Trump e Bolsonaro devem ser banidos da vida política de EUA e Brasil

Assinantes também comentam fala do papa Francisco em defesa de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Trump no banco dos réus
"Justiça dos EUA indicia Trump criminalmente em caso de atriz pornô" (Mundo, 31/3). O crime eleitoral-sexual de Donald Trump é café pequeno perto da tentativa de golpe de Estado que atiçou e ativou em 6 de janeiro de 2020, com a invasão terrorista do Capitólio por sua tropa de vândalos enfurecidos que serviram de modelo à brutal invasão e depredação dos palácios dos Três Poderes do Brasil, pelos fascistas bolsonaristas. Trump e Bolsonaro devem ser banidos da vida política de Estados Unidos e Brasil, para honra da Justiça das duas grandes nações democráticas.
Paulo Sergio Arisi (Porto Alegre, RS)

O ex-presidente dos EUA Donald Trump em limusine ao deixar o Trump International Golf Club em West Palm Beach, na Flórida - Chandan Khanna/AFP

Oposição
"Lula dá mau exemplo de fake news e discurso de ódio, diz Moro sobre caso do PCC" (Política, 1º/4). Mau exemplo foi de quem subverteu a missão do Judiciário e o utilizou para perseguir inocentes por fatos indeterminados, em um projeto de poder que destruiu empregos, grandes empresas, criminalizou a política e levou a extrema-direita ao governo. Fez terra arrasada deste país.
Florentina Alves (São Paulo, SP)

Lula realmente errou, porém, ninguém acertou no caso e deputados federais e senadores tem igual obrigação ética que o presidente. Deltan, Moro e até mesmo a juíza entraram no embate político. A crítica deve ser estendida a todos.
Wagner Santos (Ribeirão Preto, SP)


Visão clerical
"Papa Francisco diz que Lula foi condenado injustamente e que Dilma tem ‘mãos limpas’" (Política, 1º/4). Nem precisa do papa afirmar isso. Mas é muito bom. Quem conhece a história do Brasil sabe muito bem que o ex-juiz parcial corrompeu o processo e fez Lula ficar preso 580 dias sem provas, só convicções. E ainda tem a denúncia de propina para liberar os empreiteiros em delação premiada. As provas do Tacla Duran parecem bem robustas e o marreco foge do STF como o diabo da cruz.
Marli Moras Garcia (Vitória, ES)


Direita
Difícil concordar com Kim Kataguiri. ("Bolsonaro não tem condição, papel dele na oposição é sumir", Política, 2/4). Em primeiro lugar porque o líder do MBL já mostrou suas posições ambíguas no passado e nada indica que seja um prognosticador crível político. Em segundo lugar, dificilmente se encontrará um novo candidato de consenso à uma oposição colérica como a da direita radical. As forças democráticas precisam estar vigilantes.
Moisés Spiguel (Campinas, SP)

Bolsonaro sumir seria ótimo. Mas ele vai fazer na oposição a única coisa que sabe fazer: arruaça.
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)

Será que o nobre deputado já editou as fotos em que aparece sorridente ao lado de Bolsonaro? A propósito, ele poderia seguir sua própria sugestão e sumir também. Faria um bem enorme ao país.
Lourdes Barros (São Caetano do Sul, SP)

Fim de atividade
"Aeroporto em BH fecha com mais de 100 aviões sem ter para onde ir" (Cotidiano, 31/3). Privatiza tudo, simples assim! Não é isso que os mineiros escolheram? Agora aguentem as consequências...
Josefina Martins (São José dos Campos, SP)

Se deixar essa área imensa abandonada e nas mãos de políticos, boa coisa não vai acontecer. O correto seria repassar para a aeronáutica esse imóvel.
Eduardo Freitas (São Paulo, SP)


Contemporâneo
"Os livros podem voltar a ser lidos agora que estão livres de falhas morais" (Ricardo Araújo Pereira, 2/4). Excelente colocação. Isso significa dizer que "vamos" reescrever José de Alencar, Machado de Assis e demais escritores até chegar às nossas manifestações atuais? Sinceramente! Estamos regredindo...
Hugo Pontes (Poços de Caldas, MG)


Inteligência artificial e arte
"A ignorância da inteligência artificial" (Opinião, 2/4). Ótima reflexão do maestro João Carlos Martins sobre a relação da inteligência artificial e a música, esta é a hora de pensarmos nesta relação com todas as artes em geral.
Fernando Pontes (São Paulo, SP)


Pioneira
"Xuxa, rainha da música brasileira" (Gustavo Alonso, 31/3). Só para constar, o primeiro (e excelente) disco do Trem da Alegria saiu um ano antes do primeiro disco do "Xou". E fez um sucesso dos infernos. Lembro porque fui criança na época. Atribuir importância à Xuxa é uma coisa, mas dizer que o gênero deve seu sucesso a ela é um pouco demais.
Roberto Bechtlufft (Rio de Janeiro, RJ)

Quando li o título, tremi: "lá vem babação de ovo". Nada disso. Uma contextualização fina da Xuxa na história recente da música popular. Mudou meu olhar. Muito bom!
João Vergílio Gallerani Cuter (São Paulo, SP)

Público-alvo
"Conheça os melhores ovos de Páscoa de 2023, segundo avaliação da Folha" (Guia, 31/3). Parece que esqueceram dos principais consumidores, que são as crianças.
Fernando José Nicoli (Vitória, ES)

Avô da eletrônica
"Morre Ryuichi Sakamoto, compositor de ‘O Último Imperador’, aos 71 anos" (Ilustrada, 2/4). Extraordinário compositor. Sensível, culto, talentoso. Perda inestimável.
Maria Antonia Di Felippo (Santo André, SP)

Foi embora cedo demais. Nossa gratidão pelo de belo que acrescentou às nossas vidas.
Kazuo Kobayashi (Campinas, SP)

Obrigado pelos melódicos últimos trinta anos de melodias maravilhosas, Ryuichi. Escuto sem parar Jobim, Morelenbaum, Byrne e Bowie. E Sakamoto completa este quinteto genial. Ryuichi era sempre elegante, silencioso e original.
Helio Rosas (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.