Descrição de chapéu Governo Lula

MST diz que reunião com Haddad foi produtiva e cita pedido para desocupar área da Embrapa

Movimento se reuniu com ministro em meio à crise política com onda de invasões de terras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), disse que a crise política envolvendo as invasões de terra foi tratada de maneira secundária em uma reunião nesta quinta-feira (20) com Fernando Haddad em São Paulo.

O coordenador disse que a reunião com Haddad foi proveitosa em relação às demandas do movimento e que não houve pressão para interromper ou reduzir o ritmo de invasões.

Ele também disse que o ministro da Fazenda pediu especificamente a desocupação da área da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que foi invadida em Petrolina (PE).

Rodrigues afirmou à Folha que o movimento já tinha se comprometido a deixar a área, sinalização reforçada no encontro. Ainda nesta quinta, a Justiça Federal determinou que os sem-terra desocupem a fazenda. A decisão judicial dá prazo de 48 horas, a partir da notificação, para que ocorra a saída do local.

João Paulo Rodrigues, do MST (à esq.), durante reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (à dir.), e o chefe de gabinete do ministério, Laio Morais
João Paulo Rodrigues, do MST (à esq.), durante reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (à dir.), e o chefe de gabinete do ministério, Laio Morais - Júnior Lima/MST/Divulgação

"Não tem como aumentar nem como diminuir. Vai manter como está, nesse ritmo muito pequeno", disse Rodrigues, criticando o que chamou de narrativa para prejudicar a entidade. "Eventualmente haverá ocupações, é da natureza do movimento. Isso não mudou nada."

Segundo ele, Haddad também expressou preocupação com a invasão de terras produtivas.

"Nós não vamos ocupar terra produtiva. O que o MST sinaliza é que terra produtiva não pode ter desmatamento, não pode ter trabalho escravo. O nosso alvo principal é que o governo faça a reforma agrária", afirmou Rodrigues à reportagem.

Ele disse que, além da área de preservação ambiental controlada pela Embrapa, o MST sairá da área no município de Aracruz (ES) que foi invadida. Rodrigues evitou fixar um prazo para a remoção, mas disse que isso ocorrerá assim que for encontrado um local para as famílias.

"Nós ocupamos a Embrapa como forma de protesto."

Haddad saiu da reunião sem falar com a imprensa. Segundo sua assessoria, nada foi decidido no encontro.

O representante do MST afirmou que o titular da Fazenda se comprometeu a avançar com sua equipe na discussão sobre taxas de juros mais acessíveis para financiamento a produtores rurais. "Isso é central para nós", disse Rodrigues.

Outra promessa feita na reunião, conforme seu relato, foi a de criar um grupo de trabalho para debater a proposta de que devedores da União possam quitar dívidas em terras. "São R$ 40 bilhões em dívidas, que dão 5 milhões de hectares. Com essa terra, nós assentamos todas as famílias acampadas."

O ministro da Fazenda também sinalizou a intenção de aumentar o orçamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) neste ano, chegando ao valor de R$ 500 milhões, ainda segundo o relato de Rodrigues.

"Estamos juntos com ele [Haddad], em apoio ao arcabouço fiscal e à briga dele contra as empresas que estão sem pagar impostos, que é importante", disse Rodrigues.

Colaborou Rafael Balago, de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.