Ibirapuera virou um autêntico shopping center, lamenta leitor

Mudanças no governo Tarcísio e revisão do FGTS foram outros assuntos comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ibirapuera
"Publicidade ganha mais espaço na paisagem do Ibirapuera" (Cotidiano). Sou testemunha da trágica mudança de um parque agradável, essencial à saúde mental, para um autêntico shopping center. Os responsáveis por isso estão com o bolso e a consciência pesados. Triste.
Fabio Ungaro (São Paulo, SP)

Ibirapuera exibe publicidade das empresas que agora patrocinam o parque, em São Paulo - Rubens Cavallari - 31.mar/Folhapress

Legado
"Projeto político de Tarcísio acelera desmonte do ‘Tucanistão’ em SP" (Política). O legado dos tucanos em São Paulo é simplesmente estar de costas para o povo. É só olharmos como anda a educação pública, o tamanho das periferias e o transporte público. Felizmente ou infelizmente, o povo do interior não sentiu tamanha deterioração.
Felipe Araújo Braga (Caieiras, SP)

Direitos
"STF pode decidir correção do FGTS nesta semana; veja simulações" (Mercado). Se tem sido inconstitucional há tanto tempo e a maioria dos trabalhadores não entrou com ação na Justiça, a modulação com corte de data anterior será o reconhecimento de que o Estado pode romper a Constituição, lesando sem reparação a maioria pelo período que se determine por critérios de proteção à Caixa.
Altair Moraes (Rio de Janeiro, RJ)

Os direitos dos trabalhadores são sempre relativizados ou modulados. Imutáveis são os de juízes e parlamentares.
Eduardo Demaman (Salvador, BA)

Charge em duas cenas, na primeira, Elon Munk está em frente a vários equipamentos e, ao fundo, uma base de lançamentos de foguetes dispara o passarinho símbolo do Twitter. Na segunda cena, o passarinho expode
Duke

Pressão
"Governo Lula quer reagir a pressão com liberação de verbas extras ao Congresso" (Política). O povo brasileiro demonstrou que tolera a corrupção de seus líderes e representantes. Nada cobra, então eles vivem como reis, sem nunca terem sido.
Matheus T. Silva Filho (Curitiba, PR)

Liberação de verbas: a panaceia que permite que o governo governe. Os outros instrumentos da governabilidade são distribuições de cargos, benesses variadas, penduricalhos, trens da alegria, barganhas.
Claudia Ferolla (Belo Horizonte, MG)

Mulher loura, de usando roupas e óculos escuros, fotografada à frente de um edifício com colunas brancas e fundo azul que se vê parcialmente, fora de foco
A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no CCB (Centro Cultural de Belém), em Lisboa, durante a visita oficial do presidente Lula a Portugal - Patricia de Melo Moreira - 22.abr.23/AFP

Janja
"Para que primeira-dama?" (Opinião, 24/4). O cargo de primeira-dama é simbólico mundo afora. Janja cumpre essa representação numa era digital, com toda a bagagem que tem, muito diferente do período de Ruth Cardoso. Exageros à parte, gosto do protagonismo dela e vejo como reflexo dos tempos modernos.
Jeanne Machado (Porto Velho, RO)

Dilema
"Mendonça diz enfrentar dilema no STF ao julgar golpistas do 8 de janeiro" (Política). A decisão é a lei. Qual é o dilema? Rabo preso?
José Celso Righi (São Bernardo do Campo, SP)

Melhoras
Desejo rápida recuperação ao senhor Anderson Torres ("Torres alega agravamento do quadro psíquico, e PF cancela depoimento", Política) para que, já na próxima semana, possa colaborar com a Justiça, apontando o líder que interferiu na PRF, tentou melar as eleições, confeccionou a minuta de golpe de Estado, recebeu propinas em joias etc. Oxalá!
Jocimar dos Santos (Rio das Ostras, RJ)

Premiação
"Chico Buarque ganha prêmio Camões com quatro anos de atraso pelas mãos de Lula" (Ilustrada). "Apesar de você", no final, deu tudo certo.
Márcio Braga Magalhães (Teresina, PI)

Edifício na região da avenida Faria Lima, na zona oeste de São Paulo - Danilo Verpa - 25.mai.21/Folhapress

Faria Lima
"Os escravos de luxo da Faria Lima" (Giovana Maladosso). Acho que a autora precisa rever seus conceitos de degradação. Trabalhar demais porque se quer ser reconhecido no mercado, pagar férias na Europa, usar Lacoste e ganhar um prêmio não é o mesmo que trabalhar numa plantação de cana com salário que mal cobre a subsistência (quando existe). Condições ruins de trabalho e violações trabalhistas são uma coisa. Trabalho degradante é outra.
Lucia Coelho (Rio de Janeiro, RJ)

É por isso que não podemos ficar defendendo os donos do dinheiro. Quem tem que vender seu tempo de trabalho precisa estar unido e organizado para contrabalançar a força do capital. Vendemos nosso tempo de vida em situações degradantes, e alguns ainda defendem o modelo. A reforma trabalhista de Temer diminuiu a capacidade de nós, trabalhadores, defendermos nossos direitos.
Wellington Nogueira (São José dos Campos, SP)

Carência
Com relação à reportagem "Competição com rede privada afasta médico residente do SUS" (Cotidiano, 24/4). Seria interessante que o governo estabelecesse uma norma para que todos os formandos em medicina nos cursos superiores públicos prestassem serviços por –pelo menos um ano– nas regiões onde há carência de médicos.
Hugo Pontes (Poços de Caldas, MG)

Empadinha
O mestre-cuca Ruy Castro conseguiu cozinhar um comentário picante do leitor quase colunista Marcos Benassi e devolver um suculento texto ("Em defesa da empada", Opinião, 24/4). Até xarope e purgante foram alçados à condição de alimento! Um deleite, de vaca ou de cabra, como queiram. Só falta agora os veganos reclamarem do cardápio.
Adilson R. Gonçalves (Campinas, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.