Descrição de chapéu inflação juros

O que você, leitor, precisou cortar do orçamento nos últimos meses?

Crise econômica atinge em cheio famílias brasileiras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guaratinguetá (SP)

A crise econômica atingiu brasileiros de diferentes classes sociais. Tudo está mais caro, incluindo nosso café de cada dia.

A inflação acelerou e atinge com mais peso o bolso dos mais pobres, mas já chega a alcançar a classe média-alta. O desemprego ainda está em nível elevado, enquanto a renda segue em queda.

A economia brasileira recuou 0,1% no terceiro trimestre de 2021, frente aos três meses imediatamente anteriores, segundo dados do PIB (Produto Interno Bruto) divulgados pelo IBGE.

O Banco Central aumentou a taxa básica de juros de 9,25% para 10,75%, passando dos dois dígitos após cinco anos. Também sinalizou que o ciclo de aperto iniciado em março do ano passado não chegou ao fim, diante de uma inflação ainda resistente e que ameaça estourar a meta pelo segundo ano seguido.

Diante da situação em que o salário não acompanha a inflação, a Folha quer saber o que você, leitor, precisou cortar do orçamento nos últimos meses? Fez adaptações na alimentação, consumo, lazer, moradia ou transporte? Responda neste formulário. Algumas respostas serão publicadas pelo jornal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.