Compaixão é necessária para lidar com incertezas da nossa espécie, diz leitor

Renúncia de Nicola Sturgeon e visto em Portugal são temas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Idosos
"O que quis dizer o professor de Yale que sugere suicídio para idosos no Japão" (Mundo, 14/2). O envelhecimento populacional, se não for debatido e encarado de frente será, de fato, um grande desafio para os indivíduos, suas famílias e governos. Trata-se de um clássico problema de sustentabilidade. Nunca a imaginação e a compaixão foram tão necessárias para lidar com as complexidades, ambiguidades e incertezas da nossa espécie.
Franco Oliveira (São Paulo, SP)

O que ele propõe não é eutanásia voluntária. É assassinato mesmo.
Maria Lopes (São Paulo, SP)

Mulher idosa transita por mercado de rua no distrito de Tsukiji, em Tóquio - Charly Triballeau - 22.abr.22/AFP

Distinção
"Tarcísio diz que pobre não sabe o que é esquerda e direita na política" (Política, 15/2). Pobre sabe, sim, o que é direita e esquerda. Quem não sabe o que é pobre é esse governador alienado. Será que ele já descobriu que a Lapa daqui não tem arcos?
Marcelo Rosa (São Paulo, SP)

Eu até entendi o que o Tarcísio quis dizer. Mas ele demonstra preconceito de classe. É só olhar nossos "ricos", o quão ignorantes são de política, pois ficam sustentando o "comunismo" imaginário e votaram em peso no Bolsonaro.
Rodrigo Henrique (Bebedouro, SP)

Se pobre não sabe o que é direita e esquerda, posso dizer que os da direita não sabem o que é democracia.
Eliana Cicarelli (São Paulo, SP)

O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Ricardo Nunes visitam obras da linha 6 -Laranja do Metrô onde está a tuneladora conhecida como Tatuzão - Rubens Cavallari/Folhapress

Vacina
"CGU decide retirar sigilo de cartão de vacinação de Bolsonaro" (Política, 15/2). Se tomou a vacina, saberemos que mentiu muitas vezes. Mas disso já sabíamos.
Maria Stela Morato (São Paulo, SP)

O estrago que esse inominável fez ao desinformar nossa população em relação à vacina contra Covid tornam irrelevantes a informação se tomou ou não a vacina.
Sergio Boccia (São Paulo, SP)


Golpistas conectados
"TikTok relata 10,5 mil vídeos golpistas derrubados em 8/1; demais big techs silenciam" (Política, 15/2). Essas redes anti-sociais foram transformadas em esconderijos de sádicos e golpistas. Ganham bilhões com seus algoritmos moldados no fascismo. E seus donos são idolatrados por pessoas com deficiência moral e intelectual.
Marcito DeSant (Salvador, BA)

Desde os pré-socráticos o bem é a verdade e o mal é a mentira. O problema está no apego com afeto às fake news.
Enir Carradore (Criciúma, SC)

Padres
"Mais de cem padres suspeitos de abuso seguem com funções na Igreja Católica de Portugal" (Mundo, 14/2). Que moral tem uma instituição religiosa que acoberta e protege padres e colaboradores que abusam de menores?
Jose Eduardo Marinho Cardoso (Rio de Janeiro, RJ)


Renúncia
"Nicola Sturgeon, defensora da independência da Escócia, renuncia como primeira-ministra" (Mundo, 15/2). Tempo de trevas no Reino Unido. A direita traz de volta as sombras de Thatcher. O que vem a seguir é fácil imaginar. Um longo período sob controle dos trabalhistas. O representante indiano bilionário, primeiro-ministro, pode até ser tolerado em Londres, mas não em Manchester ou Liverpool. Os conservadores descem a rampa com o erro Brexit.
Armando Moura (São Paulo, SP)

A independência da Escócia é uma decorrência necessária do Brexit.
Ernesto Pichler (São Paulo, SP)

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, em discurso à imprensa, em Edimburgo, no qual anunciou sua renúncia - Jane Barlow/Pool via Reuters

Mineração
"Mineração em águas profundas pode atrapalhar comunicação das baleias, revela estudo" (Ambiente, 14/2). Apoio a mineração do fundo oceânico. É possível realizar essas atividades de forma cuidadosa, como já é realizado há décadas com a pesquisa por petróleo utilizando sísmica. Simplesmente para tudo quando grupos de baleias são avistados ou apenas detectam sua vocalização a distância, com tecnologia dedicada. O mesmo pode ser feito pela mineração, aplicando a legislação adequada.
Gino Passos (Rio de Janeiro, RJ)


Retomada
"Livraria Cultura consegue suspensão da falência com liminar" (Ilustrada, 16/2). Torço muito para que a Livraria Cultura se recupere e volte a funcionar. Para mim, ela proporcionava um ambiente diferenciado, acolhedor, estimulante e que não encontro nas demais livrarias de Brasília. Na torcida para que deem a volta por cima!
Lilian Melo (Brasília, DF)

Agora é tarde e Inês é morta, já perdeu toda a credibilidade.
João Guedes Braz (Cuiabá, MT)

A época é difícil para livrarias, os custos fixos devem ser mínimos, pois as receitas ficam estagnadas. Que modelo poderia dinamizar a Livraria Cultura?
Benedicto Ismael Dutra (São Paulo, SP)

Portugal
"Portugal acaba com visto gold para conter disparada de preços imobiliários" (Mundo, 16/2). Fiquem no Brasil. A colônia superou a metrópole.
Luiz Carlos Silva da Cunha (Pouso Alegre, MG)


Enlatados
Sobre a reportagem "Alimentar indígenas com enlatados não é ideal, mas tem urgência, dizem especialistas" (Cotidiano, 31/1), estudos científicos comprovam que enlatados são uma opção sustentável e nutricionalmente rica. Peixes e vegetais embalados em latas de aço não têm adição de conservantes e têm seus nutrientes preservados. Ideais para locais de difícil acesso, não necessitam de refrigeração, proporcionam longo prazo de validade e não são poluentes, já que se degradam em até 5 anos por serem feitas de material infinitamente reciclável.
Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço e da Associação Prolata (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.