Não houve golpe contra a dona Dilma, escreve leitor

Leitores também comemoram retorno do Conselho LGBTQIA+

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desinformação
"Kim Kataguiri aciona AGU contra Lula por desinformação após chamar impeachment de golpe" (Política, 28/1). A mentira não tem coloração ideológica. Não houve golpe contra a dona Dilma. E quem prega esse tipo de coisa, está pregando contra o Legislativo e o Judiciário, que participaram ativamente do processo legal de impeachment.
Nilton Silva (Brasília, DF)

O povo brasileiro sabe muito bem que foi um golpe usando o impeachment como instrumento dessa farsa. Cadê as provas das irregularidades cometidas pela presidente Dilma? Só que esse golpe fuleiro orquestrado por um bandido denominado Cunha levou o Brasil ao fundo do povo com a eleição de um genocida. Só que o ídolo desse deputado de quinta, o Moro, também é responsável por essa desgraça.
Moezio Martins dos Santos (Penedo, AL)

A ex-presidente Dilma Rousseff durante a diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin - Pedro Ladeira - 12.dez.22/Folhapress

Soberania
Concordo com Demétrio Magnoli ("Fóssil", 28/1) sobre os pronunciamentos de Lula. A soberania, dita por ele, é de quem: Maduro, irmãos Castro e Ortega ou dos povos desses países?
Luis Coutinho (Valinhos, SP)


Conselho LGBTQIA+
"Governo Lula vai recriar Conselho LGBTQIA+ extinto por Bolsonaro" (Cotidiano, 29/1). Que alegria ver que nosso país retornou à normalidade!
Florentina Alves (São Paulo, SP)


Remoção
"Governo planeja remoção de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, diz Marina Silva" (Ambiente, 28/1). É nossa obrigação preservar e respeitar os povos indígenas. Eles são os verdadeiros donos da terra. É para isso que servem os nossos impostos. Fora com esses garimpeiros sangrentos e criminosos, que destroem a fauna e a flora por ganância. Cadeia neles.
Maria Antonia Di Felippo (São Caetano do Sul, SP)

Para mim isto está cheirando como que não haverá retirada de garimpeiros. Fala muito mansa para algo que tem que ser enérgico.
Sandra Losa (Brasília, DF)

Os garimpeiros ainda continuam lá? Já verificaram as alternativas tecnológicas para mitigar a contaminação por mercúrio? Ações imediatas e outras ao longo do tempo. Os yanomamis, depois dos cuidados de saúde, irão voltar para uma terra degradada?
Fabiana Soares (Belo Horizonte, MG)

Colunista
Releio o texto maravilhoso de Txai Suruí ("Yanomamis e o fascismo", 28/1) preciso, bem escrito, sobretudo no trecho final. E me lembro destes versos de Hoelderlin, traduzidos por Manuel Bandeira: "Os muros avultam/ mudos e frios". Tão atuais!
Telê Ancona Lopez, professora emérita do Instituto de Estudos Brasileiros da USP (São Paulo, SP)

Essa chaga aberta pelo governo do miliciano fascista tem que ser enfrentada a cada segundo e em todas as frentes.
Marcito DeSant (Salvador, BA)


Sem data para voltar
"Flávio culpa Pacheco por ataque golpista e diz que Bolsonaro não tem prazo para voltar ao Brasil" (Política, 29/1). O pior presidente da história do Brasil não está desopilando nos EUA, continua a alimentar o gabinete do ódio, insistindo em apostar no fim da democracia no Brasil.
Hudson Rodrigues Lima (Uberlândia, MG)

Cheguei a um nível que tenho azia quase que imediata quando leio ou ouço qualquer palavra dita vinda dessa gente. É uma mistura de prepotência, cinismo, deboche, tentativa de idiotizar a população.
Andre Moraes (Rio de Janeiro, RJ)

Patriota desopila em outro país? Não entendi. Cadê o amor pelo Brasil?
Cissa Jorge (Rio de Janeiro, RJ)

PL, PP e Republicanos formalizam bloco para eleição de Marinho ao Senado. Na foto, o senador Flávio Bolsonaro - Natanael Alves/PL

Mototáxi
"99 desafia prefeito de São Paulo e anuncia serviço de mototáxi" (Painel S.A., 27/1). Os aplicativos de transporte de passageiros estão firmemente empenhados em piorar o trânsito já ruim da cidade.
João Pinheiro (São Paulo, SP)


Fome Zero
"Fome Zero completa 20 anos com retrocesso em indicadores" (Mercado, 29/1). O retrocesso nos indicadores sociais é mais um serviço prestado pelo liberalismo financeiro.
Francisco Eduardo de Carvalho (São José dos Campos, SP)


Regras
"Comentário sobre homossexualidade ser pecado se referia a regras católicas, diz papa" (Mundo, 28/1). O amor não é pecado. O amor é lindo. Triste é não amar. Jesus, o meu Jesus, mandou amar uns aos outros, não determinou a forma de amar.
Neli de Faria (São Paulo, SP)

O cidadão pode viver livremente conforme a lei (civil) estabelece. Ninguém adulto precisa de autorização para se relacionar com outra pessoa desde que não infrinja a lei. Acontece que mesmo assim as pessoas se sentem incomodadas. A razão disso é a consciência de cada um. É incoerente aos católicos quererem mudar o catolicismo para se sentirem bem com o que o catolicismo condena.
Milene Ezequiel Grazioli (Bauru, SP)

Palmeiras
"Palmeiras vence Flamengo em jogaço de 7 gols e conquista Supercopa do Brasil" (Esporte, 28/1). Não tem como dizer outra coisa acerca de mais um título do Palmeiras, Abel Ferreira está entre os grandes técnicos do mundo.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)


Consórcio
"Criado para divulgar dados sobre Covid, consórcio de veículos de imprensa chega ao fim" (Saúde, 28/1). Graças à eficaz ação coordenada de órgãos da imprensa nacional, o Brasil conseguiu manter os diários da Covid-19: registrou a história triste e dolorosa da tragédia natural, provocada pelo vírus, e a criminal, provocada pela omissão do desgoverno Bolsonaro e seus aliados. Obrigada, consórcio. Missão civil cumprida.
Maria Ester de Freitas (Guarujá, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.