Descrição de chapéu aborto machismo

Como você, leitora, se sente diante das últimas notícias sobre direito reprodutivo?

Caso da menina de 11 anos grávida, decisão da Suprema Corte dos EUA e episódio da atriz Klara Castanho repercutiram

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

Na última semana, os direitos reprodutivos das mulheres foram colocados em questão em pelo menos três eventos de grande repercussão no noticiário e nas redes sociais.

O primeiro foi a revelação de que uma menina de 11 anos de idade, grávida após estupro, havia sido induzida a desistir do aborto legal por uma juíza em Santa Catarina. Desde 1940 o aborto é permitido no Brasil para casos de gravidez resultante de estupro ou quando a vida da gestante está em risco.

Após a ampla repercussão do caso, revelado pelo The Intercept, a criança finalmente teve acesso ao aborto, realizado pelo Hospital Universitário de Florianópolis. A esse ponto, já caminhava para a 29ª semana de gestação e havia sido colocada em um abrigo, afastada da mãe.

Ainda na semana passada, a Suprema Corte dos EUA suspendeu o direito constitucional ao aborto, ao revogar a chamada decisão Roe vs Wade, de 1973. A sentença não proibiu a prática, mas abriu espaço para que cada um dos 50 estados adotasse vetos locais.

Ativistas pelo direito ao aborto protestam em frente à Suprema Corte dos EUA, em Washington
Ativistas pelo direito ao aborto protestam em frente à Suprema Corte dos EUA, em Washington - Olivier Douliery/AFP

Onze estados já baniram a prática, inclusive em casos de estupro, incesto e nos quais a gravidez coloca em risco a saúde da mulher. Estima-se que mais estados passem a integrar essa lista.

A mudança deve afetar especialmente mulheres mais pobres de estados conservadores, uma vez que elas têm menos condições para viajar até outro estado onde o procedimento é autorizado.

A terceira notícia de grande repercussão foi a relevação da atriz Klara Castanho, 21, de que engravidou após um estupro, manteve a gravidez, mas entregou o bebê para a adoção.

A atriz revelou a situação em uma carta aberta no Instagram motivada, segundo ela, pela repercussão de "pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e um trauma" que ela sofreu.

0
A atriz Klara Castanho, embaixadora da Unicef no projeto "Acabar com o bullying é da minha conta" - Carine Wallauer/UOL/Folhapress

Na carta, ela detalhou que, ainda sob o efeito da anestesia do parto, uma enfermeira entrou na sala cirúrgica e a ameaçou com o vazamento de informações sobre a situação.

Os casos são exemplos não apenas de questionamentos legais a direitos femininos já estabelecidos –mostraram que a sororidade, um dos pilares do feminismo, também está sendo colocada à prova, com mulheres usando seu espaço de poder para atacar outras mulheres.

A Folha quer saber como você, leitora, se sente diante desses acontecimentos. Como a sociedade pode corrigir essas injustiças? Como resgatar a solidariedade e o apoio entre as mulheres?

Envie sua resposta neste formulário. A Folha publicará uma seleção dos comentários. Obrigado pela participação!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.