Descrição de chapéu Eleições 2024

Boulos atrai ex-auxiliares de Haddad, Marta, Kassab, Alckmin e Rodrigo

Pré-candidato do PSOL busca gestores com experiência para neutralizar críticas e sinalizar diálogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pré-campanha de Guilherme Boulos (PSOL) anunciou nesta quinta-feira (14) nomes que integraram gestões de diferentes prefeitos e governadores e vão participar da elaboração do programa de governo a ser apresentado pelo deputado federal na candidatura à Prefeitura de São Paulo.

A lista inclui ex-auxiliares de administrações de esquerda na capital, como as de Luiza Erundina, Marta Suplicy e Fernando Haddad, mas também de governos mais à direita, como os de Gilberto Kassab e Bruno Covas, na esfera municipal, e Geraldo Alckmin e Rodrigo Garcia, no âmbito estadual.

O pré-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) em plenária que abriu as discussões sobre seu futuro plano de governo, na capital paulista
O pré-candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) em plenária que abriu as discussões sobre seu futuro plano de governo, na capital paulista - Marlene Bergamo/Folhapress

Boulos atraiu para as discussões cerca de 40 ex-secretários e ex-subprefeitos que atuaram em gestões do PT (Erundina, Marta e Haddad) e do PSDB (Covas, Alckmin e Rodrigo), além da administração Kassab, que enquanto era prefeito foi filiado ao DEM (hoje União Brasil) e ao PSD.

Apoiado pelo presidente Lula (PT), o pré-candidato busca dar uma demonstração de amplitude política e abertura ao diálogo, para se contrapor às pechas de radical e extremista. O deputado em primeiro mandato se ampara no currículo dos apoiadores para atenuar a imagem de inexperiente.

Seu principal opositor é o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que costuma amplificar tais críticas.

Boulos disse no ato para apresentação dos colaboradores que deseja trazer para sua candidatura "os melhores quadros, que querem uma cidade de São Paulo mais justa, humana e moderna", independentemente das gestões em que atuaram no passado.

Ele afirmou fazer questão, no entanto, de que os parceiros sejam "comprometidos com a democracia" e tenham se posicionado contra a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Alfinetando Nunes, o pré-candidato disse que a cidade "vive um período de tanta falta de rumo, de projeto, de criatividade, [com] um prefeito sem comando e visão, que não está à altura dos desafios".

O comitê formado para auxiliar na formulação de propostas inclui a própria Erundina, primeira prefeita do PT na capital. Atualmente no PSOL, a veterana foi candidata a vice na chapa de Boulos em 2020. A dupla chegou ao segundo turno e foi derrotada por Covas, de quem Nunes herdou a cadeira.

Nem todos os voluntários dispostos a atuar no plano de governo têm filiação partidária. A maior parte dos colaboradores integrou governos petistas. Marilena Chaui, José Eduardo Cardozo e Aldaiza Sposati, por exemplo, são egressos da gestão Erundina.

Um grupo numeroso trabalhou com Marta, que é cotada para a vice de Boulos em 2024, caso aceite o convite para retornar ao PT. Hoje aliada de Nunes, ela ocupa a Secretaria de Relações Internacionais, mas é cortejada pelos petistas em razão das marcas que deixou quando foi prefeita.

São oriundos desse período nomes como os dos ex-secretários Carlos Zarattini (Transportes e Subprefeituras), Mônica Valente (Gestão e Administração), Adriano Diogo (Verde e Meio Ambiente), Maria Aparecida Perez (Educação), Celso Frateschi (Cultura) e Roberto Bortolotto (Obras).

O médico sanitarista Gonzalo Vecina, que comandou a Saúde sob Marta, também está entre os auxiliares do psolista. O grupo de trabalho de Boulos para a área também contava com Jean Gorinchteyn, ex-secretário estadual de Saúde de João Doria (PSDB). O médico deixou a equipe após se incomodar com o fato de Boulos não ter citado o Hamas em seu posicionamento sobre a guerra com Israel.

O pré-candidato do PSOL chegou a dizer que contaria com as contribuições de Drauzio Varella, mas o médico desautorizou o deputado. Drauzio tem contrato com a TV Globo, que emitiu nota negando o envolvimento dele. A pré-campanha disse depois que houve apenas uma sondagem.

A gestão Haddad aparece representada por uma série de ex-secretários, entre eles: Benedito Mariano (Segurança Urbana), Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência), Rogério Sottili e Eduardo Suplicy (os dois de Direitos Humanos).

Nádia Campeão, que é filiada ao PC do B e foi vice-prefeita de Haddad, é outra voluntária. Ela também esteve à frente da pasta da Educação na administração do petista, atual ministro da Fazenda.

Marcos Belizário, que foi secretário de Mobilidade Urbana na gestão Kassab, diz à Folha que se juntou à pré-campanha de Boulos porque é preciso "ajudar a cidade, seja para quem for", referindo-se aos políticos de diferentes correntes. Ele é dirigente do PV, que compõe a coligação do psolista.

Outro colaborador é Alê Youssef, que foi secretário de Cultura de Covas e também coordenador de Juventude na gestão Marta. "Teremos a oportunidade de aprofundar reflexões sobre todas as áreas e valorizar o imenso potencial cultural e criativo da nossa cidade", afirma ele.

Entre os ex-auxiliares de Alckmin envolvidos nas discussões está José Luiz Penna, que preside o PV e foi secretário estadual de Cultura do então tucano, hoje vice-presidente da República e filiado ao PSBpartido que trabalha a pré-candidatura da deputada federal Tabata Amaral.

Beto Trícoli, que ocupou a pasta do Turismo sob Alckmin, também está no grupo que agora auxilia Boulos. "Colaborarei no que for necessário para o programa de governo", diz.

Outra gestão estadual representada é a de Rodrigo Garcia, por meio da presença de Marina Bragante, que foi secretária de Desenvolvimento Econômico do tucano. Também dirigente da Rede, ela afirma ter a intenção de levar ao programa do PSOL temas como sustentabilidade e transição econômica.

"A Rede Sustentabilidade, que é uma legenda federada com o PSOL, tem a responsabilidade de contribuir e enriquecer o programa de governo do Boulos, incorporando as temáticas que fazem da Rede um partido alinhado com seus princípios e valores", diz.

O comitê reúne ainda oito ex-subprefeitos que foram responsáveis por regiões como Sé, Jabaquara, Cidade Ademar e Ermelino Matarazzo ao longo de diferentes governos nos últimos anos.

Um deles é José Rubens Domingues Filho, que atuou na Mooca durante a gestão Nunes e foi exonerado em 2021. Ele também foi secretário-adjunto de Subprefeituras no governo Haddad e diz que está dando sugestões nas áreas relacionadas a seu histórico de atuação no município.

A equipe de Boulos diz que também vai aproveitar no programa as questões apresentadas pela população durante as caravanas do Salve São Paulo, um movimento fabricado pela pré-campanha para levar o pré-candidato a diferentes bairros e aproximá-lo de líderes comunitários e empresariais.

O plano de governo, que terá as discussões aprofundadas a partir de agora e só deve ser concluído no fim do primeiro semestre de 2024, será coordenado pelo deputado estadual Antonio Donato, como representante do PT, e pela economista Camila de Caso, filiada ao PSOL.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.