'Barroso só defende os seus', diz leitora sobre atuação do ministro do STF

Leitores comentam declaração de deputado bolsonarista que critica ação do movimento negro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Negros na política
"Bolsonarista Hélio Lopes rejeita reparação histórica e critica ação do movimento negro" (Política, 18/11). O que valoriza o homem é a sua luta para vencer e sobreviver neste mundo selvagem. Ele, como milhares, venceu. O maior preconceito a ser vencido é a pobreza que atinge a maioria de pretos e brancos.
Rubens Gomes Vieira Vieira (São Paulo, SP)

A escravidão é tão cruel que alguns não conseguem se livrar dela. Principalmente os escravocratas. Temos que resolver essa chaga. Só posso sentir pena por sujeitos como esses.
Denis Borenstein (Eldorado do Sul, RS)

Eu tenho 52 anos e sou preto. Já passei por constrangimento que não desejo para ninguém. É muito ruim, ruim mesmo. Mas quando vejo um cara desse falando essas bobagem e sendo político, tenho vontade de vomitar.
Ricardo Geraldo Vieira (Juiz de Fora, MG)


Poder Judiciário
"Barroso enfrenta desgaste com feministas e movimento contra supersalários" (Política, 18/11). Saúde e educação, atividades fundamentais a qualquer país, como sempre, desvalorizadas, e seus profissionais com aumentos de salários insignificantes, quando há!
Beatriz Judith Lima Scoz (São Paulo, SP)

Barroso só defende os seus: vota a favor de privatizações, terceirizações, cancelamento de reajustes salariais/piso e ilegalidade de greves de outras categorias, mas aumenta as regalias para a magistratura.
Andréa Costa (Contagem, MG)

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) durante palestra do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo), em São Paulo - Adriano Vizoni - 23.10.23/Folhapress

No caso da Mari Ferrer, além de aceitar a tese do estupro culposo, a jornalista que investigou o caso foi condenada a um ano de prisão e pagamento de R$ 409 mil. Enquanto isso, o estuprador continua dedicado a exercer a violência sexual.
Fatima Marinho (São Paulo, SP)

Não me surpreende! Barroso não costuma agir em favor de pessoas humildes ou em situação de vulnerabilidade. Haja vista o que fez com a enfermagem... Ele atua para uma minoria que não são mulheres, pobres, trabalhadores e gente que realmente precisa.
Adriana Aparecida Balduino Bomfim (São Paulo, SP)


Violência urbana
"Fã de Taylor Swift que estava no Rio para show é morto a facadas em assalto" (F5, 19/11). Gabriel era um menino iluminado. Inteligente, doce, amigo, prestativo e gentil. Já faz muita falta e vai estar para sempre em nossos corações.
Maria Cecilia Pereira (Belo Horizonte, MG)

É perigoso passear em qualquer praia do Brasil no período noturno.
Alcides Castro (São Bernardo do Campo, SP)


Guerra Israel-Hamas
"Israel, Hamas e EUA chegam a acordo para libertação de reféns por pausa na guerra, diz jornal" (Mundo, 19/11). Mas não eram eles que não conversavam com terroristas? E conversaram só após matar 10 mil palestinos, sendo 5.000 crianças? Essa história está muito esquisita.
Maria F Luporini (Campinas, SP)

Os palestinos reféns do terrorismo israelense serão liberados?
Samyr Auad (São Paulo, SP)

Independente de qualquer coisa, os terroristas já conseguiram o que pretendiam: desestruturar Israel e espalhar o antissemitismo entre as nações. Não precisava ser uma vitória militar (impossível), mas foi uma vitória estratégica muito bem planejada.
Tersio Gorrasi (São Paulo, SP)

O que Israel está fazendo é terrorismo em alta escala. Hamas é grupo terrorista. Israel é país terrorista.
Edson Badra (Brasília, DF)


Empoderamento
"Entenda ascensão do naked dress, look transparente ou nude que glorifica o corpo nu" (Ilustrada, 19/11). Celebridades são umas criaturas à parte. Nós, humanoides, pensamos muitas vezes antes de usar um visual desses.
Anna Amélia Meule (Uberlândia, MG)

Mostrar sensualidade é tudo para a mulher. Nem precisa ser bonita. Gosto muito.
Galdino Formiga (São Caetano do Sul, SP)

Acho um pecado botar aquele pano transparente. Nada é muito mais bonito.
Darci de Oliveira (Porto Alegre, RS)


Ruy Castro
"Viola no baú" (Opinião, 18/11). Como caipira de raiz, tenho saudades da viola. Viola que trago agarrada junto a meu peito.
Vanderlei Vazelesk Ribeiro (Rio de Janeiro, RJ)


Saúde mental
"PM que se recusou a ajudar jovem é alvo de ataques e misoginia em grupos de policiais, diz Ouvidoria" (Cotidiano, 18/11). A reação dessa policial militar é típica do autoritarismo que grassa na corporação, embora não atinja a todos seus membros.
Luiz Fernando Schmidt (Goiânia, GO)

Não quero é que alguém seja assaltado por "jovens".
Lenise de Souza Ferreira (Joinville, SC)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.