Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast analisa a questão política das falas de Lula e Haddad sobre déficit zero

Ministro evita cravar meta e se irrita em entrevista depois de presidente flexibilizar promessa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) evitou cravar a manutenção da meta de déficit zero em 2024. Em entrevista nesta segunda-feira (30), marcada pela irritação, o chefe da equipe econômica disse que precisará do apoio do Congresso e do Judiciário para cumprir o objetivo que tem defendido desde o início das discussões sobre o novo arcabouço fiscal.

Na sexta-feira (27), o presidente Lula (PT) afirmou que a meta fiscal do ano que vem "não precisa ser zero" e que ele não quer ser obrigado a fazer cortes em investimentos para cumpri-la. A fala gerou reações no mercado e no Congresso. A pressão sobre os juros futuros levou a quedas na Bolsa e a altas no dólar.

No campo das consequências políticas, o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), relator do Orçamento de 2024, definiu a fala de Lula como um "choque de realidade". Ele disse à Folha que a mensagem é um comando ao Congresso para que a meta fiscal definida no texto seja outra. Dentro do governo, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) disse que não falta sintonia entre Lula e Haddad.

O episódio desta terça-feira (31) do Café da Manhã trata das falas sobre a meta fiscal do ano que vem, discute os efeitos delas na articulação política e analisa qual a mensagem que fica do governo. O podcast entrevista a jornalista Dora Kramer, colunista da Folha.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.