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Consórcio de imprensa se reúne com partidos e divulga regras de debate presidencial

Presidenciáveis tem até 10 de agosto para confirmar intenção de participar do evento de 14 de setembro

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São Paulo

O consórcio de veículos de imprensa, que inclui Folha, UOL, g1, O Estado de S. Paulo, O Globo e Valor, se reuniu na manhã desta quarta-feira (03) com representantes de partidos com candidatos à Presidência da República.

Na reunião foram informadas regras do debate em pool que o consórcio anunciou para o dia 14 de setembro.

As campanhas de Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Pablo Marçal (PROS), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB) enviaram representantes para a reunião.

Líder nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não enviou representantes, assim como Luiz Felipe D’Avila (Novo), André Janones (Avante), José Maria Eymael (DC), Leonardo Péricles (UP) e Soraya Thronicke (UB), que também foram convidados.

TSE apresenta as novas urnas eletrônicas que devem ser usadas em 2022
TSE apresenta as novas urnas eletrônicas que devem ser usadas em 2022 - Abdias Pinheiro/TSE/Divulgação

Todos os partidos, inclusive os que não enviaram representante, receberam a ata com as regras do debate informadas na reunião.

Na reunião, o consórcio informou que irá convidar para o debate os quatro primeiros colocados numericamente na última pesquisa Datafolha ou Ipec da semana que antecede a realização do evento —não será levada em conta a margem de erro da pesquisa.

Em caso de empate nas intenções de voto, o candidato cuja coligação tenha mais parlamentares no Congresso será convidado.

O evento ocorrerá desde que ao menos três dos quatro primeiros colocados confirmem presença e compareçam no dia. Os partidos têm até a próxima quarta-feira (10) para firmarem o compromisso de participar do debate, caso o candidato se qualifique por meio da pesquisa.

O debate terá duração aproximada de duas horas e será transmitido ao vivo exclusivamente nas plataformas digitais dos veículos do consórcio. Juntos, os seis veículos são lidos mensalmente por 74 milhões de pessoas.

Serão usados os recursos de tela dividida, para mostrar simultaneamente os candidatos que estão debatendo entre si, e de banco de minutos, em que os candidatos administram o próprio tempo e podem dar respostas mais longas ou curtas a seu próprio critério.

Para estimular um diálogo aprofundado, que revele suas visões sobre o país e dê aos candidatos a oportunidade de responder a questões de interesse público, o modelo de debate permitirá tanto perguntas entre os candidatos quanto de jornalistas para candidatos.

A agência de checagem Lupa vai acompanhar o debate e verificar as declarações dos candidatos. O resultado será publicado na Folha.

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