Descrição de chapéu Café da Manhã Twitter

Podcast discute ação do governo contra apologia de ataques a escolas

Portaria pune plataformas que permitam incitação com multa e suspensão; Twitter e Telegram preocupam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Após uma série de ataques a escolas, o tema da regulação das redes sociais voltou ao debate. O governo propôs uma resposta na quarta-feira (12), com uma portaria que prevê que plataformas que não tomarem medidas para combater conteúdos de apologia da violência e ameaças de ataques podem ser suspensas e multadas em até R$ 12 milhões.

A Polícia Federal também formou um grupo para identificar perfis que publicam esses conteúdos e pedir a suspensão deles.

As redes sociais muitas vezes são usadas por autores de ataques para anunciar as ações e por outros usuários para celebrar os atentados e enaltecer os criminosos. Depois da onda mais recente, notícias falsas sobre novos atentados também circularam nesses espaços, com o objetivo de criar pânico.

No início da semana, o governo pediu cooperação a diferentes plataformas. O representante do Twitter causou mal-estar ao citar que as regras de uso da plataforma permitem a divulgação desse tipo de material. Na quarta, em nova reunião, a empresa voltou atrás e atendeu aos pedidos para bloquear perfis.

O episódio desta sexta (14) do Café da Manhã debate as movimentações do governo para regular conteúdo nas redes. O advogado Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e colunista da Folha, também analisa a disposição das plataformas para o debate.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.