Descrição de chapéu América Latina

Leitores se dividem entre elogiar e criticar postura de Lula com Maduro

'Política externa se faz assim, sem exceções', diz assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Encontro polêmico
"Lula chama encontro com Maduro de momento histórico que revive política externa" (Mundo, 29/5). A cada dia admiro mais o presidente Lula. Parabéns pela tentativa de integrar a América do Sul e tornar o continente relevante.
Andrea Rebouças Barbosa (Rio de Janeiro, RJ)

Lamentável. Lula tem cometido um erro seguido de outro, vai acabar caindo.
José Eduardo Oliveira De Vincenzo (Ribeirão Preto, SP)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebe o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no Palácio do Planalto - Gabriela Biló /Folhapress

Parabéns, presidente Lula. Política externa se faz assim, sem exceções. As questões internas dos países devem ser respeitadas, desde que não firam o direito dos cidadãos.
João Batista de Souza (Belo Horizonte, MG)

Que nojo! Receber um "governo" que relegou seu país a pobreza e a fome. Que não faz eleições, que caça opositores e está de mãos dadas com o narcotráfico. Abjeto.
Roberta Melissa Oliveira Sales (Diadema, SP)

Eduardo Cunha
"STF anula condenação de Eduardo Cunha na Lava Jato a 16 anos de prisão" (Política, 29/5). Alguém tinha alguma dúvida sobre qual seria o encadeamento de acontecimentos? O triste é disfarçar essa negociata com uma liturgia carnavalesca às custas do contribuinte compulsório. E lá vamos nós, eterno país do futuro, que nunca chega no século 19.
Alexandre Pereira (Rio de Janeiro, RJ)

É muito difícil condenar alguém rico ou poderoso no Brasil, os processos são longos, repletos de recursos e geralmente terminam em pizza. Agora, quando alguém desse porte é condenado, anos depois chega o STF e absolve. Não vou entrar no mérito da decisão, mas dá a impressão de que a Justiça no Brasil só pende para o lado do mais fraco.
Klaus Serra (Brasília, DF)

O ex-deputado Eduardo Cunha durante sessão de Posse dos deputados eleitos, na Câmara, em fevereiro - Pedro Ladeira/Folhapress

Engenheiras
"Meninas encaram machismo com projeto premiado na área de engenharia" (Educação, 29/5). Me formei técnica em edificações em 1980 e na época só consegui trabalhos como desenhista. Buscando melhor carreira, em 1986 me formei em engenharia civil. Antigamente a mulher na construção civil era um tabu, era mais fácil mudar de carreira, mas eu não mudei. Por isso fico feliz em ver meninas brilhando na área, recebendo prêmios e a elas dou meus parabéns.
Odete dos Santos (São Paulo, SP)

Espetáculo
"A Ceci alienada" (Lygia Maria, 28/5). Peço permissão para contrariar o que a colunista Lygia Maria escreveu sobre a adaptação da ópera "O Guarani", feita por Ailton Krenak. Não assisti ao espetáculo, mas fiquei com uma vontade louca de assistir depois que foi dito existir, nas cenas finais, palavras de ordem contra a colonização. Deve ter ficado muito bonito. Se Carlos Gomes tivesse pensado numa cena semelhante, em 1870, provavelmente não seria necessária esta manifestação atual.
José Paulo Pereira (Taubaté, SP)

Ambiente
"Mudar a pergunta é revolução" (Ana Cristina Rosa, 28/5). Muitos comentam sobre reparação histórica, mas poucos realmente a põem em prática, isto é uma dívida que em hipótese alguma deve deixar de ser exercida. É entristecedor imaginar que essa história acompanha a sociedade desde muitas décadas e ainda assim não houve restauro. Houve avanços na ciência para tornar o planeta mais habitável, mas como habitável se muitas pessoas não se sentem à vontade no próprio meio em que vivem por atos nocivos e preconceituosos?
Nathalia Castro Gerlack (Curitiba, PR)

Avanços
"Paciente tem remissão total de câncer com terapia inovadora em SP" (Saúde, 29/5). Que trabalho magnífico. O custo pode ser reduzido, acredito, a partir do trabalho de centros de pesquisa no Brasil, reduzindo, por consequência, o alto custo social de uma doença e da perda de pessoas que integram a estrutura de famílias e instituições.
Fernando Teixeira (Três Rios, RJ)

Que maravilha isso! Sensacional! Parabéns aos médicos e pesquisadores. Viva o sistema público de saúde! Só assim terapias avançadas serão disponibilizadas para toda a população. Temos que investir cada vez mais no sistema público para que ele todo alcance a excelência e esteja disponível para todos sem exceção. Esse é o o futuro, mas pode e deve ser o presente, afinal é nele que vivemos.
Jose Padilha Siqueira Neto (São Paulo, SP)

Obrigada pela notícia. Que maravilha ver os resultados práticos das pesquisas. Mas devemos pensar que isto não acontece da noite para o dia. Que são muitos anos de estudo e dedicação de pessoas. Viva a ciência. Viva o SUS.
Rosangela Silvestrin (Farroupilha, RS)

"Succession"
"‘Succession’ repete tragédia de ‘Rei Lear’ no frio mundo dos negócios" (Ilustrada, 29/5). Excelente interpretação. A série é boa e as análises sobre ela nos colocam a pensar sobre o nosso lugar no mundo, assim como os grandes autores fazem.
Jussara Jacintho (Aracaju, SE)

Sinceramente não vi nada de mais nessa série. Achei foi muito chata. Os únicos episódios interessantes são o último da primeira temporada e o último da série. Os demais foram só enrolação e as vezes uns diálogos sem pé nem cabeça. Muita propaganda e pouco interessante.
Marcelo Vasconcelos (Campinas, SP)

Contação de histórias
"Biblioteca Nacional vai lançar novo prêmio literário" (Mônica Bergamo, 29/5). É alvissareira a notícia de prêmio literário da Biblioteca Nacional à contação de histórias de povos originários e de matrizes africanas. Daniel Munduruku é um dos candidatos óbvios, por todo o trabalho literário que realiza, em resgate daquela instituição. Falta apenas melhorar o site de busca no arquivo e hemeroteca digital para maior alívio dos que dependem da ferramenta em suas pesquisas.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.