Descrição de chapéu Rússia

'Guerra é a maior prova da estupidez humana', diz leitor

Leitor diz ser 'curiosa' defesa velada que esquerdas fazem da invasão da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ucrânia
Os corpos calcinados após os bombardeios russos em Kiev mostram que a guerra é a maior prova da estupidez humana.
Dina Elisabete Uliana (São Paulo, SP)


As mãos dos países membros da Otan estão tão sujas de sangue quanto as de Putin.
Sérgio Amorim Andrade (Belo Horizonte, MG)

Sendo eu uma pessoa de centro-direita, conservador, quero render minhas homenagens a Breno Altman, notório jornalista de esquerda, pelo seu excelente artigo "Quem provocou o conflito?" (Tendências / Debates, 2/3). O articulista expõe com maestria e objetividade quem foram os responsáveis diretos pelo início do conflito na Ucrânia, ou seja, a Otan (Casa Branca, União Europeia e Reino Unido). Mexeram com quem estava quieto (Putin) e depois deixaram o presidente da Ucrânia falando sozinho e provocando intensa destruição e perdas de vidas humanas.
Osvaldo Cesar Tavares (São Paulo, SP)

Lei perpetrada pela Rússia. Nada pode ser mais longe dos valores defendidos pelas esquerdas do que o regime econômico praticado na Rússia.
Luiz Oliveira (São Paulo, SP)

ONU
"Com apoio do Brasil, Assembleia-Geral da ONU aprova resolução contra Rússia" (Mundo, 2/3). Impressionante é a forma como a ONU, a Otan e outros órgãos são subordinados aos EUA; isso quando não são o próprio braço armado do país. Afinal, me digam qual foi o americano punido pelas mentiras em outras tantas invasões americanas? Como a do Iraque, quando o Tio Sam gritava ao mundo que Saddam tinha armas químicas e nucleares —nunca encontradas. No Iêmen, os EUA não dão as caras, fazem-se de cegos; em Israel, tampouco, salvo contra os palestinos.
Aguinaldo Pedro (São Paulo, SP)

Putin está tão preocupado com essa resolução da ONU quanto com as orações do papa.

Severo Duarte

São Paulo, SP


Toda solidariedade à Ucrânia. E penso que todas as retaliações econômicas à Rússia podem ser válidas, Mas não se viu nada parecido quando os EUA invadiram o Iraque.
Valdemiro Silva (São Paulo, SP)


Urna eletrônica
"Bolsonaro usa retórica de populista autoritário ao atacar urna, diz cientista político" (Poder, 2/3). Os dois únicos participantes do jogo eleitoral que colocaram em dúvida as urnas foram Aécio Neves e Bolsonaro. Aécio porque perdeu a eleição. Mas Bolsonaro ganhou. E mesmo assim questiona as urnas? Qual a lógica disso? Aquela que o professor Paolo Ricci aponta: atacar o sistema eleitoral como um todo, para minar o pilar da democracia.
Luiz Otavio Cruz Teixeira (São Paulo, SP)

Novo mapa
"Putin já redesenha o mapa da Ucrânia, enquanto Kiev espera assalto" (Mundo, 2/3). A Rússia foi atacada? Estava na iminência de ser atacada? Por quem? O uso de força militar deve ser apenas em resposta a comprovado ataque, ou ameaça de ataque, ou detecção de aumento da quantidade de tropas de outro país nas fronteiras. Alguma dessas condições foi satisfeita?
Adriana Adélia da Silva Oliveira (São Paulo, SP)

Putin deixou claro o seu objetivo, que é reestabelecer a antiga União Soviética. Frio e calculista, pouco se importa em mandar jovens de seu povo para morrer e matar na nação vizinha. Putin precisa ser contido o quanto antes.
Matheus Teodoro Silva Filho (Curitiba, PR)


Brasileiros nas ruas
O governador de São Paulo está oferecendo asilo para ucranianos. Por que não vemos essa bondade com os brasileiros que estão jogados nas ruas? Muitos não têm casa, comida ou emprego. Parece mais uma jogada eleitoreira, um oportunismo, do que uma preocupação com quem sofre. Quem anda pelas ruas da maior cidade da América Latina pode ver o tamanho do abandono dessas pessoas. Não é preciso ir tão longe se a razão é fazer caridade.
Luciana Lins (Campinas, SP)

Som na praia
"Turistas comemoram ausência de caixas de som em praias de São Sebastião (SP)" (Cotidiano, 2/3). Falta agora o Guarujá, principalmente a praia de Pitangueiras, totalmente tomada pelos farofeiros com caixas de som tocando música sertaneja. As placas indicando a proibição são desrespeitadas e não há fiscalização.
Sérgio Sayeg (São Paulo, SP)

Bolsonaro
"Bolsonaro usa possível falta de fertilizantes da Rússia para defender mineração em terras indígenas" (Mercado, 2/3). Bolsonaro acha que o desmonte da Amazônia está lento demais e quer acelerar o processo, afinal ele só tem até o final do ano para fazer isso.
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)

Esse genocida já deveria ter sido afastado faz tempo. Mas comprou o centrão. É um monstro, incapaz de qualquer gesto de empatia. Um horror!
Maria Beatriz Telles Marques da Silva (São Paulo, SP)

O mais impressionante é constatar que há um contingente considerável de eleitores dispostos a reeleger esse sujeitinho, fechando os olhos para as desgraças e destruições que ele implantou neste país. Parecem seres que foram abduzidos e retornaram sem nenhuma inteligência e sentido de reflexão sobre as coisas da vida.
Maria Irene de Freitas (São Paulo, SP)

Pronto! Agora ele quer matar os índios para que possamos almoçar e jantar comida envenenada. Esse sujeito deve estar com alguma doença terminal e quer levar todo mundo junto.
Alcides Alcântara (Belém, PA)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.