'Mais uma vez faltou grandeza a FHC', diz leitora

Leitores criticam candidatura de Tarcisio em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

FHC e as eleições
Fernando Henrique Cardoso, o tirano da reeleição, nunca teve nobreza, só teve usurpação --não citou democraticamente o nome de Lula para presidente ("FHC pede voto em defesa das instituições, em recado velado contra Bolsonaro", Painel, 22/9).
Luci Neves (Salvador, BA)

0
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em São Paulo - Zanone Fraissat - 5.ago.2022/Folhapress


Mais uma vez faltou grandeza ao ex-presidente, embora intelectual respeitável --e em atitude diversa à já assumida por vários de seus correligionários. E faltou justo a ele, que já reconheceu o erro grave da reeleição --fonte de infortúnios como o que vivemos hoje.
Leila Villas (São Paulo, SP)


Nubank
Uma música de Odair José diz: "E pra começar eu já terminei" ("Nubank vai fechar no Brasil? Entenda as mudanças", Mercado, 21/9).
Fausto Almeida (Goiânia, GO)

Por que Nubank perdeu quase 65% do valor depois de chegar a banco mais valioso do Brasil - BBC News Brasil/Divulgação

Ataque a institutos de pesquisa
Essa boquinha deve ser muito boa ("Lira endossa Bolsonaro, lança insinuações sobre pesquisas e pede punição a institutos", Política, 22/9). Lira, Ciro Nogueira, Fábio Faria e toda uma turma reconhecidamente "honesta" coloca em dúvida institutos de pesquisa, sendo que os que apontam a derrota de Bolsonaro têm décadas de credibilidade. Já os que apontam uma proximidade de Bolsonaro são institutos bebês, onde cliente parece sempre ter razão. No que as instituições de Estado deste país se transformaram?
André Moraes (Rio de Janeiro, RJ)

Típicas insinuações de quem está com medo de: a) não ser reeleito deputado federal; b) mesmo eleito, não se reeleger à presidência da Câmara; c) o orçamento secreto ir para o brejo; d) todas as anteriores.
Carlos Simãozinho (Brasília, DF)

E para as pesquisas do Brasmarket, que dão Bolsonaro bem à frente de Lula? Ah, essa está correta pelo DataLira. Pesquisas são atividades econômicas como outra qualquer, quem errar perderá cliente, perderá sua fatia no mercado.
Antônio João da Silva (Brasília, DF)


'É um colégio'
Por que o TRE-SP permitiu essa candidatura, nitidamente de forasteiro ("Tarcísio não consegue responder seu local de votação em SP: 'É um colégio'", Política, 22/9)? Ele desconhece a cidade e o estado de São Paulo. Os eleitores daremos a ele o que ele merece; o direito de pegar ponte aérea e voltar para o Rio de Janeiro, o quanto antes.
Neusa Ferreira Alves (São Paulo, SP)

A permissão para Tarcísio registrar sua candidatura e a negação para Moro deixa muito claro que o TSE age por interesses nada republicanos. A justiça passa muito longe dali"¦
Manoel Coutinho (Rio de Janeiro, RJ)

Se o candidato a governador nem sequer sabe onde vota, imagine na hora de preparar o planejamento estratégico do estado de São Paulo?! Tarcísio é fake!
Jocimar B. dos Santos (Rio das Ostras, RJ)


A cor de ACM Neto
Em outras partes do mundo ele seria visto como pardo ou "colored" ("ACM Neto enfrenta desgaste na Bahia após polêmica racial", Política, 21/9). Só questiono qual seu motivo para ter se tornado pardo de repente. Será que nas inscrições que fez ao longo da vida, num curso, numa academia, numa faculdade, ele já se dizia de "cor parda"?
Sheila Fernanda (Contagem, MG)

ACM Neto em entrevista a rede de TV na Bahia - TV Globo/Reprodução


A declaração de cor no Brasil é uma mistura de ignorância, racismo e oportunismo. Se pode tirar proveito, por que ACM Neto perderia a oportunidade de se declarar pardo? Por que seres humanos com ascendência branca e preta é negro, não branco? Quem tem traços negroides é mulato, quem não tem é branco; e quem tem pele preta é negro. ACM Neto não tem características negroides. Portanto é branco.
Enaide Hilse (São Paulo, SP)


Justiça, não vingança
Michel Temer, o Silvério dos Reis da história recente, ousa falar em anistiar Bolsonaro. Como bem mostrou Lúcia Guimarães ("Pacificação requer justiça, não anistia", Mundo, 22/9), justiça não é vingança. Todos devem ser julgados.
Roberto Nasser (São Paulo, SP)


Transporte público
Poderiam começar tentando entender os problemas para os usuários ("Transporte público busca evolução para reconquistar usuário", Cotidiano, 21/9). Catracas mal posicionadas, motoristas e cobradores sem treinamento adequado para lidar com o público, falta de limpeza, janelas que não correm, demora em passar no ponto...
Alexander Barbierato (São Paulo, SP)

Usuários aguardam para embarcar em ônibus no terminal Grajaú, na zona sul de São Paulo - Rivaldo Gomes - 9.set.2022/Folhapress


O transporte público no Brasil é muito ruim e muito caro. E em vez de procurar formas concretas de tornar esse transporte melhor e mais acessível, a busca vai na direção de mais e mais subsídios. Tudo para sustentar as famílias de concessionárias de transporte público, que não largam o osso há décadas.
Alex Varela (São Paulo, SP)


Desemprego
"Desemprego cai mais no Brasil, mas é o 5º maior em ranking de 40 países" (Mercado, 22/9). A notícia sobre a queda no desemprego é muito boa , mas é difícil para a Folha comentar. Daí faz comparações. Não é melhor tecer comentários só sobre o que de bom está acontecendo na nossa economia?
Paulo Winkaler Filho (Cambé, PR)


Gás de cozinha
Vamos aproveitar a "caridade" da Petrobras, que está em franca campanha eleitoral pró-Bolsonaro ("Petrobras reduz preço do gás de cozinha em 6%", Mercado, 22/9)! Com sua derrota, tudo voltará ao normal, ou seja, os preços subirão muito.
Vilarino Escobar da Costa (Viamão, RS)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.