Leitores comentam estudo sobre a Coronavac

'Senti a alma lavada', diz leitora sobre texto de João Pereira Coutinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vacinação
"Risco de Covid sobe 6 meses após Coronavac, mesmo em jovens, mostra estudo" (Saúde, 28/12). O risco aumenta para todas as vacinas contra a Covid 19 e também para as contra a gripe. Enquanto a transmissão continuar alta como está, a vacinação terá que correr atrás da doença. Nunca se combateu uma doença fazendo quase em tempo real vacina para uso imediato. E isso exige aprendizado.
Wagner Santos (Ribeirão Preto, SP)

A enfermeira Monica Calazans, primeira brasileira a se vacinar contra o Covid, toma a terceira dose de Coronavac em 6.out.2021 - Governo de São Paulo


Como acontece com a gripe, as vacinas contra a Covid deverão ser modificadas de acordo com as mutações do vírus. Essas vacinas foram feitas com um esforço e capacidade surpreendentes, em tempo recorde. Ajudaram e continuam ajudando a minorar consideravelmente os danos causados pela pandemia. Reportagens sobre a Covid deveriam ser escritas e comentadas exclusivamente por especialistas da área, para não dar munição para negacionistas do tipo do miliciano psicopata genocida.
Wilson Kfouri (São Paulo, SP)

Quanto?
"TCU determina que empresa revele quanto pagou a Moro" (Mônica Bergamo, 28/12). Vejamos agora como se sai o ex-juiz "probo e imparcial" quando submetido ao escrutínio legal. Aposto que gritará, como já estão fazendo seus fãs.
Ricardo Cândido de Araújo (Taboão da Serra, SP)

Que forçada de barra. Estão desesperados para achar algum deslize do Moro. Mas, se houvesse algum, já teriam usado há muito tempo. Esqueçam.
Fernando Becker (Porto Alegre, RS)

Agora Moro está do outro lado do balcão e terá que se explicar na Justiça. Espero que encontre alguém tão linha-dura como ele foi com os futuros adversários políticos. É a lei do retorno.
Maurício Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Moro tem que ser punido pelos crimes que cometeu. Não tem herói aí não.
Marli Moras Garcia (Vitória, ES)

O que ele ganhou deve ter dado para comprar uns quilinhos de picanha e filé.

Fernando Borja

Uberaba, MG


2021
Em sua coluna "Adeus, 2021!" (Opinião, 28/12), Guilherme Boulos lembra alguns episódios que fizeram deste um ano traumático. Mas prefiro pensar que será o próximo ano o último do pior presidente de todos os tempos e que ele será julgado por todos crimes que cometeu.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Amoêdo
João Amoêdo acusa Lula de coisas das quais o ex-presidente já foi inocentado —sem condenações e processos todos são inocentes. Amoêdo ataca o melhor presidente da história —segundo pesquisa do Datafolha—, comparando sua obra brilhante à de um mero genocida. Essa falta de visão fez Amoêdo voltar à irrelevância de onde saiu. Era previsível.
Eduardo Guimarães (São Paulo, SP)


Alma lavada
Senti a alma lavada e em paz, no apagar das luzes desse tenebroso 2021, ao ler o artigo "Tempo perdido e reencontrado" (Ilustrada, 28/12), de João Pereira Coutinho. Nunca li algo que exprimisse tão bem e com tanta sensibilidade tudo o que nos envenenou desde que essa desgraça em forma de presidente se abateu sobre o Brasil. Agradeço de coração ao autor por ter colocado com exatidão todas as palavras que eu gostaria de ter escrito para lamentar o que foram esses três preciosos anos roubados na altura dos meus 82 anos de existência.
Maria Stella Barros de Macedo Coda (São Paulo, SP)


Os Miseráveis
O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu o pedido de absolvição de uma mulher condenada por furto de 18 chocolates e 89 chicletes. No Brasil, a realidade supera a ficção do clássico da literatura francesa "Os Miseráveis", de Victor Hugo. Aqui não há espaço para a redenção do personagem principal Jean Valjean, condenado a anos de trabalho forçado por roubar um pão para alimentar os sete filhos da irmã viúva.
Luiz Roberto da Costa Jr. (Campinas, SP)


Enquanto isso
Enquanto o STF se preocupa com a mulher que roubou algumas barras de chocolate e o ministro Alexandre de Moraes se preocupa com fake news, nós, aposentados, estamos aguardando há meses o voto de minerva no processo da Revisão da Vida Toda, que é direito nosso, "garfado" na cara dura pelo INSS.
Gilberto Villalva (São Paulo, SP)


Taxa de Marinha
A taxa de Marinha é uma aberração que precisa ser extinta. É bitributação, pois já existe o IPTU. É herança maldita do governo português, que só existe no Brasil e em Portugal.
Humberto Schuwartz Soares (Vila velha, ES)


Catarina Rochamonte
Os leitores perguntam à Folha o porquê de manter alguém como Catarina Rochamonte no jornal. Mas essa pergunta até o ombudsman já respondeu em sua coluna "As fantasias de Moro e da mídia". Querem dar um up na candidatura do "bolsonarismo sem Bolsonaro", aquele pretenso justiceiro que corrompe a própria Justiça. Críticas à Lula com base na falecida Lava Jato devem fazer parte do contrato.
Mara Chagas (São Paulo, SP)


Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de Meio & Mensagem (São Paulo, SP), Rodrigues Barbosa, Mac Dowell de Figueiredo, Gasparian Advogados (São Paulo, SP), Feijó Mendes Advocacia Especializada (São Paulo, SP), Antonio Bernardo (São Paulo, SP), Célio Erthal Rocha e família (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.