Descrição de chapéu Cracolândia feminicídio

Leitores comentam visto de turista pedido por Bolsonaro nos EUA

Navios em exposição e situação de praias são outros assuntos comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Visto para Bolsonaro

"Bolsonaro entra com pedido de visto de turista nos EUA, diz escritório" (Política). Para quem passou quatro anos fazendo turismo, passeando de moto, ele está sendo sensato.

Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)

Ex-presidente Jair Bolsonaro recebe apoiadores em frente a casa onde está hospedado, na região de Orlando (EUA). - Credito Thiago Amâncio / Folhapress

Isso se chama medo de pagar por crimes cometidos.

Alex Sgobin (Campinas, SP)

Líder

"Lula enfrenta desgastes para se consolidar como líder da América Latina" (Mundo, 28/1). É realmente um paradoxo ser aliado a Cuba e Venezuela, que não possuem um regime democrático. Mas a China também está nesses moldes, de certa forma. E praticamente o mundo todo negocia com eles.

Elismar Meira (Extrema, MG)

Antes de querer financiar o desenvolvimento do outro é preciso cuidar da própria casa. Sem isso não há condições.

Francisco de Assis Geraldo (Guarapari, ES)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em foto oficial da Celac, ao lado de líderes da América Latina como o argentino Alberto Fernández e o bahamense Philip Edward Davis, em Buenos Aires - Agustin Marcarian - 24.jan.23/Reuters

Servidores

"Marido de ministra demitiu quem não apoiou Lula, dizem servidores" (Política, 28/1). Por isso o melhor é a prefeitura fazer concurso público e servidor público ter estabilidade, coisa que o governo passado queria acabar. No mais, funcionários públicos comissionados estão sempre à beira da exoneração.

Maria Luporini (Campinas, SP)

Impressionante! O Brasil é uma terra onde a tal segurança pelo voto secreto não existe. Nossa política é nebulosa, independente do lado — esquerda ou direita.

Luiz Paulo Chaves (Florianópolis, SC)

A mãe de santo Luysa Ofadeomin, 24, no terreiro Aldeia do Malungos Inzo Ofadeomin, no Jardim Iguatemi (zona leste de São Paulo)
A mãe de santo Luysa Ofadeomin, 24, no terreiro Aldeia do Malungos Inzo Ofadeomin, no Jardim Iguatemi (zona leste de São Paulo) - Eduardo Knapp/Folhapress

Transfobia

"Transfobia é mal interreligioso que vai do terreiro à igreja" (Cotidiano, 28/1). Sou psicóloga e tive a chance de acompanhar, no meu consultório, a transformação de uma pessoa de um gênero que a aprisionava para outro que a libertou. Foi uma das experiências mais lindas que tive o privilégio de presenciar na clínica. Ver a dor de uma vida encarcerada se transformar em plenitude, em potência finalmente liberta.

Michelle Rangel (Curitiba, PR)

Veto a tanques

"Lula veta envio de munição do Brasil para tanques de guerra na Ucrânia" (Mundo, 28/1). Faz todo sentido evitar tensões com parceiro primordial no fornecimento de insumos da produção agrícola. As razões que pautam a decisão do Brasil têm o mesmo fundamento das que movem EUA e União Europeia. A pauta da Otan é defender seus ativos financeiros na Ucrânia, país que abriga negócios, inclusive, do filho do presidente Joe Biden. No caso do Brasil, a neutralidade também é um ativo financeiro.

Patricia Porto da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Pedreiro trabalhando na construção de cisterna na comunidade Abóbora, em São João da Lagoa (MG) - Adriano Vizoni/Folhapress

Sem cisternas

"Famílias pobres são enganadas e pagam para receber cisternas sob Bolsonaro" (Política, 30/1). Comportamento de estelionatários que vendem sonhos a pessoas humildes em troca de votos. Fomos desgovernados pelo pior tipo de gente.

André Moraes (Rio de Janeiro, RJ)

A ver navios

"Milhares deixam praia de lado e enfrentam fila para ver navio gigante em Santos" (Cotidiano). Poderia servir como instalações de um hospital ou de qualquer ajuda humanitária, já que não estamos em guerra com ninguém há mais de século!

Ronicley Nunes Ribeiro (Goiânia, GO)

Muito importante, principalmente se considerarmos os riscos de um ataque internacional. É brincadeira o quanto se destrói de recursos para manter uma inutilidade dessas. Não sobra dinheiro para o que interessa. Escolhas erradas!

José Roberto Ferreira (Brasília, DF)

Pesadelo

"Vírus ‘pesadelo dos cruzeiros’ provoca surto de diarreia em SC" (Cotidiano). A prefeitura não concede o tratamento de esgoto para a iniciativa privada por teimosia. Todo verão a história se repete, as praias ficam cheias de esgoto não tratado. Começa um jogo de empurra entre os responsáveis e nada é resolvido. No próximo verão a situação se repete.

Maurilio Fernandes Figueiredo (Florianópolis, SC)

Acreditar na balneabilidade das praias catarinenses, atestada pelas placas indicativas, é o mesmo que acreditar em cegonha, Papai Noel e duendes.

João Luiz Vendruscolo (Viamão, RS)

Placa com dos dizeres "Própria" na areia da praia; ao fundo, dois banhistas caminham
Placa informa qualidade da água na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, em dezembro de 2019; banhistas precisam ficar atentos às condições sanitárias - Giuliane Gava - 15.dez.2019/Folhapress

Feminicídio

"Aluna morre em calourada no Piauí, e polícia suspeita de estupro" (Cotidiano). O Brasil deve ocupar lugar de destaque nesse ranking. Todo dia o noticiário traz várias denúncias desse tipo de crime.

Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)

Estudante sorri para foto
Janaína da Silva Bezerra, 22, morta após participar de calourada na Universidade Federal do Piauí - Reprodução/Facebook

Cracolândia sem fim

No editorial "Cracolândia sem fim" (Opinião, 30/1), não é tratada a questão central: o tráfico. Se não acabar com a distribuição (o fornecimento) de drogas, o restante será um eterno "enxugar gelo".

José Oliveira (São Paulo, SP)

Enquanto os poderes públicos (prefeitura e governo do estado) não estabelecerem prioridade da saúde no tratamento da dependência química, fazendo parcerias com associações de terapias em grupos, as providências para seu fim serão estéreis.

Jonas Nilson da Matta (São Paulo, SP)

Abandono

"Acidente em MG mata jogadores de time de futebol juvenil de Duque de Caxias" (Cotidiano). É importante apurar a causa do acidente. As estradas em MG estão abandonadas, nem parece um dos estados com maior PIB no Brasil. Mas o lucro da mineração não reverte para a população. Os mineiros deveriam escolher melhor seus representantes. Zema abriu nova mineração até na Serra do Cipó, praticamente dentro de Belo Horizonte, sem nenhum estudo de impacto.

Joana Souto (Belo Horizonte, MG)

Becky Korich

Humor fino e inteligente para narrar a nossa saga nada fina da invasão de emails ("A saga do descadastramento de emails indesejados"). Adorei.

Nessim Daniel (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.