Descrição de chapéu grammy

Leitores defendem respeito com vencedores do Grammy

'Há uma carência absurda que se preenche com ódio num estalar de dedos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Grammy
"Quem é Samara Joy, estrela do jazz que venceu Anitta e foi xingada nas redes" (Ilustrada, 6/2). O Brasil acaba de dar mais um exemplo lamentável de atraso, desta vez na seara musical. A cantora Samara Joy, uma das mais gratas revelações de jazz vocal dos últimos tempos e ganhadora do Grammy de melhor artista revelação em 2023, foi ofendida e insultada nas redes sociais por fãs brasileiros, inconformados por ter ela derrotado Anitta.
Paulo Roberto Gotaç (Rio de Janeiro, RJ)

Samara Joy recebe prêmio de artista revelação na 65ª edição do Grammy - Mario Anzuoni/Reuters

Chegar lá já foi impressionante. Ganhar sabemos que é difícil. São muito corporativistas, assim como no Oscar. Parabéns à Anitta!
Gabriela Loureiro de Bonis (Rio de Janeiro, RJ)

Pensando aqui no discurso do Harry Styles que, ao vencer, reconheceu e elogiou seus concorrentes e falou sobre como todos poderiam mesmo ter ganhado, sobre o quanto lhes eram inspiradores. Lizzo ganhou e no discurso agradeceu e dedicou sua vitória à Beyoncé, de quem é fã e que a aplaudia. Humildade é uma bênção em qualquer situação e civilização. Infelizmente o problema do Brasil é estrutural, cultural… Há uma carência absurda que se preenche com ódio num estalar de dedos.
Aryanna Oliveira (São Paulo, SP)

Ministros
"Emendas de R$ 42 milhões de ministro de Lula bancam empreiteiras alvos de PF e TCU" (Política, 3/2). A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, já apareceu nos primeiros dias de governo como uma pedra no sapato do presidente Lula, o que parecia ser algo irrelevante. Agora, o sapato do presidente conta com mais uma pedra, o Juscelino Filho, ministro das Comunicações. As denúncias contra os dois exigem tomada de medidas urgentes pelo governo, sob pena de ficar perdendo energia com a defesa dos dois, o que não vale a pena.
Antônio Dilson Pereira (Curitiba, PR)


Populismo
"Lula não consegue abandonar o populismo" (Hélio Schwartsman, 7/2). Juros altos só favorecem os investidores de dinheiro, os bancos e o tal mercado, que a mídia tanto gosta. O articulista tem todo direito de defender sua tese, mas que ela está um tantão fora da realidade do povo brasileiro, isso está. Esses neoliberais querem o dinheiro trabalhando para eles, margens de lucro altas, precarização do trabalho e assim vai.
Thalia Vianna (Rio de Janeiro, RJ)


Séculos de impunidade
"Extermínio yanomami é resultado de séculos de impunidade" (Itamar Vieira Junior, 4/2). O artigo deixa claro o caminho que a sociedade brasileira deve tomar para impedir a impunidade dos crimes que acontecem frequentemente neste país! Não há outro caminho para sair deste obscurantismo que nos assola há anos. Temos que nos mobilizar e exigir a punição para estes crimes e transformar o Brasil num país!
Maria Lúcia Guerra (São Paulo, SP)

Amazônia azul
"Marinha afunda porta-aviões com substâncias tóxicas após 6 meses de indefinição" (Ambiente, 3/2). Se é dessa maneira que a Marinha cuida do que denomina "nossa Amazônia Azul", nós brasileiros estamos lascados...
Luiz Oliveira (São Paulo, SP)


Praia do Pinho
"Mamilos não fazem mal a ninguém; leis inúteis fazem" (Giovana Madalosso, 5/2). Com certeza há gente atrás das moitas da praia do Pinho: especuladores imobiliários interessados em profanar aquele pequeno paraíso da natureza.
Jose Luiz Teixeira (São Paulo, SP)


Zeladoria
"São Paulo acumula queixas de sujeira e buracos nas vias, mesmo com caixa cheio" (Cotidiano, 6/2). Moro há 32 anos na alameda Barão de Limeira e nunca vi tanto lixo nas ruas. É uma vergonha. A prefeitura não melhora o recolhimento por causa da máfia das empresas de lixo. Lixo é uma coisa séria, está cheio de ratos, baratas e pombos que vêm comer os restos de comida e depois vem defecar nos terraços dos nossos apartamentos.
Silvia Toth (São Paulo, SP)

As solicitações no portal 156 são fechadas sem qualquer explicação. Adicionem à lista de péssima administração a subprefeitura de Santana/Tucuruvi. Ano que vem voltarão a fazer tudo, pois será ano de eleição. Este ano, deixarão a cidade apodrecer...
Maira Elliott (São Paulo, SP)


Perturbação
"Alunos dizem que Janaina Paschoal ‘não é mais bem-vinda’ na USP e que sua volta causa ‘perturbação’" (Mônica Bergamo, 7/2). Quem semeia vento colhe tempestade.
Elizete Meira (Santos, SP)

Voltar à docência é dever e direito dela que não podem ser negados.
Ugo Maia Andrade (Aracaju, SE)

Janaina Paschoal em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo - José Antonio Teixeira/Alesp

Fotojornalismo
"Reações a foto de Lula expressam visão rígida do fotojornalismo" (Ilustríssima, 4/2). O texto é uma "aula magistral" sobre a fotografia, sua história e relação com a arte. Eu diria que a "educação para a imagem" também é papel da escola.
Maria Aparecida Saraiva (João Pessoa, PB)

Então só não deixem que o jornalismo de um fato se torne uma sobreposições de fatos.
Vera Lucia Lima (Porto Alegre, RS)

Sim, a fotógrafa compôs um momento que simboliza o ataque à democracia em um click, fato que necessita de muita sensibilidade e de talento. Porém, faltou sensibilidade à Folha para entender que esta foto nos remonta às constantes ameaças que golpistas vêm fazendo não só à democracia, mas também ao presidente.
Marli Moras Graça (Vitória, ES)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.