Para assinante da Folha, a proliferação de partidos é uma praga

'O que o país precisa é de uma grande reforma política'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Centrão
"Lira reage, atrai partidos da direita e da base do governo e forma maior bloco na Câmara" (Política, 12/4). O que o país precisa é de uma grande reforma política. A proliferação de partidos é uma praga.
Wanice Duarte de Medeiros (São Paulo, SP)

Só de saber que esse sujeitinho investigado e com processos no STF está perdendo apoio e poder, não é mais tão poderoso como se supunha, já é um ganho para o país, para o Parlamento, para a governabilidade.
Maria Irene de Freitas (Rio de Janeiro, RJ)

Só pensam neles. Congressistas deveriam ser pagos por plano de metas. Ganham muito e não entregam nada de positivo! Nossa democracia é caríssima!
David José Ferreira Júnior (São Paulo, SP)

Deputados posam para foto com as mãos unidas
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ao centro, com (a partir da esq.) os líderes do MDB, Isnaldo Bulhões Jr. (AL), do PSD, Antonio Brito (BA), do Podemos, Fábio Macedo (MA), e do Republicanos, Hugo Motta (PB) - Arthur Lira no Instagram

Desmonte
"General confirma à PF que consultou Lula no 8/1 sobre desmonte de acampamento" (Política, 12/4). Fosse alguém com uma bandeirinha do PT montar uma barraca naquela área do Exército para ver o que aconteceria. Hipocrisia do general.
Luiz Fernando Schmidt (Goiânia, GO)

Antes da tentativa de golpe não pediu autorização para retirar, mas o fez depois do estrago e quando o golpe não deu certo.
Maria Lúcia Bergami (Lins, SP)

O general busca construir um álibi jurídico, mas ter consultado Lula não é, a priori, um. O histórico de sua conduta deverá ser investigado e parece não lhe ser favorável.
Antonio Melo (São Paulo, SP)


Conflito
"Oposição e base batem boca após bolsonarista acusar de assédio deputado do PC do B" (Política, 12/4). Falou no cangote, mas pelo vídeo e áudio está claríssimo que não teve cunho sexual. Se ela levar por esse caminho vai se dar mal. A importunação foi política. Fato!
Maria do Socorro Andrade do Nascimento (Natal, RN)

Há vários dias não vejo notícias de trabalho sério na Câmara. Só barraco, mentirada e baixaria. A direita brasileira tornou-se um esgoto. Se tinha algum que se salvava, resolveu se agarrar ao bolsonarismo pelos dividendos eleitorais e afundar junto com qualquer resquício de dignidade da direita. Pavoroso. E o povo que paga por esse espetáculo bizarro.
Flávio Guilherme (Curitiba, PR)


Censura
"TV Cultura tira do ar vídeo sobre autoritarismo após crítica de Eduardo Bolsonaro" (Ilustrada, 12/4). Que a competente e íntegra secretária Marilia Marton se mantenha firme e tenha o apoio do qual é merecedora. A censura não dialoga jamais com a arte e a livre expressão. Isso independe de se estar no lado A ou B. Uma sociedade plural se manifesta e permite manifestações diversas e não impostas. Que cada espectador seja capaz de formular sua própria opinião.
Carlos Navas (São Paulo, SP)


Diplomacia
"Lula deve voltar da China com uma lembrancinha para os EUA" (Bruno Boghossian, 12/4). Mais que uma lembrancinha, o Brasil vai lembrar aos EUA que o mundo hoje não tem fronteiras e o que manda mesmo é o comércio entre as nações. E que o conflito de interesses se resolve pela tecnologia e não pela guerra. Não adianta poderio nuclear se não se pode usá-lo. Como dizia Mao, "a bomba atômica é um tigre de papel".
Mateus Vaz de Sá (Goiânia, GO)

Se conseguir estabelecer uma política inteligente e pragmática, o Brasil poderá transitar entre os dois ursos sem se arranhar. É só não fazer mímica.
Luiz Eduardo Cantarelli (Belo Horizonte, MG)

O presidente Lula e a ex-presidente Dilma durante posse da ex-mandatária como presidente do banco dos Brics - Ricardo Stuckert

Escolas armadas
"Prefeituras e estados contrariam estudos e apostam em guardas armados nas escolas" (Cotidiano, 12/4). Botar uma arma na frente da escola é sempre um perigo. Os especialistas sabem que não é recomendável e que certos incidentes podem ser prevenidos, mas não obstaculizados. Vai é atrair mais violência para a frente das escolas. Resumindo: uma idiotice.
Amaury Kuklinski (Campo Grande, MS)

Enquanto houver ignorância entre a escola e o bairro onde ela está; quanto menos houver a participação da família na vida educacional de seus filhos; quanto menos capacitado for o professor; quanto menor for o salário de um professor e dos profissionais que trabalham nas escolas; quanto mais houver desvios de verba pública das escolas, haverá brechas para a militarização das escolas.
Gabriel Gomes Heleno (São Paulo, SP)

Policiais armados não impedem professores e comunidade escolar de fazerem seu papel no combate à violência. É preciso agir de várias formas. Não há razão para temer o policiamento armado.
Marco Antunes (Porto Alegre, RS)


Tabu
"Genética tenta desvendar mistério do cipó da ayahuasca" (Virada Psicodélica, 12/4). Sempre, desde muito jovem, tive interesse em tudo o que se refere a substâncias psicoativas. Creio que o tabu deve ser eliminado e vejo com muito bons olhos todos os estudos sérios e as decorrentes alterações nas legislações dos países para a acessibilidade às experiências, sejam terapêuticas, espirituais ou recreativas. Não vejo por que impor limites ao potencial da mente humana.
Marcelo Martins (Curitiba, PR)


Spoiler
"‘Succession’ está muito mais para ‘Sopranos’ que para um ‘Rei Lear’" (Mauricio Stycer, 12/4). Pena que não foi possível evitar o spoiler. Podia ter parado de ler, mas a curiosidade sempre acaba prejudicando quem não lê todos os sites para saber tudo sobre as séries, prefere descobrir ao longo dos capítulos. Confiar dá nisso.
Leonilda Pereira Simoes (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.