Descrição de chapéu aborto violência Sabesp

Leitores falam que têm medo da polícia

Aniversário de 50 anos do golpe militar do Chile também é comentado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

À paisana
"PRF identifica agente que entrou à paisana na UTI em que menina baleada no RJ está internada" (Cotidiano, 11/9). É polícia? É bandido? Já não se sabe mais quem é quem nesse país miserável.
Ademir Sampaio de Campos (Belo Horizonte, MG)

Carro da família de Heloisa. O veículo tem marcas de tiro em toda a parte traseira
Heloisa dos Santos Silva, 3, foi baleada enquanto passava de carro com a família no Arco Metropolitano, na altura de Seropédica, Baixada Fluminense. O estado de saúde dela é grave - Reprodução/ONG Rio de Paz

No Rio de Janeiro, uma abordagem policial causa muito medo. Esse medo é real, como mostrou mais um caso de imensa covardia. Ninguém mais vê a polícia e sente segurança. Pelo contrário.
Marcelo Magalhães (Rio de Janeiro, RJ)

Quando sou parado em uma rodovia sempre me vem a preocupação. Não teria motivos, pois procuro estar dentro da lei. Mas esse pessoal é imprevisível e, em uma área remota, para quem vais reclamar?
Armindo Kolbe (Curitiba, PR)

A PRF só atuava em estradas, mas durante os anos Bolsonaro passou a fazer operações policiais contra comunidades pobres, com o pretexto de buscar roubo de cargas. Em São Gonçalo, mataram um menino de 14 anos dentro de casa.
Audrey Constant Bruno (Niterói, RJ)

Violência
"Insegurança faz Correios suspenderem entregas em 62% dos CEPs de São Vicente (SP)" (Cotidiano, 11/9). As forças de segurança são necessárias. Porém, o abandono de políticas públicas, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade, propiciou a apropriação desses locais pelo crime. Essa recuperação se torna cada vez mais difícil.
João Teixeira de Lima (Jaboticabal, SP)

André Salcedo, 45, diretor-presidente da Sabesp, no escritório da empresa em Pinheiros, em SP. - Eduardo Knapp/Folhapress

Privatização
"Sabesp privatizada terá tarifa menor e investirá mais, promete presidente" (Mercado). Essa notícia saiu na data errada. Era para ter sido publicada no dia 1º de abril. Aguardamos notinha na seção Erramos.
Marcos Antônio Rocha Araújo (Brasília, DF)

O foco de qualquer empresa privada é dar lucro ao seus acionistas; serviços melhores e investimentos, só se a sociedade marcar muita pressão em cima. Aguardem farta distribuição de lucros e dividendos em detrimento de direitos dos trabalhadores e consumidores.
Raimundo Nonato Luz Santana (São José dos Campos, SP)

Petróleo na Amazônia
"Lula defende que Brasil pesquise a viabilidade de explorar petróleo na margem equatorial" (Ambiente). Presidente Lula, não estamos mais nos anos 1950!
Jennifer Gonzales (São Paulo, SP)

O Equador resolveu democraticamente o assunto: um plebiscito acabou com a exploração de petróleo no Parque Nacional Yasuni, na Amazônia equatoriana.
Graça Almeida (Belo Horizonte, MG)

Ele está certo. Todo mundo quer meter o dedo na questão climática no Brasil, mas o foco da maioria desses países é não deixar que exploremos nossas riquezas.
Marcos Longaresi Carvalhães (Sertãozinho, SP)

Fotografia colorida mostra homem de óculos escuros que passa por mural em que se vê desenhado o rosto de um homem com óculos quadrados grossos e um pedaço de céu azul
Homem passa por painel em homenagem ao presidente chileno Salvador Allende, nos 50 anos do golpe militar do Chile, em Santiago - Carlos Barria/Reuters

11 de setembro de 1973
"Foi a pior experiência da vida, diz professora que presenciou golpe no Chile" (Mundo, 11/9). História muito triste. Tem muita gente que viveu e aprendeu; outros viveram e continuam idolatrando.
Aparecida Alves (São Bernardo do Campo, SP)

Os filhotes da ditadura estão por aí, bem nutridos e encorpados. Anistiados e muitíssimo bem remunerados O soldo pago por todos os contribuintes; incluso os que sofreram o diabo em suas manoplas. Dos quatro países do Cone Sul, o Brasil é o único país onde os sicários da Operação Condor vivem em berço esplêndido no paraíso institucional das impunidades.
Alberto A Neto (Fortaleza, CE)

As ditaduras devem ser condenadas sempre, sendo de direita e de esquerda, pois privam os cidadãos do seu bem maior que é a liberdade. O Chile não tem nada a comemorar enquanto existir desigualdade social no país, que já vive uma democracia há mais de 30 anos
Paulo Cury (Rio de Janeiro, RJ)

Respeito
"Selfie em Auschwitz nem sempre é algo problemático, afirma porta-voz do museu" (Turismo). Boa parte dessa juventude desconhece o que seja história geral. Imagina que o mundo é feito de selfies e que celular é só iPhone. Desconhece escrita cursiva e livro impresso. Esperar algum comportamento civilizado dessa turma é utópico.
Paulo Araújo (Salvador, BA)

Contestação
"Advogados de Bolsonaro defendem contestar delação de Cid por excluir Ministério Público" (Política). Quem não pode se defender no mérito, porque não tem argumentação que se sustente, só pode mesmo calçar a defesa na questão procedimental. Já era de se esperar.
Silvia David Bowen (São Paulo, SP)

Faixa com a frase 'Aborto fora do Código Penal' pendurada em prédio no centro da Cidade do México - Quetzalli Nicte-Ha/Reuters

Aborto
"Passo mexicano" (Opinião, 11/9). O editorial da Folha diz "se os brasileiros são refratários à legalização do aborto [...]". Que bom uso fez do masculino para a frase, pois esta não é a realidade das mulheres. Uma em cada sete mulheres, aos 40 anos, já fez um aborto na vida; uma em cada duas antes dos 19 anos. O STF terá a oportunidade histórica, como fizeram Colômbia e México, de proteger a vida e a saúde das mulheres. Nas próximas semanas irá decidir a ADPF 442.
Debora Diniz, professora da Universidade de Brasília e coordenadora da Pesquisa Nacional de Aborto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.