Descrição de chapéu Coronavírus

Bolsonaro e Mandetta ignoram recomendação de uso de máscara contra coronavírus

Autoridades tocaram no item e o tiraram para falar, além de quebrarem protocolo de isolamento após contato com doente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, quebraram os protocolos sanitários estabelecidos pelo próprio Ministério da Saúde e por órgãos internacionais de saúde quanto ao uso de máscaras contra o novo coronavírus.

Durante coletiva de imprensa, nesta quarta (18), Bolsonaro e Mandetta, conforme iam falar ao microfone, tiravam a máscara. Sergio Moro (justiça), Paulo Guedes (economia), Fernando Azevedo e Silva (defesa) e Tarcísio de Freitas (infraestrutura) foram outros que também tiraram a máscara para se dirigir aos jornalistas.

O presidente Jair Bolsonaro se atrapalha para colocar máscara cirúrgica durante entrevista coletiva e a coloca sobre os olhos
O presidente Jair Bolsonaro se atrapalha para colocar máscara cirúrgica durante entrevista coletiva - Adriano Machado/Reuters

A indicação é que usem máscaras somente pessoas que estão com sintomas ou que estão no mesmo ambiente de pessoas doentes.

A repórter da Rede Globo Delis Ortiz, sem máscara, chegou a perguntar o motivo da presença do equipamento proteção no rosto de todas as autoridades presentes coletiva. Bolsonaro tergiversou e falou que não descumpre "qualquer orientação sanitária por parte do senhor ministro da saúde". "Eu dou o exemplo", afirmou o presidente, referindo-se à sua participação das manifestações de domingo favoráveis ao governo.

Em seguida, o ministro da Saúde disse que todas as autoridades estavam com máscara porque tiveram contato com o general Augusto Heleno (ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional), que teve diagnóstico confirmado de Covid-19. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também contraiu o vírus.

"Faz parte você proteger a cadeia de comando. Todos aqui, nas últimas 48 horas, tivemos trabalho em mesas ao lado do nosso querido general Heleno, um elemento de coesão para todos os ministérios", afirmou Mandetta, que comparou o uso da máscara por toda a equipe ali presente com a utilização por médicos. "O uso dessa máscara não é nada fora do que é planejado pela saúde."

O ministro da saúde disse ainda que a medida era também uma forma de proteger os jornalistas presentes na coletiva. Para fazer as perguntas, somente um microfone era utilizado por todos os repórteres presentes.

Mandetta defendeu a retirada da máscara ao falar e disse que, por todos em volta estarem protegidos, o risco seria menor.

As orientações das autoridades de saúde é que as pessoas evitem aglomerações e que, caso tenham contato com algum caso confirmado de Covid-19, fiquem em observação e isolamento domiciliar.

Mandetta disse ainda que Bolsonaro, em voo recente, não estava sentado próximo ao general Heleno.

"Estarem todos de máscara significa que alguém daquela mesa está doente? Se está doente não deveria estar ali", afirma Maurício Nogueira, virologista e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto.

Segundo o virologista, além do discurso oficial de prevenção contra o novo coronavírus, as autoridades devem observar os exemplos que dão. "A mensagem de um agente público não respeitando os protocolos de saúde acaba diminuindo a mensagem falada de preocupação com a doença", afirmou.

Em alguns partes do mundo, houve falta de máscaras para uso de profissionais de saúde. Nesta quarta, enfermeiros em Pernambuco ameaçaram greve por falta de máscaras e sabão nos hospitais. A OMS (Organização Mundial da Saúde) já alertou para a escassez de equipamentos de proteção no mundo. Nos EUA, o surgeon general (equivalente ao ministro da Saúde nos EUA) Jerome M. Adams pediu ao público que pare de comprar máscaras.

Nogueira diz que, com exceção do ocorrido na coletiva desta quarta, o Ministério da Saúde tem tido atitudes de profissionalismo com a divulgação de informações.

Não é a primeira vez que Bolsonaro desrespeita as orientações sanitárias. No domingo (15), contrariando as instruções de evitar aglomerações, o presidente se aproximou de manifestantes em Brasília, teve contato com eles e chegou a tirar selfies com rosto próximo. Bolsonaro também passou o dia compartilhando imagens de protestos a seu favor país afora.

"A partir do momento em que não estou infectado, não estou colocando em risco a vida ou a saúde daquela pessoa. Se você prestar atenção no horário de domingo, quando eu compareci aqui na minha casa, a casa a qual frequento e despacho, a Presidência da República, eu não fui ao encontro de movimento nenhum. O movimento que veio ao meu encontro", disse Bolsonaro sobre ter participado das manifestações de domingo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.