CPI do 8/1 quebra sigilos de Mauro Cid e de ex-diretor da PRF Silvinei Vasques

Comissão quer dados bancários, fiscais, telefônicos e telemáticos de ex-diretor, além de relatório do Coaf sobre Cid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A CPI do 8 de janeiro aprovou nesta terça-feira (11) a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático do ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) Silvinei Vasques entre 1º de janeiro do ano passado e 30 de abril deste ano.

Silvinei foi convocado a prestar depoimento no mês passado por causa das fiscalizações em rodovias federais no segundo turno das eleições. A suspeita é de que, sob comando dele, a PRF tenha tentado dificultar a chegada de eleitores de Lula (PT) às urnas.

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, durante depoimento à CPI do 8/1; atrás dele, o ex-ministro e senador Astronauta Marcos Pontes - Pedro Ladeira/Folhapress

Desde o ano passado, o ex-diretor da PRF é investigado por três atos, todos relacionados a um possível favorecimento ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral. Ele foi exonerado do cargo no dia 20 de dezembro.

A CPI também quebrou o sigilo telemático do tenente-coronel Mauro Cid entre janeiro do ano passado e o "presente momento". O militar, principal ajudante de ordens de Bolsonaro, presta depoimento à comissão nesta terça, mas anunciou que ficará calado diante das perguntas.

A comissão aprovou ainda pedidos de informação sobre Cid ao Coaf (Conselho de Controles de Atividades Financeiras). A PF (Polícia Federal) identificou depósitos fracionados e em dinheiro vivo do ajudante de ordens à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Em setembro do ano passado, a Folha revelou que a PF havia encontrado as transações suspeitas após analisar dados que estavam no celular e na nuvem de Cid. A suspeita é de que tenha existido uma possível articulação para desvio de dinheiro público a pedido de Michelle.

O coronel do Exército Jean Lawand Júnior também teve os sigilos telefônico e telemático quebrados de 2022 até a data de hoje. Em mensagens com tom golpista apreendidas pela PF, Lawand Júnior pedia para que Cid convencesse o então presidente a dar uma "ordem" ao Exército.

Outro alvo da CPI foi George Washington de Oliveira Sousa, preso e condenado por planejar o atentado a bomba em um caminhão de combustível perto do aeroporto de Brasília em dezembro, dias antes da posse presidencial.

Assim como Silvinei Vasques, ele teve os sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático quebrados de 2022 até agora. Quase cem requerimentos —entre quebras de sigilo e pedidos de informação— foram aprovados em bloco, sem a contagem de votos.

A CPI também solicitou relatórios de inteligência financeira do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime. Naime era chefe do Departamento Operacional da PM na data da invasão aos Poderes, mas estava de folga. Ele está preso desde fevereiro.

Essa deve ser a última sessão da CPI antes do recesso. Oficialmente, a folga só começa na próxima terça-feira (18), mas o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), antecipou as "férias" —que, pela lei, nem poderiam ser tiradas agora porque o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias não foi votado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.