Leitores criticam Moro por associar cassação de Deltan Dallagnol a Lula e ao PT

Decisão do Ibama sobre foz do Amazonas e de planos de saúde deixando crianças sem tratamento são temas de comentários no jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Insegurança é de quem, Moro?
Deltan pede exoneração na iminência da abertura de processos disciplinares, o TSE por unanimidade cassa seu mandato com votos dos bolsonaristas Kassio Nunes Marques, Sérgio Banhos e Carlos Horbach, e a culpa é de Lula e PT? Moro deveria ter vergonha de dizer tal barbaridade ("Moro culpa Lula e PT por cassação de Deltan e diz que TSE leva insegurança ao Congresso", Política, 19/5). Qual contribuição para a pacificação do país ele deu enquanto juiz, parcial e corruptor do processo, e, depois, ministro da Justiça que saiu fazendo acusações gravíssimas ao presidente que ele serviu?
Karoline Sathler Rocha (Belo Horizonte, MG)

Um problema frequente em vários governos anteriores e no atual também decorre da ação de bajuladores. O "puxa-saco" é igual ao carvão; apagado ele te suja, aceso ele te queima.
Wilson Oliveira (São Paulo, SP)


Não ao nazismo
Um absurdo este homem se eleger deputado, pois é o mesmo que foi "inocentado" pela morte da namorada em circunstâncias bem suspeitas ("Discurso de deputado mostra orgulho do nazismo, dizem entidades", Política, 19/5). Pesquisem.
Monique Rodrigues (Goiânia, GO)

Paulo Bilynskyj, um homem branco, de barba preta, usando um terno escuro com gravata azul e camisa branca. Ele fala ao microfone da tribuna, com uma bandeira do Brasil ao fundo, apontando com o dedo da mão esquerda para frente
O deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) durante sessão na Câmara dos Deputados - Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Desumanização
Não sabia disto: "Em crise, planos de saúde rescindem contratos e deixam crianças sem tratamento" (Mercado, 19/5)! Achava que os planos individuais eram os menos protegidos, devido aos aumentos abusivos! Planos fazem o que querem, com a conivência da ANS.
Alzira Santanna (Piratininga, SP)

 Leonardo, filho de Sadrac e Marilene, enfrentou três cirurgias para retirada de tumor do cérebro. Ele precisa passar urgente por sessões de radioterapia para não perder a visão. Mas a Unimed cancelou o plano
Leonardo, filho de Sadrac e Marilene, enfrentou três cirurgias para retirada de tumor do cérebro. Ele precisa passar urgente por sessões de radioterapia para não perder a visão. Mas a Unimed cancelou o plano - Karime Xavier/Folhapress

Vulnerabilidade socioambiental
Parabéns, Ibama e ministério ("Ibama nega pedido da Petrobras para explorar petróleo na foz do Amazonas", Ambiente, 18/5). Mesmo sob pressão da poderosa Petrobras, prevaleceu o bem ambiental e social.
Maurren Santana (Salvador, BA)

Foz do rio Amazonas
A foz do Amazonas, na costa do Brasil e da Guiana Francesa - Elsa Palito/Greenpeace Brasil

Se faltam estudos, que sejam realizados. Só assim se esclarece de vez o "não pode" ambientalista. Enquanto isso, do outro lado, o desmatamento sempre avança, sempre avança.
Antônio A. Soares (Belo Horizonte, MG)


O coach financeiro e o otário
Desde criança ouço "relatos" de milionários que dizem que deram duro desde criança, começaram como office-boy e guardaram cada tostão. Só omitem que a empresa em que trabalhavam era do pai ("Se cada coach financeiro deixasse uma pessoa rica, nosso PIB teria disparado", Flávia Boggio, Ilustrada, 18/5).
Alex Silva Nogueira (Vespasiano, MG)

Na ilustração de Galvão Bertazzi temos um coach, representado pela figura clássica dum capitalista, usando fraque e cartola e um bigodinho safado. Ele segura um celular numa das mãos se auto filmando e na outra segura uma vara de pescar com um saco de dinheiro pendurado. Ele está sobre uma pilha de gente que foi usada e por baixo de todas elas uma pessoa, toda esmagada ergue uma das mãos tentando alcançar o saco de dinheiro. O coach esboça um sorriso maroto.
Ilustração de Galvão Bertazzi para coluna de Flávia Boggio de 18.mai.2023. - Galvão Bertazzi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.