Webinário da Folha debate aumento do ICMS no setor de saúde em SP

Evento é aberto ao público e acontece na quinta-feira (21), a partir das 15h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O fim da isenção de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) para medicamentos e materiais de saúde em São Paulo, que é alvo de disputas judiciais, será o tema de webinário realizado pela Folha nesta quinta-feira (21), às 15h.

O imposto passa a ser de até 18% para esses produtos, que eram, em grande parte, isentos da cobrança, e faz parte do programa de ajuste fiscal enviado pelo governador João Doria (PSDB) à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), e aprovado em outubro do ano passado.

O fim dos subsídios passou a valer neste ano, e, de acordo com o governo, não atinge a rede pública de hospitais e as Santas Casas.

A administração estadual diz que o enxugamento resultaria em uma economia de R$ 7 bilhões. O objetivo é reduzir o déficit de R$ 10,4 bilhões decorrentes da pandemia, que derrubou a atividade econômica.

Na última sexta-feira (15), Doria suspendeu o fim do benefício para produtos hortifrutigranjeiros, insumos agropecuários, energia elétrica rural e medicamentos genéricos.

A transmissão tem início às 15h, é aberta ao público, e pode ser acompanhada abaixo. As perguntas podem ser enviadas pelo WhatsApp (11) 99648-3478. A mediação será feita pelo jornalista Eduardo Cucolo, repórter da editoria de Mercado.

O evento é patrocinado pelas entidades Abimed (Associação Brasileira da​ Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde), Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos ) e Abraidi (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde).

Participam do debate Ruy Baumer (diretor do Comitê da Cadeia Produtiva de Saúde e Biotecnologia -Comsaúde, da Fiesp e presidente da Baumer), Valdesir Galvan (diretor-executivo da AACD) e Marcos Lisboa (economista, presidente do Insper e colunista da Folha).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.