Publicidade
Publicidade
Publicidade

Crivella permanece na liderança, e Pedro Paulo sobe em pesquisa no Rio

O deputado Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes (PMDB) para a sucessão no Rio, foi o que mais oscilou positivamente na pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9). Ele chegou a 8% das intenções de voto, três pontos percentuais a mais do que há duas semanas, no limite de margem de erro.

O senador Marcelo Crivella (PRB) segue na liderança, com 29% das intenções de voto –um ponto percentual a mais do que no último levantamento.

A pesquisa é a primeira após o início do horário eleitoral, há duas semanas. Pedro Paulo tem o maior espaço na TV e no rádio, ocupando mais de 30% do tempo disponível, em razão das alianças firmadas.

Marcos Oliveira/Agência Senado
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza reunião deliberativa com oito itens na pauta. Entre os quais, PLS 36/2011, que dispõe sobre o seguro-desemprego em situação de calamidade natural e o PLS 74/2011, que inclui o artesão como segurado especial da Previdência Social. Senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) em pronunciamento. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.
Senador Marcelo Crivella (PRB), líder nas intenções de voto no Rio segundo o Datafolha

Numericamente, o deputado Marcelo Freixo (PSOL) se mantém em segundo, com os mesmos 11% registrados na última pesquisa. Ele está tecnicamente empatado com a deputada Jandira Feghali (PC do B), que oscilou positivamente um ponto e tem 8% das intenções de voto. É o mesmo percentual do peemedebista, que tinha 5% há duas semanas.

O deputado Flávio Bolsonaro (PSC) foi o que mais oscilou negativamente, indo de 9% para 6%. Ele tem o mesmo percentual de Índio da Costa (PSD), que variou positivamente dentro da margem de erro, indo de 4% para 6%. Os dois também estão tecnicamente empatados com Freixo.

A pesquisa foi feita na quinta-feira (8) com 928 eleitores entrevistados. O levantamento está registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número 5459/2016.

O resultado da pesquisa indica que os candidatos vão focar a campanha na disputa pela segunda vaga no segundo turno. Crivella é visto como garantido, e Pedro Paulo o principal adversário a ser batido. O peemedebista tem sido o principal alvo dos adversários.

O Datafolha fez três simulações de segundo turno. Crivella supera Freixo, Jandira e Bolsonaro nos cenários propostos.

Não houve movimentação relevante em relação à rejeição aos candidatos. Pedro Paulo segue como o candidatos com maior taxa, com 28%, tecnicamente empatado com Bolsonaro (27%), Jandira (23%) e Crivella (22%).

datafolha prefeitos - capitais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade