Leitores analisam postura do mercado diante de fala de Lula

'O futuro presidente ainda não acordou e nem percebeu que seu discurso está anacrônico'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mercado sensível
Só eu que acho que Lula está no caminho certo quando o mercado financeiro finge estar nervoso com a perspectiva de mais gastos sociais? Quem tem gordura para queimar são eles, e não o povo ("‘Nunca vi mercado tão sensível como o nosso’, diz Lula após tombo da Bolsa", Mercado, 10/11).
José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)

Lula, menos demagogia barata e mais pé no chão, você sabe que sua margem de manobra é bem estreita e que está falando bobagem. Certo está Arminio Fraga ao comentar essas declarações levianas.
Flavio Calichman (São Paulo, SP)

O futuro presidente ainda não acordou e nem percebeu que seu discurso está anacrônico. O dólar disparou e a Petrobras está derretendo. Ele não entendeu que sua idade e a sua experiência são o que precisam fundamentar suas diretrizes de governo. Sem a economia em ordem, estável e equilibrada, nada acontecerá, ou melhor, os pobres, justamente eles, é que sofrerão mais do que já sofrem.
Mário Negrão Borgonovi (Petrópolis, RJ)

O presidente eleito Lula discursa no CCBB em reunião com parlamentares - Gabriela Biló/Folhapress

Responsabilidade fiscal
"Arminio Fraga responde a discurso de Lula: responsabilidade fiscal ajuda os mais pobres", (Mercado, 10/11). Arminio está sendo realista. Não deve-se render ao populismo, veja o caso da Argentina que fica em looping com tentativas de resultados rápidos e que são cada vez mais inócuas. O Brasil precisa de crescimento sustentável, o que não combina com desequilíbrio fiscal.
Abigar Holanda Junior (Rio de Janeiro, RJ)


Fome
"Lula chora ao falar sobre tirar brasileiros da fome e diz que Alckmin não será ministro", (Política, 10/11). Além de um grande líder, Lula é humano e solidário. Ele fará um excelente governo, colocando o Brasil na liderança mundial contra a fome e pela defesa do planeta.
Elizabete Oliveira (Jaú, SP)


Forças Armadas
"Lula vê papel humilhante das Forças Armadas, cobra Bolsonaro e elogia Moraes nas eleições", (Política, 10/11). Sem dúvida as Forças Armadas saíram queimadas de tudo isso. Mas há um lado positivo que deve ser ressaltado: a turma golpista, com general Heleno e demais comparsas, não teve força suficiente para arrastar a maioria dos oficiais nessa aventura. Venceu a força da instituição. Ótimo sinal para a democracia.
José Rada Neto (Florianópolis, SC)

Casa Branca
"Casa Branca diz estar em contato com equipe de Lula para agendar encontro com Biden", (Mundo, 10/11). Uma aliança pela democracia nas Américas deve gerar projetos de desenvolvimento sustentável, maior troca comercial, bolsas de estudos para brasileiros, mais intercâmbio cultural, melhor tratamento aos imigrantes. A agenda é grande e espero que não fique apenas no tema medíocre de fluxo de capitais para satisfazer elites financeiras.
Hugo Oliveira (Brasília, DF)


Brasileiro nos EUA
"EUA elegem deputado filho de brasileiros, republicano, trumpista, bolsonarista e gay", (Mundo, 10/11). Eu tenho nojo de quem ousa fazer a comparação entre "imigração legal" e "imigração ilegal". Como se isto fosse apenas uma escolha baseada no caráter de cada um. Quem viveu ou vive nos EUA e conhece a luta de muitas famílias entende a máfia que é a imigração estadunidense e percebe que o discurso republicano vê ali o mais vil do humano.
Anna Amélia (Uberlândia, MG)

Uma hipocrisia danada. Todo mundo sabe que esse discurso de "imigração ilegal" é pura demagogia, tanto de republicanos quanto de democratas. Republicanos ganham mão de obra barata com imigrantes ilegais e os democratas conseguem o seu curral eleitoral, mas pouco se importam em facilitar e legalizar esses imigrantes.
Marcelo Barbosa (Campo Grande, MS)

Humberto Costa
"Ideia é refazer o Mais Médicos sem estrangeiros, diz Humberto Costa", (Cotidiano, 11/11). Sem a vinda de médicos estrangeiros pergunto: os nossos médicos formados nos grandes centros estão dispostos a irem para lugares mais distantes? Há médicos brasileiros suficientes para assumir esses locais?
Moacyr da Silva (São Paulo, SP)

Tenho usado muito o SUS, antes eu tinha os melhores convênios. O modelo é ótimo, mas precisamos melhorar e muito. Que venham mais médicos gabaritados, de qualquer origem!
Claudionir da Silva (São Paulo, SP)

Importante verificar as previsões da legislação do Mais Médicos que não foram honradas em relação aos médicos estrangeiros.
Maria Isabel Carvalho (Salvador, BA)


Lobby de combustíveis
"Lobby de combustíveis fósseis é maior que delegações africanas na ‘COP da África’", (Ambiente, 10/11). Esse posicionamento do setor, mesmo estando o planeta no bico do corvo, é velho como um fóssil: já se mostrou tanto deletério quanto eficaz nas últimas décadas do século passado, em relação à indústria de mobilidade elétrica, com aquisição e fechamento de empresas inovadoras e enterro de tecnologias.
Marcos Benassi (Valinhos, SP)

Mor
Se é verdade que uma imagem fala mais que mil palavras, a charge do Mor (Opinião, 11/11) deixa qualquer um mudo. Genial!
Luís Valise (São Paulo, SP)


Sargento Pincel
"Morre Roberto Guilherme, o Sargento Pincel de ‘Os Trapalhões’, aos 84 anos", (Ilustrada, 10/11). Nos fez rir muito num tempo em que a comédia era deliciosamente inocente. Que Deus o tenha num bom lugar.
Edson Rocha (Nova Iguaçu, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.