Descrição de chapéu Congresso Nacional Rússia

Leitor critica fato de parlamentares aumentarem o próprio salário

Morte de Pedro Paulo Rangel também é tema de comentários de leitores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salário parlamentar
É muito imoral pedir esforço e sacrifício à sociedade e se isentar, não tem argumento que justifique ("Câmara aprova aumento de salário de presidente, ministros e parlamentares a R$ 46,3 mil", Política, 20/12). Seria como um pai em dificuldades pedir a seus filhos que cortem uma refeição e diminuam suas cotas de alimento, mas não corta a sua e ainda pega uma colherada a mais de cada filho para abastecer seu prato.
Rubens Rafael Junior (São Bernardo do Campo, SP)

Vista aérea da Esplanada dos Ministérios - Ana Volpe - 22.jul.2015/Agência Senado
Vista aérea da Esplanada dos Ministérios - Ana Volpe - 22.jul.2015/Agência Senado

Inimigo comum
"PT se une ao PL por cassação de Moro, e ex-juiz fala em ‘choro de perdedor’" (Mônica Bergamo, 20/12). O União Brasil com certeza estará no grupo de partidos de sustentação do novo governo, então são duas possibilidades para Sérgio Moro: ser cassado ou estar na base de apoio ao Lula. Impagável!
Julio Shiogi Honjo (Brasília, DF)

Moro, um ícone. Mostrou como é difícil lutar contra o sistema corrupto no Brasil. É desanimador. Sua eleição renova nossas esperanças. Força, Moro!
João Braga (Marília, SP)

Quebra de sigilo fiscal parece déjà vu para o ex-juiz, ex-ministro e quase ex-senador.
João Melo (São Paulo, SP)


Sumindo, como Bolsonaro
"Herdeiro da Riachuelo revela cansaço com política e fundador da Localiza some do Twitter" (Painel S.A., 19/12). Parece que o bolsonarismo foi mesmo uma piada de mau gosto. Todos, um a um, estão desaparecendo do público, a começar pelo seu "líder", Jair Bolsonaro. Bom para os brasileiros, bom para o país, bom para a democracia.
Humberto Giovine (Erechim, RS)

Que romântico os patriotas abandonando o navio! No prédio aqui, nos fundos da minha casa, as bandeiras brasileiras que ornamentavam as janelas das sacadas dos apartamentos desde o mês de
setembro já sumiram. Agora até surgiu uma bandeira da Argentina numa sacada!
Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)

Representam com perfeição a célebre máxima "tirar a castanha com a pata do gato". Só mesmo os tristes seres acampados continuam depositando sua fé nestes indivíduos que os abandonam.
Marilza Abrahão (Uberlândia, MG)


Espaço no governo
"Tebet reafirma desejo por área social e ouve que PT também quer a pasta" (Política, 20/12). Entregar a galinha dos ovos de ouro nas mãos de uma concorrente direta ao cargo de presidente da República. Tem bobo aí? Claro que não.
Ednaldo Miranda de Freitas (Coronel Fabriciano, MG)

Espero ver a Simone Tebet e políticos de outros partidos no governo fazendo um bom trabalho. O PT precisa colaborar com o país. A situação é muito difícil. Não queremos mais retrocesso por causa de birra de um partido político.
Ana Lucia de Medeiros (Palmas, TO)


Pedro Paulo Rangel
"Pedro Paulo Rangel dizia ter medo da morte em sua última peça autobiográfica" (Ilustrada, 21/12). Muito triste! Perdemos um excelente ator.
Paula Nogueira (São Paulo, SP)

Quando chegar a minha hora, se pudesse escolher, queria estar inconsciente para não sentir ela me levando, meu corpo morrendo e eu sem poder fazer nada.
Manoela Gomes dos Santos (Teresina, PI)


Recuo de Dino
Esse tipo de coisa também aconteceu no desgoverno que chega ao fim ("Dino cancela em 24 h nomeação de diretor-geral da PRF que defendeu prisão de Lula", Política, 22/12). Não há ninguém na equipe atual para fazer levantamento da vida pregressa? Os americanos investigam tudo antes. Uma boa precaução.
Maria Lopes (São Paulo, SP)

Em nenhuma estrutura institucional do Estado se divide o poder quando não há afinidade ideológica. Esta obviedade foi seguida até por Bolsonaro. Imaginem se ele não tivesse nomeado pessoas com vínculos ideológicos diferentes do seu? Desde quando currículo significa "neutralidade" ou "capacidade de julgar com isenção"? Tanto na vida política, quanto na convivência pessoal, afinidade ideológica é fundamental.
Reinaldo da Silva (São Paulo, SP)


Rumos da guerra
"EUA anunciam envio de armas à Ucrânia que podem mudar rumo da guerra" (Mundo, 21/12). Nunca foi uma guerra da Rússia contra a Ucrânia. Sempre foi uma guerra entre EUA e Rússia. A Ucrânia é apenas um campo de batalha, como já foram outros países. Essas guerras hibridas são a causa da destruição de diversas nações no século 21. O mal que o imperalismo causa ao mundo é cada vez maior.
Claudio Loredo (Palmas, TO)


Nasciturno
"Se fosse a sua filha, defenderia a vida dela ou a do embrião?" (Opinião, 20/12). Se a legislação entender que a "vida" à qual o Artigo 5º de nossa Constituição se refere é definida no momento da fecundação, além dos danos à saúde física e mental de mulheres e meninas tão bem descritos pela deputada, e que deveriam ser argumentos suficientes, teremos um imbróglio jurídico de milhares de embriões congelados nas clínicas de reprodução humana com direito a herança.
Lygia Pereira (São Paulo, SP)


Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de Sergio Poroger, diretor da SPMJ Comunicação, Todd Horn, fundador da Circum Navigate, Jose Carlos Evangelista, presidente da Associação dos Médicos do Hospital Israelita Albert Einstein e Earl J. Wilkinson, diretor executivo e CEO da International News Media Association (Inma).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.