Descrição de chapéu
Banco Central Cracolândia

Protagonismo inédito do STF contra o golpismo é debate entre leitores

Leitor critica "criação da figura do xerife da democracia"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lula x BC
Recado para Lula: não faça no seu governo o que o desgoverno passado fez: interferência nos locais que têm autonomia ("Lula vê traição de presidente do BC e tentativa de levar Brasil à recessão", Mônica Bergamo, 4/2). Bolsonaro ficou brigando o tempo todo com os presidentes da Petrobras e metendo a colher na Polícia Federal. Se o cara colocou a taxa Selic para 13% ao ano, trabalhe para que ele abaixe. "Esse cidadão" tem nome: Roberto Campos Neto.
Maria José dos Santos (São João do Meriti, RJ)


A independência do Banco Central serve justamente a momentos como este, em que um governo tenta interferir na meta de inflação com interesses eleitoreiros. Se você acha que está ruim, espere até ver a credibilidade do BC ruir. Teremos mais inflação, fuga de capitais, aumento do câmbio e piora do quadro fiscal. Aí, quando a situação estiver insustentável, imagina se o governo não vai culpar alguém por um erro que ele próprio cometeu. O populismo nunca muda.
Angela May Iwama Okuno (São Paulo, SP)

Os ministros do Supremo Rosa Weber (presidente), Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli passam pela marquise depredada e pichada do tribunal logo após o ataque golpista de 8 de janeiro - Pedro Ladeira/Folhapress

Supremo protagonista
Não se intui que pudesse ter sido diferente ("STF testa protagonismo inédito em ação contra golpismo", Política, 4/2). Bom trabalho ao Supremo.
Ana Maria Rocco (Rio de Janeiro, RJ)

A reportagem é plural, ouve vários especialistas para apurar a conduta de Alexandre de Moraes, mas erra ao querer remédios jurídicos comuns em tempos incomuns. O que estamos vivendo é um ataque à democracia, uma tentativa de golpe violento, um tempo de exceção. Sem a energia do STF estaríamos numa ditadura, simples assim.
Edvanio Ceccon (Passo Fundo, RS)

Agradeço a ação de Moraes e seus pares por darem uma resposta tão inovadora e dentro da Constituição. Resultado de quem estuda e conhece a Carta Magna.
Neusa Maria Paes (Botucatu, SP)

O STF, sob o pretexto de que a Constituição não consegue defender a democracia, criou a figura do "xerife da democracia", que vem dos subterrâneos do regimento interno do STF e não encontra amparo na Constituição. Falar em inovação, como fala Mendes, é usar de eufemismo para falar de um tribunal de exceção. O STF, como fazem os autocratas, está inventando suas próprias competências e limites.
Carlos Victor Muzzi Filho (Belo Horizonte, MG)

Alexandre x Jair
Eis um texto em que o conhecimento se diverte em palavras ("Alexandre de Moraes versus Jair Bolsonaro", Joaquim Falcão, 4/2). Bravo.
Angelica Francesca Maris (Florianópolis, SC)

Esse valeu a assinatura! O melhor que li sobre a contenda. Eu resumiria todas as bem alinhadas razões numa frase: a inteligência sempre leva a melhor sobre a ignorância.
Alexandre Marcos Pereira (Ribeirão Preto, SP)

Mais à esquerda
Após a singularidade bolsonarista atrair a centro-direita para a extrema direita, de quatro anos de desprezo pelas pautas sociais e do surgimento de uma legião de fanáticos em cargos eletivos, qualquer governo moderado pareceria "mais à esquerda" ("Lula completa um mês de governo mais à esquerda que no primeiro mandato", 4/2).
Júnior Santos (Teresina, PI)

Valdemar
I
mpressionante a entrevista com Maria Christina Mendes Caldeira ("Valdemar dizia que Bolsonaro era burro, afirma ex", Mônica Bergamo, 4/2). Ela descreve de forma direta e simples a fantástica corrupção e a exploração sem ética e dó dos verdadeiros brasileiros que aspiram e acreditam em ver um Brasil honesto com oportunidades para quem se dedica ao trabalho.
Carlos Henrique Ribeiro (Itajubá, MG)

Pois eu penso o contrário. Ele não é nenhum Einstein, mas inteligente o suficiente para viver há mais de 30 anos sustentado pelo nosso dinheiro. Quem merece o adjetivo são os que até cadeia puxam por ele.
Edailson Monteiro Rodrigues (Blumenau, SC)

Americanas
Estou com muita pena dos donos, gigantes do setor não sabiam o que estava ocorrendo. Nos poupe dessa "narrativa" ("A rede Americanas foi depenada", Elio Gaspari, 4/2).
Vera Lucia Lucas Pinto (São Paulo, SP)

Todo mundo inocente. É golpe!
Lenise de Souza Ferreira (Joinville, SC)

Centro paulistano
Muito possivelmente trará benefícios à capital paulista, mas vai enriquecer os amigos do rei que venderão seus imóveis devedores de impostos ao erário público. Ao mesmo tempo em que a educação fundamental no Estado de São Paulo, assim como a saúde, verão seus recursos desviados para a obra ("Gestão Tarcísio deve aprovar neste mês aval para megaprojeto no centro de SP", Painel, 4/2).
Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva (Campinas, SP)
*
Estão reclamando por quê? Ele está fazendo metrô em Caracas? Porto em Cuba? Aeroporto na África? Hipocrisia seletiva...
João Braga (Marília, SP)

‘Gente do porão’
O que Gilmar Mendes tem contra gente que mora no porão? ("Éramos governados por uma gente do porão, diz Gilmar sobre complô golpista", Política, 3/2). Meu pai foi carregador do mercado de Campinas, morava em porão, mas foi como expedicionário servir na Itália.
José Ronaldo Curi (São Paulo, SP)

Belo Monte
Sobre a menção à UHE Belo Monte na coluna de Luiz Francisco Carvalho Filho ("Terra do genocídio", 4/2), a Norte Energia, concessionária do empreendimento, informa que a construção da usina não alagou nenhuma terra indígena. Além disso, antes de Belo Monte os indígenas do Médio Xingu eram 2.000, hoje são cerca de 4.800.
Camilla Toledo, gerente de Comunicação da Norte Energia (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.