Descrição de chapéu forças armadas

Leitores comentam fato de o Brasil operar caças Gripen

Saúde do papa Francisco e taça da Copa na mão de chef turco são temas abordados por leitores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caças Gripen
"Brasil passa a operar caças Gripen, os mais avançados da América Latina" (Política, 17/12). Para que aviões de caça com custo absurdo se contrabando de drogas, armas e destruição das fronteiras e da Amazônia acontecem no solo?
Ruy Humberto Godoy de Mesquita (Jaboatão dos Guararapes, PE)

Grande coisa! Só rindo. Agora operamos uns aviões que os outros latino-americanos não operam. Vergonha desse tipo de lógica ridícula. Típica de um país sem qualidades, que se satisfaz
com migalhas.
Luciana Saddi Mennucci (São Paulo, SP)

Saúdo todos os envolvidos na FAB, Embraer e também nos governos Lula/Dilma, que fecharam o acordo. Graças ao seu comprometimento, pela primeira vez em muito tempo, estamos vendo avanços reais na consolidação da nossa soberania territorial.
Leonardo dos Reis Gama (São Paulo, SP)


Dilma
"Aliados de Dilma afirmam que ex-presidente está bem junto à família e não pediu cargos" (Política, 18/12). A presidente Dilma é mulher honrada e íntegra. Infelizmente, cometeu um desastre econômico, tomando medidas inadequadas. Impopular, perdeu o controle do Congresso, o que, no regime presidencialista, induz o impeachment. A eleição do Bolsonaro foi consequência da empáfia do PT, ao insistir no Haddad em detrimento ao Ciro Gomes.
Helio Lobo (São Paulo, SP)

Nome e sobrenome do maior erro cometido por Lula em toda sua carreira política. Apesar de não parecer, espero que o presidente tenha aprendido com seus erros.
Nilton Silva (Brasília, DF)


Presença feminina
"Marina, Simone, Izolda e Nísia" (Celso Rocha de Barros, 18/12). Votei na Simone e no Lula. Espero que o Lula tenha lealdade a ela. Seria muito desonroso da parte dele não nomeá-la para um ministério depois do que ela arriscou por ele.
Virgínia Oliveira (Sorocaba, SP)

Lula ao lado de Simone Tebet e Marina Silva durante caminhada com o povo em Teófilo Otoni, Minas Gerais
Lula ao lado de Simone Tebet e Marina Silva durante caminhada com o povo em Teófilo Otoni, em Minas Gerais - Ricardo Stuckert - 21.out.2022

A famosa ganância do PT trará malefícios imediatos e futuros. Quem não honra os compromissos acaba sozinho. Não aprenderam nada? Pelo visto, muito pouco. Os não petistas (me incluo) votaram contra Bolsonaro e sua gangue, mas não esqueceram quem começou o nós contra eles.
Maria Lopes (São Paulo, SP)

Não é tão simples assim. Marina deve ser nomeada logo, sim. Nísia também. Simone e Isolda têm muitas complicações envolvidas. O governo é de frente ampla, mas não pode esquecer o contexto em que estamos vivendo. Todo cuidado é pouco. Ninguém esqueceu 2016.
Beatriz Prado (Rio de Janeiro, RJ)


Papa Francisco
Grande Francisco ("Papa Francisco revela que assinou carta de renúncia em caso de doença", Mundo, 18/12)! Que viva muitos anos ainda com saúde e lucidez!
Carlos Tardivo (São Paulo, SP)


Banalização da taça
"Até chef da carne folheada a ouro segura a Copa do Mundo" (Copa 2022, 18/12). Já que esse cara —o turco Nusret Gökçe— representa o excesso e a ganância, não surpreende que a Fifa abra uma exceção, já que hoje representa o mesmo.
Rodrigo Andrade (Belo Horizonte, MG)

Salt Bae, nome artístico do turco Nusret Gökçe, que ficou conhecido no Qatar por fazer churrasco de R$ 9 mil com tiras de ouro, posa com o troféu da Copa do Mundo no gramado do estádio Lusail
Salt Bae, nome artístico do turco Nusret Gökçe, que ficou conhecido no Qatar por fazer churrasco de R$ 9.000 com tiras de ouro, posa com o troféu da Copa do Mundo no gramado do estádio Lusail - @Nusr_et no Instagram

Despedida de Galvão Bueno
Há muito tempo só vejo jogo Brasil pelo SportTV para fugir do Galvão Bueno ("Galvão Bueno se despede com final bombástica como seu estilo", Copa 2022, 19/12). Nessa, fiquei vendo pela Globo só porque era a última dele. É um fim de um ciclo, e ele é bem-vindo.
Ian de Barros (Rio de Janeiro, RJ)


Flávio Bolsonaro
"Flávio Bolsonaro foi de dor de cabeça a nome da articulação e arrecadação do governo" (Política, 18/12). E o que ele fez para a sociedade, o povo que o elegeu? Pelo visto, ele passou um tempo manipulando uns e outros para enterrar as investigações sobre sua pessoa e o resto ajudando a campanha do pai.
Marina Gutierrez (Sertãozinho, SP)


Bolsa Família
"Gilmar decide que Bolsa Família pode ficar fora do teto de gastos" (Mercado, 28/12). A chantagem feita pelo presidente da Câmara para liberar que 33 milhões de pessoas comam é deliberada e escandalosa! Obrigada, STF, por garantir o fundamento constitucional do mínimo existencial necessário para a garantia da dignidade humana.
Fernanda Salgueiro Borges (São Paulo, SP)


Ambiente
"Falta de fiscalização facilita extração ilegal de manganês no Pará", (Ambiente, 19/12). O secretário de Segurança Pública de Roraima, depois de participar de reunião com a equipe de transição, revelou uma operação militar que o novo governo pretende fazer contra garimpos ilegais no Estado. O governo federal vai ter que ter muita força política e recursos para executar a fiscalização.
Renato Vieira (Florianópolis, SC)

Montes de manganês ilegal aguardando transporte em Marabá, sul do Pará. Após operação da Polícia Federal na região, o minério foi levado para locais mais escondidos
Montes de manganês ilegal aguardando transporte em Marabá, sul do Pará. Após operação da Polícia Federal na região, o minério foi levado para locais mais escondidos - Reprodução

‘Todas as Flores’
"Não queria estar no lugar de Gloria Perez e ‘Travessia’, admite autor de ‘Todas as Flores’" (Ilustrada, 14/12). ‘Todas as Flores’ é uma das melhores novelas dos últimos anos. Chega a ser covardia comparar com a historieta da Glória.
Soraya Terezinha Colmenarez (Caxias do Sul, RS)

João Emanuel Carneiro e Gloria Perez
Os autores João Emanuel Carneiro, de 'Todas as Flores', e Gloria Perez, de 'Travessia' - Estevam Avellar/Divulgação e Greg Salibian/Folhapress

Obrigada por nos propiciar uma novela tão genial, com narrativa e condução de atores perfeita, eis a diferença entre um trabalho de qualidade e uma travessia recheada de clichês arcaicos.
Luciana Marques (São Paulo, SP)


Editoriais
"Retrocesso à vista" (Editoriais, 19/2) mostra que esqueceram do retrovisor. Retrocesso foram os quatro anos de Bolsonaro. Qualquer plano de desenvolvimento, mesmo que falho, perto dos anos de destruição, é sempre progresso.
Carlos Costa Milhomem (São Paulo, SP)

Esgoto a céu aberto em São Paulo
Esgoto a céu aberto em São Paulo - Marlene Bergamo/Folhapress

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de Malara Construção e Abdib (Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.