Qual a sua opinião sobre a venda de animais em pet shops? Conte para a Folha

Governo de São Paulo analisa projeto de lei que proíbe comercialização nesses espaços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O slogan "não compre, adote" já funciona como campanha informal nos debates entre ativistas dos direitos animais há bastante tempo, ao passo que a defesa dessa população ganha espaço no âmbito político. O projeto de lei 523/2023, aprovado em agosto na Assembleia Legislativa de São Paulo, é resultado desse cenário.

O PL prevê a proibição da comercialização de cachorros, gatos e pássaros domésticos em pet shops e a criação do Ceca (Cadastro Estadual do Criador de Animal), restringindo a venda a estabelecimentos registrados como criadouros.

O projeto está, atualmente, na fila de aprovação do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que está sendo cobrado tanto por defensores da causa animal quanto por empresários do ramo.

Feira de adoção MorumbiShopping e Instituto Luisa Mell - Créd.Divulgação
Cachorro em feira de adoção do MorumbiShopping em parceria com o Instituto Caramelo - Divulgação

Se aprovado, o texto prevê multa e suspensão por um ano da inscrição estadual do estabelecimento que descumprir a norma —como a entrega de animais castrados, vacinados e com microchips. Em caso de reincidência, o local perde definitivamente a autorização para funcionar.

Qual a sua opinião, leitor da Folha, sobre a venda de animais em pet shops? Deve ser proibida ou continuar em vigor? Para você, a venda em geral deveria ser abolida? Se persistir, como pode ser feita a fiscalização dessa modalidade?

Deixe sua opinião neste formulário. Algumas respostas serão publicadas no Painel do Leitor de domingo (1º) e nas redes sociais da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.