Descrição de chapéu

Leitores opinam sobre ensino domiciliar

Proposta do governo para diminuir FGTS é alvo de críticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Absurda. A escola, além de oferecer conhecimento estruturado, construído graças ao preparo técnico dos docentes, muitas vezes protege as crianças dos próprios responsáveis nos casos de violência doméstica.
Marcelo Francisco de Araújo (Londrina, PR)

É apenas mais uma forma de aprofundar a desigualdade social. As classes mais abastadas podem investir em uma melhor educação para seus descendentes, garantindo e perpetuando o acesso aos melhores empregos e as melhores posições econômico-sociais.
Vilarino Escobar da Costa (Viamão, RS)

Durante o isolamento da pandemia, famílias de alunos de escolas públicas tiveram que improvisar educação domiciliar, mesmo sem infraestrutura, como Rita de Cássia, mãe de 4 filhos - Ronny Santos - 12.ago.20/ Folhapress


A prática tem que ter regulações claras, senão pode impulsionar a evasão escolar ou gerar estudantes muito defasados em relação aos alunos que frequentam o ensino tradicional. E é válido pontuar que qualquer tipo de docência requer estudo.
Anna Victória Capelato (Pelotas, RS)

A desvalorização dos profissionais da educação é absurdamente explícita no Brasil, contudo, submeter estudantes ao ensino domiciliar é uma negligência com os educadores, as crianças e os jovens que serão privados do ambiente escolar. A escola é uma instituição social de imensurável importância para o desenvolvimento dos cidadãos.
Vitória Carolina Scremin Silva (Curitiba, PR)

Educação domiciliar é uma modalidade de ensino que prioriza a individualidade e capacidade de cada aprendiz, reforça e solidifica vínculos e valores que são os mais importantes da sociedade, o da família. Cria também uma socialização responsável, ou seja, devido à presença e exemplos recebidos dos responsáveis, a interação torna-se mais construtiva para todos os envolvidos.
Charles Eustáquio Bernardo de Oliveira Baltazar (Sabará, MG)

Educação não é apenas aprender conteúdo curricular. Essa parte pode ser feita em domicílio, embora fosse recomendável que as avaliações fossem feitas pelas escolas presenciais.. Marco Aurélio Pinheiro Lina (Campinas, SP)

Não concordo, pois a vivência com outras crianças é muito importante para o desenvolvimento do aluno.
Valdete Dias Corrêa Borges (Valinhos, SP)

A educação domiciliar só seria eficaz se os pais tivessem um excelente nível cultural, o que em nosso país é exceção. E ela facilitaria o abuso físico/sexual das crianças, como ocorre nos EUA com muita frequência, e dificultaria o desenvolvimento de aptidões sociais que o ambiente escolar propicia.
Eliana Imai (São Paulo, SP)

 A pedagoga Simone Inácio, com os filhos, Isadora e Isaac, fazendo atividades em casa; estão os três sentados num sofá, a mãe entre a menina e o menino; as crianças folheiam livros
A pedagoga Simone Inácio, com os filhos, Isadora e Isaac, fazendo atividades em casa - Danielle Lobato/Agência Mural/Folhapress

Com quase 20 anos de atuação em educação básica, posso afirmar que o caminho para os avanços sociais passa pela escola, pela convivência, pela sociabilidade, pelo diálogo, pela alteridade, pela empatia e pelos professores, que formam cidadãos e transformam vidas.
Rafael Francisco Coelho (Rio de Janeiro, RJ)

A educação domiciliar não sustenta um dos princípios basilares da educação, que é a convivência em um espaço heterogêneo e democrático, onde não há preferência de um sobre o outro. A educação domiciliar não sustenta a possibilidade que há, nos espaços escolares, de detectar os problemas emocionais do ambiente familiar.
Rita Augusta de Cássia Freitas dos Santos Porto (Cachoeirinha, RS)

Muitas vezes a presença dos pais é melhor do que o ensino da escola, para vermos como a educação não é "levada a sério" como deveria ser. Crianças e jovens deveriam ter ensino adequado, com boa infraestrutura das escolas.
Arthur Emanuel Pugas Santos (São Paulo, SP)

Eu não optaria por esse sistema, pois não tenho tempo, formação nem as habilidades que são exigidas para ensinar as diversas disciplinas necessárias à formação acadêmica de meus filhos. E acho fundamental a interação com diferentes modos de pensar para que uma pessoa se prepare para lidar com os desafios que enfrentará na vida.
Beatriz Vieira (Foz do Iguaçu, PR)

No ano passado, a minha filha foi alfabetizada em casa. Foi a saída encontrada em uma situação em que era perigoso sair de casa, a escola pública é precária e a renda é insuficiente para pagar uma escola particular. E sempre tem algum desempregado superqualificado disponível na família. Esta situação não deveria ser normal.
Stella Marina Rodrigues (Praia Grande, SP)

OUTROS ASSUNTOS

FGTS
Obrigado Guedes! Neste dia 13 de maio de 2022 decretamos a vitória de Lula em primeiro turno. ("Governo Bolsonaro elabora proposta para diminuir FGTS de todos os trabalhadores", Política, 14/5)​
Rubens Moreira da Costa Júnior (São Paulo, SP)

A cada dia, menos direitos. Redução da pensão por morte, terceirização irrestrita, sucateamento das relações trabalhistas e, agora, redução da multa sobre o FGTS que resultará em facilidade nas demissões e fará com que o trabalhador nunca mais compre imóvel, nem fazer uma reserva de dinheiro, que era a função do FGTS.
Larissa Bertani (São Bernardo do Campo, SP)

PSDB
Quem te viu, quem te vê! Tão cheio de bons e sérios nomes em sua criação, hoje parece cachorro que caiu de caminhão de mudança. ("PSDB segue roteiro pró-Tebet e contra Doria, que insiste em candidatura até o fim", Política, 14/5)
Celso Garcia (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.