Descrição de chapéu

Segurança das urnas eletrônicas gera debate entre leitores

Racismo volta com força ao noticiário e às cartas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

À prova de golpes
Vigoroso e assertivo, o editorial "À prova de golpes" (Opinião, 15/5) apontou as evidências que reforçam a confiabilidade das urnas eletrônicas. Está mais do que evidente que os que duvidam estão planejando golpe nas eleições deste ano.
José Elias Aiex Neto (Foz do Iguaçu, PR)

Corretíssimo o editorial sobre a lisura das urnas. Mas fico pensando: se o jornal tivesse tido a mesma firmeza quando Aécio Neves colocou em dúvida o resultado da eleição de 2014 contra o PT, teríamos chegado a esse ponto? Estamos pagando agora o preço daquela omissão?
Alex Fabiano Nogueira (São Paulo, SP)

Corajosa posição, mas o Brasil não está à prova de golpes. Pelo contrário, por mais denúncias contra o presidente e suas inserções antidemocráticas, do cargo não é apeado. Mantém-se pela compra do Parlamento e litígios que alimentam o terço, numérico e religioso, que ainda o apoia. Vamos ver o papel da imprensa, que em boa parte prefere a omissão travestida de isenção.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

Caso as urnas brasileiras fossem à prova de fraude, não teriam medo de nenhum teste independente. Mas não vão levar a eleição com conversa fiada. A fotografia do fiasco do Pacaembu está viva. E não adianta pôr povo na rua no último evento da campanha, como é feito na Venezuela. Não vão ganhar com fraude.
Olavo Cardoso Jr (Marília, SP)


Racismo
Luanda sentiu-se mal e menosprezada por ter sido ignorada ao ter o atendimento rudemente interrompido por comentários inoportunos, desnecessários, só por causa da cor de sua pele ("Jornalista relata ter sofrido racismo em salão de beleza na Oscar Freire", Cotidiano, 15/5).Não é só falta de noção,de educação, de respeito. É racismo.
Makoto Shimizu (São Paulo, SP)

A jornalista Luanda Vieira, que afirma ter sido alvo de racismo em salão de beleza da rua Oscar Freire, em São Paulo - @luandavieira no instagram

Quantas vezes não fui menosprezada pela minha tez brasileira? Seguranças sempre estão me seguindo. Nesta semana, por exemplo, vindo com uma sacola de frutas da feira, entrei numa loja de plásticos e a moça me mandou guardar a sacola num cofre ou perto do caixa. Falei que não e fui embora. Solidarizo.
Neli de Faria (São Paulo, SP)

Se toda vez que se falar que uma pessoa se parece com alguém a conversa tomar esse rumo, vai ficar complicado. Acho que ela é a típica pessoa difícil. Hoje temos realmente de andar pisando em ovos.
Marcos Martins (São Paulo, SP)


Terceira via
Desde o primeiro dia, Bolsonaro tenta implantar o militarismo/ditadura no país ("Órfãos da terceira via já discutem opção entre Lula e Bolsonaro ", Política, 15/5). Quem não se lembra das frases "Queremos o fechamento do STF", "Volta do AI-5", etc.? Está claro: entre Bolsonaro e a grávida de Taubaté, vote na grávida.
Otavio Gomes (Guaratinguetá, SP)

É inacreditável que no Brasil, com tantas personalidades competentes para serem gestores capazes de colocar o país novamente nos trilhos, tenhamos de amargar uma polarização ridícula que não leva a nada a não ser acrescentar problemas aos muitos já existentes.
Tersio Gorrasi (São Paulo, SP)

Tentativa meia boca de manter uma escravocracia limpinha e cheirosa no poder. A criatividade dos "pensadores" brasileiros esta acabando. Rodam, rodam, rodam, e não conseguem produzir nada. Por que será?
Flavio Pedrett (Salvador, BA)

De um lado, temos um ex-presidente que terminou seu mandato com 87% de aprovação ; de outro, um presidente atual que tem 60% de desaprovação. Dá para comparar? Qual a dúvida na escolha?
Edson Saito (São Paulo, SP)


Anticoncepcionais
Muito interessante a matéria "Pilula anticoncepcional é uma bênção" (Cotidiano,14/5). Uma correção importante: a inserção do DIU não precisa ser feita em hospital, sendo realizada em ambulatório ou consultório.
Thomaz Rafael Gollop,
livre-docente em Genética Médica pela Universidade de São Paulo
(São Paulo, SP)


Carlos Nobre
Em meio a tanta destruição do meio ambiente e dos sistemas de educação, ciência e tecnologia em nosso país, a escolha de Carlos Nobre para a Royal Society of London é um sopro de alívio e reconhecimento a esse eminente cientista.("Cientista brasileiro Carlos Nobre é nomeado membro da Royal Society", Ambiente, 12/5). Os extremistas de direita, que têm em D. Pedro 2° um ícone, ele que foi o outro brasileiro nomeado para aquela prestigiosa instituição, silenciam agora.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

Carlos Nobre, cientista nomeado para a Royal Society, a academia de ciências mais antiga (desde 1660) ainda em atividade no mundo. - Nacho Doce - 11.abr.19/Reuters

Hepatite
É preocupante demais termos de contar com a pior gestão da Saúde na História do Brasil para lidar com mais uma ameaça. ("Ministério da Saúde monta sala de situação para descobrir causa de hepatite misteriosa", Painel, 14/5).
João Henrique Florence (São Paulo, SP)


Ronaldo Lemos
Não existe carne vegetal, carne de verdade vem do animal ("Carne vegetal e o futuro do agro", Colunistas, 15/5). O resto é papelão ou soja, coisa para alimentar porco. Aliás, os três produtos contribuem para o desmatamento. Ser vegano não é opção para salvar as florestas.
Luiz Almeida (Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.