Descrição de chapéu

Mudança nas Forças Armadas antes da posse de Lula divide leitores

Confissões de erros de colunistas são alvo de comentários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Forças Armadas
A missão do [José] Múcio será extirpar os que ainda tem devaneios autoritários, imbuindo-os da sua missão constitucional, subordinada sempre ao poder civil como força de Estado não de governos. ("Múcio acerta troca no Exército e na Marinha antes da posse de Lula", Política, 26/12)
José Padilha Siqueira Neto (São Paulo, SP)

O futuro ministro da Defesa, José Múcio, dá entrevista em Brasília após reunião com o governador do DF, Ibaneis Rocha - Pedro Ladeira/Folhapress

As Forças Armadas não são apenas alguns que estão no comando agora, esses já estão ficando para trás. São uma instituição importante para o país e se chamam armadas justamente para defender a população brasileira. Arroubos contra a democracia nunca foram bons para o Brasil.
Ricardo Lobo (Terezópolis de Goiás, GO)


Eu errei
Demétrio Magnoli errou quando apoiou o impeachment, e continua errando quando diz que o mesmo, apesar de erro político, foi legal. Foi ilegalidade explícita. Mas é preciso tapar o sol com a peneira para continuar defendendo a direita. Só faltou pedir a volta do Aécio [Neves]. ("Errei sobre o impeachment", Opinião, 26/12)
Athos Rocha Trindade (Juiz de Fora, MG)

Enquanto tantos demonstram tantas certezas, pretéritas e futuras, nada como reflexão e análise para assumir erros de avaliação praticados no curso da história. O tempo sempre esclarece e revela os fatos manipulados e ocultados geralmente pelos falsos moralistas. Parabéns Demétrio, em tempo de tanta vigarice intelectual, bem-vinda uma demonstração de hombridade.
Alexandre Arantes (São Paulo, SP)

Muitas cidades, como Jundiaí, têm uma vigilância sanitária que proíbe as bisnagas, exigindo os sachês em nome da higiene. O quilão sobreviveu, mas espero ansiosamente o falecimento dos sachês. ("Eu viajei na maionese ao prever a extinção do restaurante por quilo", Cozinha bruta 26/12)
Cláudio da Cunha (Jundiaí, SP)


STF
O STF é hoje o guardião da democracia. Melhorou muito. Age com maior rapidez e assertividade. Se não fosse o STF, a boiada já teria passado há muito tempo. ("Datafolha: STF melhora imagem e é mais bem avaliado entre os críticos de Bolsonaro", Política, 27/12)
Mario Donizeti Pelissario (Atibaia, SP)

Mentira! O STF é uma vergonha nacional.
Ricardo Villas (São Paulo, SP)


CACs na PF
Medida acertadíssima, espero que se concretize. Os erros contínuos do Exército restam comprovados. Ou foram negligentes, ou prevaricaram. A contaminação da caserna com a seita do bolsonarismo tira a confiança para tratar de assunto cada vez mais grave. ("Equipe de Lula propõe tirar do Exército responsabilidade por CACs e passar para a PF", Política, 26/12)
Francisco Bezerra de Menezes (Fortaleza, CE)

Atirador em clube de tiro de São Paulo - Marlene Bergamo - 22.jul.22/Folhapress

Exceto quem mora em sítios e fazendas, para que ter armas? Todo o apoio ao desarmamento.
Ivan Bastos (Nova Friburgo, RJ)

O cidadão de bem desarmado e a bandidagem armada roubando cidadão de bem.
Michel Henrique (São Caetano do Sul, SP)


Organizações Sociais da Saúde
A Folha erra ao afirmar que falta avaliação ou transparência nos serviços prestados pelas Organizações Sociais de Saúde. SP foi pioneiro e é referência para outros estados, justamente pela qualidade, transparência e boa gestão, com menos burocracia e mais serviços para a população. Todos os contratos e relatórios de execução são públicos e passam por uma Comissão de Avaliação. Neste ano, com o Mutirão de Cirurgias, foi reduzida 81,3% da fila dos 538 mil procedimentos reprimidos durante a pandemia de Covid-19. ("Sob PSDB, gestão da saúde em SP fica mais privada e cai oferta de leitos do SUS", Cotidiano, 25/12)
Jean Gorinchteyn secretário da Saúde do Estado de São Paulo

Resposta da jornalista Cláudia Collucci: A avaliação de que falta transparência nos serviços prestados pelas OSS é de estudiosos do tema e consta em relatórios do TCE (Tribunal de Contas do Estado).


Educação
A reportagem omite dados relevantes que demonstram o avanço da educação paulista. A rede estadual está entre as 3 melhores do país, segundo o Ideb; é a 1ª nos anos finais. A carga horária aumentou de 3 ou 4 horas para 5, 7 ou 9 horas diárias. Também acabou com as turmas noturnas de Anos Finais. SP apresenta o maior percentual de crianças de 6 a 14 anos matriculadas no ensino fundamental, quase 100%. E tem a maior média de anos de estudo (12,4) do país. ("SP ainda tem baixos resultados educacionais após 28 anos de PSDB", Cotidiano, 26/12)
Vinicius Traldi, assessor de imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de Arcangelo Sforcin Filho, Diomara Dias, Paulo Nassar (presidente da Aberje) e Hamilton dos Santos (diretor-executivo da Aberje)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.