Descrição de chapéu Rússia

Leitores comemoram Marina Silva ser ministra do Meio Ambiente

Revogaço, comércio de Natal e carroceiros são temas de comentários dos leitores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Composição do governo
"Lula decide indicar Marina para o Ministério do Meio Ambiente" (Política, 23/12). Lula sabe que vai ter problemas com agro x Marina, a extrema ambientalista será um prego no sapato do governo, por isso a ideia de torná-la uma espécie de "rainha" do meio ambiente.
Luiz Antônio (Florianópolis, SC)

Lula e Marina Silva, em outubro de 2022
Lula e Marina Silva, em outubro de 2022 - Mariana Greif/File Photo/Reuters

Lula é mesmo um mestre da negociação. Um viva a ele e outro a Marina Silva, que, sim, é indiscutivelmente a melhor opção para o Meio Ambiente. O planeta agradece!
Andrea Palermo (São Paulo, SP)

"Lula decide indicar deputados petistas para Comunicações e Secom" (Política, 24/12). Excelente time que Lula está montando. Um bálsamo em relação ao governo anterior.
Mateus Santana (Campinas, SP)

Não está só se descumprindo uma promessa eleitoral —embora ninguém se surpreenda com o naufrágio da Frente Ampla— mas também ao montar um governo unicamente com petistas e apaniguados, formam-se ministérios monocromáticos, que desconsideram a complexa realidade social e econômica do país e os desafios que estão por vir. É o PT e o lulopetismo sendo quem eles são.
Juscelino Pereira Neto (Maringá, PR)


Revogaço revogado
"Governo Lula descarta revogaço imediato dos sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro" (Painel, 24/12). Por que não viram isso antes? E o princípio constitucional da transparência fica onde?
Silvio Lima (Camaragibe, PE)


Cada um por si
"Seis a cada dez brasileiros acreditam que partidos políticos não se importam com a população, diz pesquisa" (Mônica Bergamo, 23/12). Entre os quatro restantes, um é bebê e ainda não vota e acredita igualmente em Papai Noel e em nossos políticos, o outro acredita, sim, em políticos, mas são os da Suíça. Há também aqueles que acreditam em nossos políticos, mas não têm muito discernimento do que é o mundo real. Finalmente há os que creem e amam nossos políticos. São os seus beneficiários, os que devem à Justiça etc.
José de Paula (Belo Horizonte, MG)


Coleta seletiva
"Carroceiros trabalham mais pelo lixo reciclado do que prefeituras" (Mercado, 24/12). Por isso mesmo esses homens e mulheres deveriam ser registrados como prestadores de serviço altamente relevante, pagos mensalmente (além dos valores que conseguem com a venda do material, que devem ser deles e delas) e tendo direitos. Mas sabe quando isso vai acontecer nesse país torto? No dia do juízo final.
Alex Sgobin (Campinas, SP)

Catador puxa carroça carregada de material reciclável na avenida Duque de Caxias, na região central de São Paulo
Catador puxa carroça carregada de material reciclável na avenida Duque de Caxias, na região central de São Paulo - Lalo de Almeida/Folhapress

Convivência forçada
"Compras de Natal convivem com mendicância na Oscar Freire e cracolândia no Bom Retiro" (Mercado, 23/12). A cidade está suja e esburacada. E esse incapaz deste prefeito conseguiu piorar o que já era ruim. Espalhou os dependentes químicos por todas as regiões e aumentou a insegurança geral. Sem resolver nada, sem projetos.
Maria Lopes (São Paulo, SP)


Hinos natalinos
Parabéns ao Alvaro Costa e Silva pelo texto "Os filhos musicais de Papai Noel" (23/12), por meio do qual presta justo realce ao Assis Valente, autor, dentre outras significativas composições, de "Boas Festas", criação musical que seria até prudente considerá-la hino do Natal brasileiro. Em tempo: o colunista cita também outros autores. A título de contribuição a tão oportunas lembranças, cito a ausência sobre Blecaute, intérprete e autor da valsa "Natal das Crianças".
Antonio Francisco da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

O compositor Assis Valente
O compositor Assis Valente - Wikimedia Commons

Nutrição antiética
"Em um mundo faminto, comer bem é antiético?" (Comida, 24/12). De fato, para pensar a questão da fome, é preciso olhar para além dos atos individuais. Vivemos em um sistema que transforma tudo em mercadoria, excluindo parte da população do acesso ao que é mais básico para sobreviver, chegando ao cúmulo de vender ouro (que não tem cheiro, sabor ou valor nutricional) como comida —e comida cara. Esse sistema é o mesmo que nos faz acreditar que Natal de verdade é com um frango com hormônios mais caro que filé mignon.
Everton Ferreira (Osasco, SP)


Direção consciente
"Pode dirigir de chinelos? Veja o que pode resultar em multa nas estradas" (Cotidiano, 22/12). O motorista brasileiro é ruim. Mal formado e carente da melhor técnica de direção. O Estado concede a carteira, mas a habilitação não ocorre. Daí o lucro certo da indústria das multas, conhecida de todos. E viva o caos no trânsito urbano e nas estradas.
Glauber Sergio de Oliveira (São Paulo, SP)

Muito oportuna a reportagem. De utilidade pública. Só peca ao dar muito mais ênfase às punições do que ao perigo que cada infração representa.
Joaquim Rosa (São José dos Campos, SP)


Tite biólogo
"O Brasil perdeu a Copa porque Tite não sabe biologia" (Hélio Schwartsman, 23/12). Exatamente. Não sabe biologia, não sabe de futebol e só sabe de marketing. Messi bateu primeiro. Mbappé bateu primeiro. Teriam que garantir para continuar. Tite resolveu enfeitar. Voltaram sem brilho.
Sibelle Barcelos (Belo Horizonte, MG)

É claro que qualquer país deve sempre buscar aprimorar o seu futebol, mas ter como objetivo "ganhar a Copa’’ é ufanismo e mania de grandeza. Concordo que Neymar poderia ter cobrado antes, mas lembro que a responsabilidade final pelos batedores não é do técnico, e sim dos jogadores.
Heloisa Gomes (Rio de Janeiro, RJ)


Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de CVC Corp, Ponta dos Ganchos Resort, Editora Iluminuras, Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Marcelo Rech, presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais, Fundación Gabo, Josué Christiano Gomes da Silva e Instituto Ibirapitanga, Banco Mundial, Agência Mural, Avianca e Cultura e Mercado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.