Descrição de chapéu

Leitores discutem editorial sobre privatização

Racismo contra professor nigeriano em Dourados é alvo de críticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Privatização
"Privatizar é bom" (Editorial, 28/8) Nosso modelo de privatização não regula poder de mercado, prejudicando consumidores. O editorial não cita problemas óbvios pós privatização nas áreas de telefonia e energia, por exemplo. Temos problemas de qualidade de serviço, nossas tarifas são altas se comparadas às do exterior. Basta morar fora do Brasil e retornar para compreender como nosso consumidor sofre.
Cassio Vicinal (Goiânia, GO)

Privatizar é bom? Sim e não, pois há casos em que claramente não funcionou e o poder concedente não atua para cobrar o contrato ou foi leniente na confecção deste. Posso citar como exemplos o serviço de águas na Região dos Lagos no RJ e a Via Lagos no mesmo estado. No primeiro, o preço é o dobro do cobrado pela Sabesp na Grande São Paulo e, no segundo, só indo lá para entender como é caro e ruim.
Ricardo Candido de Araújo (Taboão da Serra, SP)

Pessoas usam celular em estação de metrô, em São Paulo - Danilo Verpa - 25.jul.18/Folhapress

Finalmente, algo coerente da Folha. Geralmente, os críticos das privatizações são funcionários públicos e de estatais. Somente por interesse próprio, buscando manter seus privilégios, com os quais o povão jamais sonha. Todos acham que o Estado é um ente que deve absorver todos esses gastos. Sonhos e devaneios de pessoas que não querem o bem da nação.
Harry Rutzen Jr. (Blumenau, SC)


Elio Gaspari
"Lula precisa de um dublador" (Política, 28/8) As lentes de Gaspari estão embaciadas pelos apreços que nutre pelos membros da ditadura que o ajudaram em seus trabalho historiográfico. Acha que está acima do bem e do mal, expressando miradas que faltaram aos mais insuspeitos analistas antipetistas.
Ayer Campos (Brasília, DF)

A corrupção em escala industrial é a própria essência de nossas instituições republicanas, e sempre foi. É ingenuidade pensar que jamais foi diferente. Falou corretamente o parlamentar do centrão que disse que todos, não apenas este que ora nos desgoverna, são "tchutchucas" de seu grupo. Não esquecer q essas bolas de ferro também pesam no PSDB e no MDB de Tebet.
Marta Vainchenker (Florianópolis, SC)


Ricardo Salles
"Não fiz mais por razões legais, por isso quero ajudar na Câmara, diz Ricardo Salles", (Política, 28/8) Imagine se não fossem as "amarras legislativas", estaríamos a dizer hoje: era uma vez a Amazônia.
Jurema Nordeste (Guara, DF)

O ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles em seu escritório no Itaim, em São Paulo - Eduardo Knapp - 12.ago.22/Folhapress

Como diria Manuel Bandeira, passa boi, passa boiada. Não exatamente nesse contexto.
Flavia Fonseca (São Paulo, SP)

Não existe nada mais incoerente e leviano do que bolsominions odiarem os jornais. Somente uma imprensa livre abre um espaço para ouvir um ser descompensado como este expressar a sua apologia à delinquência.
Hélio Cardoso (Mirassol, SP)


Janio de Freitas
"Ação contra empresários bolsonaristas ocorre sem os abusos de Moro e Deltan", (Política, 28/8) Janio, como sempre, arguto, lúcido, objetivo, brilhante! Não poupa ninguém, como deve ser o bom jornalismo. Obrigado!
José Padilha Siqueira Neto (São Paulo, SP)

Incrível a adesão à tese dos empresários pela imprensa em geral. Incluindo a Folha, que "deduziu" que a atitude de Moraes foi somente com base na reportagem.
Maria Luiza Portugal Gonçalves (Ribeirão Preto, SP)

Não há nada mais ignóbil que alguém, detendo espaço de mídia, uma concessão pública, dane-se a falar do que não faz a menor ideia do que seja. Janio trata de matéria jurídica à sombra de suas próprias razões partidárias (as piores do gênero, pois é petista enlouquecido).
Plínio Goes Filho (Maceió, AL)


Racismo
"Bateram no meu filho porque peguei o carrinho errado, diz nigeriano alvo de racismo em MS" (Cotidiano, 27/8) Lamentável. E pensar que uma parcela da população apoia este tipo de comportamento criminoso. Parabéns à família pela força para reagir.
Francielle Bonfim Beraldi (Presidente Prudente, SP)

O professor Sikiru Olaitan Balogun, natural da Nigéria, é pesquisador visitante na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados e foi vítima de racismo e xenofobia em um supermercado da cidade - Rafael Henrique 26.ago.22/Folhapress

Como eles tiveram coragem de bater numa criança? Que absurdo! Viver neste país não é fácil. Duzentos anos de independência, 132 de abolição, eles são idosos. É só fazer as contas e identificar a descendência e origem desses agressores. Não precisa de muita ginástica mental. Essa herança tem que acabar. Que bom que muitos não se calaram e evidenciaram os fatos. Essa ação dá esperança e mostra que essa estrutura está sendo rompida.
Luana Costa (São Paulo, SP)


Delegado morto em MT
"Delegado da PF é morto em operação contra madeireiros em MT", (Cotidiano, 28/8) Delegado atuando contra madeireiro morto por engano pela própria equipe, muito estranho. Ora são removidos via promoções, ora trocados, afastados quando incomodam, contrariam interesses, agora o fogo amigo entra no cardápio de quem insiste em cumprir o dever institucional. Lamentável.
Makoto Shimizu (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.