Podcast discute 1º dia de julgamento de Bolsonaro no TSE e a defesa de ex-presidente

Advogado eleitoral analisa argumentos dos dois lados apresentados em sessão desta quinta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Tribunal Superior Eleitoral retoma na próxima terça-feira (27) o julgamento que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Na sessão desta quinta (22), o processo foi apresentado junto com os argumentos de defesa e acusação.

A ação acusa o político de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por uma reunião com embaixadores, realizada em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada. No encontro, transmitido pela TV Brasil, o então presidente mentiu sobre as urnas eletrônicas.

A leitura do relatório do ministro Benedito Gonçalves tomou a maior parte da sessão. Depois, falaram os advogados das duas partes. O PDT, partido autor da ação, argumenta que o processo trata de uma "pluralidade de fatos" e que a reunião com embaixadores faria parte de uma trama que resultou em uma tentativa de golpe de Estado.

O advogado do ex-presidente, Tarcísio Vieira de Carvalho, voltou a criticar a inclusão da minuta golpista encontrada com o ex-ministro da Justiça Anderson Torres no processo e afirmou que o bolsonarismo como movimento político não está em julgamento. À Folha Bolsonaro chamou de afronta do TSE uma eventual inelegibilidade.

O Café da Manhã desta sexta-feira (23) discute as estratégias da defesa e da acusação no processo contra Jair Bolsonaro no TSE e analisa suas repercussões. O podcast entrevista Alberto Rollo, advogado especialista em direito eleitoral.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Priscila Camazano. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.