Podcast discute viabilidade de taxar super-ricos no Brasil

Ministro da Fazenda quer enviar neste mês ao Congresso proposta de imposto sobre fundos exclusivos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pretende enviar ao Congresso, ainda em agosto, a proposta de maior taxação sobre fundos exclusivos, os chamados super-ricos, para que ela eleve as receitas previstas na proposta de Orçamento de 2024.

Hoje existem cerca de 2.800 fundos do tipo no país, com um patrimônio estimado de R$ 870 bilhões. Somados, eles representam um universo de 3.500 investidores, que só recolhem imposto de renda ao resgatar os valores —o que pode demorar anos. O governo propõe antecipar essa cobrança. Já houve tentativas de mexer na tributação desses fundos em gestões anteriores, mas as discussões não avançaram.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), considera um risco analisar o tema agora, quando o Congresso já discute a Reforma Tributária. A primeira parte da reforma, que mexe em impostos sobre consumo, já foi aprovada pelos deputados. A segunda, focada no imposto sobre a renda, vai ser enviada aos parlamentares no segundo semestre.

Analistas ouvidos pela Folha avaliam que o efeito da taxação seria pontual para a receita do governo, de cerca de R$ 10 bilhões.

O episódio desta terça-feira (8) do Café da Manhã trata das discussões de taxação do topo da pirâmide, discute a viabilidade dessas cobranças serem aplicadas no Brasil hoje e analisa a eficiência delas em reduzir a desigualdade. O podcast entrevista o economista André Roncaglia, professor de economia da Unifesp e colunista da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.