'Parece que a desvalorização da mulher é inerente ao gênero e independe da classe social', diz leitora

Leitores comentam Dia da Mulher, prefeitura de São Paulo e Lava Jato

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

8 de março
"Será que ainda precisamos de um Dia Internacional da Mulher?" ( Becky S. Korich, 10/3). Ufa! Temos que romper com isso. Parece que a desvalorização da mulher é inerente ao gênero e independe da classe social. Onde está escrito que mulher tem que ser empregada do marido?
Marenildes Pacheco da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Texto joga luz nas várias frases e sentidos usados contra mulheres. Tem mais: psiquiatras dos anos 1970 argumentavam que mensagens contraditórias e paradoxais têm poder de produzir pessoas esquizofrênicas. Ora, mulheres recebem mensagens diárias deste tipo.
Raymundo de Lima (Maringá, PR)

O Dia Internacional da Mulher toca em aspectos significativos da igualdade de gênero, reconhecimento dos direitos das mulheres, e a conscientização sobre os desafios que as mulheres enfrentam globalmente. Daí sua importância. Serve como uma oportunidade para educar o público sobre os desafios específicos que a mulheres enfrentam em diferentes partes do mundo.
Alexandre Marcos Pereira (Ribeirão Preto, SP)

Movimentos de mulheres e centrais sindicais se manifestam em 2020 contra a violência e a desigualdade de gênero - Marlene Bergamo/Folhapress

Inspiração
"Antropóloga que levou filhas a aldeia indígena durante pesquisas completa 50 anos na USP" (Educação, 11/3). Que história maravilhosa! Também sou mãe, docente e pesquisadora em universidade pública. Vivo na pele as dificuldades. O exemplo de Sylvia é inspirador.
Camila Magalhães Carvalho (Salvador, BA)

Estou envergonhada e encantada: primeiro por nunca ter ouvido sobre esta pesquisadora na graduação de Ciências Sociais, segundo, por nunca ter ouvido nem lido sobre ela na mídia até hoje, aos 68. O encantamento é por ela ser uma pioneira nessa materno-pesquisa. Orgulho e respeito, professora!
Maria Camila Machado Almeida (Porto Alegre, RS)

Racismo
"Tem negro morrendo, mas não ‘tô nem aí’" (Ana Cristina Rosa, 10/3). Estamos nos revelando uma sociedade sem qualquer empatia.
Mauro Tadeu Almeida Moraes (Curitiba, PR)

Infelizmente a carne preta é a mais barata. Esses extermínios não diminuem a sensação de insegurança da população. Enquanto a polícia não trocar truculência por inteligência, atacando o poderio financeiro das organizações criminosas, nada vai mudar.
Jorge Cesar Bruno (Rio de Janeiro, RJ)

Num país viciado no colonialismo, do "você sabe com quem está falando?", o preconceito e o racismo só serão combatidos com educação. E se essa falha (e como falha!), a penalização é meio de educar. Certa vez, li que na África do Sul o apartheid usava cercas para "proteger os brancos" dos negros. Aqui, as cercas estão no imaginário do colonizado e são extremamente eficazes.
Andréa Haddad Gaspar (São Paulo, SP)

Eleições em Portugal
"Direita vence socialistas em disputa acirrada em Portugal, e ultradireita mostra força" (Mundo, 10/3). A esquerda vai sendo varrida da Europa por seu apoio à imigração descontrolada. Pautas identitárias demais, fraqueza demais, e os tradicionais fracassos econômicos. Sinto falta do equilíbrio entre avanços econômicos da direita normal combinados com avanços sociais da esquerda normal. Agora só temos extremistas, sem conexão com pessoas reais.
Marcus Castro (Belo Horizonte, MG)

Só o Brasil ainda não entendeu a necessidade de eleger progressistas. A esquerda está falida no mundo inteiro. Países como Alemanha, Romênia, o leste europeu, já entenderam a importância do livre mercado.
Alexandre Cunha (Nova Venécia, ES)

Bebida sobrando
"Vinhos encalham e levam agricultores a destruir plantações e mudar de ramo" (Mercado, 11/3). Eu recomendaria que baixassem o preço antes de tomar outra atitude, como destruir as plantações. Uma garrafa de vinho razoável a R$ 80 reais não é para qualquer mortal.
Vicente Alfredo de Paula Rodrigues (Brasília, DF)

Preços altos para o consumidor, isso sim faz diminuir o consumo.
Carlos Eduardo Garcia (São Paulo, SP)

Prefeitura de São Paulo
"Datafolha: Aprovação da gestão Nunes sobe e chega a 29% na Prefeitura de SP" (Política, 11/3). Eu queria entender quem é que avalia positivamente este prefeito. A cidade está abandonada. O tal asfalto novo que tanto apregoam não é para todos. Asfaltaram metade da rua em que eu moro (e o asfalto já está esfarelando), enquanto a outra continua cheia de buracos. Lixo se acumula pelo bairro, a pista de skate do parque foi demolida e no lugar, há mais de um ano, só ficou o entulho.
Marcelo de Souza (São Paulo, SP)

O paulistano tem que saber o que quer para a sua cidade, que está totalmente abandonada, suja, esburacada, mal iluminada e insegura. Nada funciona adequadamente. Não vai resolver essa passada de pó de arroz eleitoreira.
Suely Semeghini (São Paulo, SP)

Lava Jato
"Ações da Lava Jato contra Cunha e Cabral regridem na Justiça Eleitoral e podem prescrever" (Política, 10/3). Final lamentável para uma das únicas tentativas de tirar o Brasil do mapa da corrupção. E agora ele segue firme na sua vocação de ser apenas mais uma República bem bananeira, do jeito que a esquerda adora.
Marisa Coan (São Caetano do Sul, SP)

Regredir é uma coisa, colocar na gaveta ou ignorar é outra. Quem merece virar réu e prestar contas com o povo? Ambos.
Luiz Reichmann (Guarapuava, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.