Publicidade
Publicidade
Publicidade

Líder nas pesquisas em Curitiba, Greca diz que vomitou por sentir cheiro de pobre

O ex-prefeito de Curitiba e líder na mais recente pesquisa Ibope, Rafael Greca (PMN) afirmou que vomitou ao sentir o cheiro de um pobre. A declaração foi dada durante uma sabatina promovida na noite dessa quinta-feira (22) pelo jornal "Bem Paraná" e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Declaração de Greca

Greca é o principal adversário do atual prefeito Gustavo Fruet (PDT). Reportagem da Folha mostrou a suspeita de que parte de um acervo de 12 obras de arte de um museu municipal que desapareceu está em uma chácara pertencente a Greca.

"Eu nunca cuidei dos pobres, eu não sou São Francisco de Assis. Até porque a primeira vez quer tentei carregar um pobre e pôr dentro do meu carro, eu vomitei por causa do cheiro", disse o candidato, em trecho da sabatina.

Ele respondia a uma pergunta formulada por um professor da universidade sobre políticas públicas para atender aos moradores de rua da cidade.

O homem que ajudou, segundo ele, "era muito sujo". "Até quando cheguei ao albergue a freira me disse: 'Lavo o doutor primeiro ou lavo ou ele?'", continuou o candidato.

Em nota enviada pela assessoria de imprensa, Greca pediu perdão pelas palavras. "Não tive a capacidade de explicar a dificuldade que vivi ao tentar realizar o trabalho de resgate social na minha juventude. Mais uma vez, descontextualizam o que falo para tentar enganar as pessoas".

Divulgação
Rafael Greca, candidato à prefeitura de Curitiba
Rafael Greca, candidato à prefeitura de Curitiba

Ainda segundo a nota, ele diz não ter a capacidade do profissionais que atuam em ações de resgate social. "Mas que acima de tudo, admiro, respeito, faço e farei o possível e impossível para mudar o quadro de abandono nas ruas. Peço que me perdoem pela falta de clareza do discurso. Não me interpretem mal".

O tema sobre moradores de rua tem ganhado importância nesta reta final de campanha em Curitiba. Segundo levantamento divulgado em junho pela FAS (Fundação de Ação Social), órgão da prefeitura, a capital do estado possui 1.700 moradores de rua. No entanto, este número tem sido questionado por Greca e outros candidatos de oposição, que acreditam que a quantidade é maior ao que foi divulgado.

A FAS é coordenada por Márcia Fruet, esposa do atual prefeito Gustavo Fruet (PDT), que tenta a reeleição. Em entrevista recentemente, Fruet afirmou que a maioria dos moradores de rua na cidade é de outros municípios e que isso se deve à falta de ação do governo estadual em não proporcionar políticas públicas nas demais cidades. O atual governador Beto Richa (PSDB) apoia Greca no pleito deste ano.

Na campanha eleitoral, Greca tem adotado um tom de nostalgia. "Volta, Curitiba" é seu bordão eleitoral. Prefeito da cidade entre 1993 e 1996, Greca deu continuidade à administração do arquiteto Jaime Lerner, que na época o indicou como sucessor (hoje, estão rompidos politicamente).

Pela pesquisa Ibope, divulgada na segunda-feira (19), Greca lidera os percentuais de intenção de voto em Curitiba com 45%, seguido do atual prefeito Gustavo Fruet (PDT), que tem 16% e Requião Filho (PMDB) com 8%. Os candidatos Ney Leprevost (PSD) e Maria Victória (PP) aparecem empatados com 6% e Tadeu Veneri (PT) tem 4%.

O Ibope ouviu 805 eleitores da capital entre os dias 15 e 18 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo PR-01610/2016.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade