu —onde foi aplaudido de pé— e na Sciences Po. E é bom lembrar que a mídia independente está cobrindo a viagem corretamente.
Mário Lúcio Côrtes (Campinas, SP)

Lula faz palestra na Sciences Po, em Paris - Julien De Rosa/AFP


A viagem de Lula à Europa está sendo muito produtiva. Um sucesso! É o Brasil assumindo um lugar no mundo, efetuando laços. Ele tem encontrado políticos que não quiseram encontrar Bolsonaro.
Anete Araújo Guedes (Belo Horizonte)

2022
É de dar engulhos todo esse espaço que a mídia dá às candidaturas natimortas do PSDB à Presidência da República. Pré-candidatos com 2%, 3% das intenções de voto têm muito mais espaço que Lula, que está brilhando na Europa, sendo aplaudido de pé.
Eduardo Guimarães (São Paulo, SP)


Racismo
Estarrecedor o artigo "Injúria racial", do advogado Ives Gandra Martins (Tendências / Debates, 15/11). Para dizer que não é racista, usa como exemplo sua assistente jurídica, que é negra. Quando diz que ela é brilhante jurista, só faltou escrever "apesar de negra". Diz ainda que a injúria racial o irrita (tadinho...) e a atribui menos ao preconceito do que à raiva momentânea. Retrato de um país escravocrata, racista, misógino e homofóbico.
João Carlos Assumpção (São Paulo, SP)

Corrupção
Mais um artigo do procurador Roberto Livianu, presidente e idealizador do Instituto Não Aceito Corrupção ("Do pacote pró-corrupção às eleições", Tendências / Debates, 16/11). E mais um artigo em que o procurador de São Paulo nem sequer cita os casos guardados nas gavetas do Ministério Público de São Paulo acerca do governo tucano, há 20 anos no poder: trens, metrô, rodoanel etc.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

'Povofobia'
Guilherme Boulos foi perfeito em seu texto "O camarão e a hipocrisia" (Opinião, 16/11), retratando a hipocrisia da direita (representada, no texto, pela manifestação preconceituosa do 03, o bananinha) e sua cruel "povofobia". Infelizmente, esse desgoverno fez sair do esgoto o ódio dessa gente que, como diz o autor, tem medo da ascensão do pobre.
Beatriz Telles (São Paulo, SP)


Câncer de pênis
Ainda existe nas famílias a ignorância em saber se o filho tem fimose ou não ("Câncer de pênis leva a 400 mortes no Brasil por ano, em média, segundo pesquisa", Saúde, 14/11). E tampouco ensinam o filho a fazer a higiene corretamente.
Walter Donizt (São Paulo, SP)


F1
Lewis Hamilton, the best ("Hamilton supera punições, vence GP de São Paulo e encosta em Verstappen", Esporte, 15/11)!
Daiana Santurion (Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.