Descrição de chapéu mercado de trabalho

Saiba como negociar uma oferta de emprego

Edição da newsletter FolhaCarreiras traz caminhos para tentar um aumento salarial ou mais benefícios no trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter FolhaCarreiras desta segunda-feira (8). Quer recebê-la às segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.

Saber negociar é uma habilidade que todos gostaríamos de ter, não é mesmo? Ainda mais em início de carreira, quando há aquele receio de colocar em risco uma oportunidade de emprego.

Negociar uma oferta de emprego não acontece apenas quando há uma troca de função. Você pode querer negociar um salário maior ou horários mais flexíveis, por exemplo.

O objetivo da negociação é fazer com que o profissional consiga um emprego que atende e valoriza suas necessidades.

O objetivo da negociação não é discutir o que o profissional merece ganhar, mas como poderá agregar valor na companhia - Vadim Pastuh/Adobe Stock

Importante: "As duas partes precisam sair satisfeitas. Isso é negociação. Não há ganhar mais que o outro. Ambos precisam ganhar ou ceder algo", diz Paulo Augustinho, especialista em carreiras e recolocação profissional.

...Mas como fazer essa negociação?

1. Defina suas prioridades. O que é mais importante para você? É o valor do salário ou são os benefícios, como plano de saúde ou plano odontológico? Analise também as oportunidades que a empresa pode oferecer de crescimento, diz Augustinho.

  • Por quê? Quando estiver em negociação, é importante ter uma base, uma espécie de escudo para poder se defender, acrescenta Augustinho.
  • Exemplo: "Hoje, não aceito este tipo de proposta (ou preciso disto) porque estou em início de carreira e quero ascender profissionalmente."

2. Quer negociar salário? Pesquise em plataformas como Glassdoor ou em guias salariais quanto está a média de remuneração da posição e use como justificativa para o aumento salarial.

  • Não precisa ser só remuneração. "Em casos em que o salário não é tão atrativo ou próximo a sua pretensão, vale considerar os benefícios", diz Bruna Lira, líder da área de talentos do PUCRS Carreiras.
  • Exemplo: a companhia pode oferecer a possibilidade de ajudar no custo de uma especialização.
  • Tem mais dicas na seção Pergunte ao Especialista, dá um scroll!

3. Foque nas suas competências. O objetivo não é discutir o que o profissional merece ganhar, mas como poderá agregar valor na companhia.

  • "Não use justificativas pessoais. Por exemplo, preciso de aumento pois tenho dívidas. Defenda seu ponto de vista pelo reconhecimento que acredita merecer", diz Lira.

Evite:

  • Não concorda com a negociação? Não seja agressivo ou rude na recusa.
  • Prefira se comunicar com clareza e com embasamento. Use essa experiência para fazer diferente em outra oportunidade, afirma Augustinho.
  • Lembre-se: mesmo não sendo o resultado que esperava, a organização pode te recomendar para outras vagas. Por isso, é importante deixar uma boa impressão.

Quando fazer essa negociação?

  • Se estiver em uma entrevista, espere o momento em que o recrutador ou gestor cita o salário e os benefícios. Se isso não surgir, levante o tópico durante a conversa.
  • Não há uma regra que impeça o candidato de questionar a empresa sobre essas questões.
  • Dica extra: evite negociar logo depois que for contratado.
  • Por quê? A empresa pode sugerir fazer essa negociação na próxima avaliação de desempenho, afirma Yolanda Brandão, coordenadora de treinamento no Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios).


Gosto do lugar onde trabalho, mas recebi uma proposta melhor de outra empresa. Como negociar?

  • Converse com a empresa atual. Procure seu chefe e comunique que recebeu uma proposta de trabalho com determinado salário e benefícios, indica Augustinho.
  • Compartilhe também o quanto é feliz no emprego. Explique que está considerando mudar por causa das vantagens, mas que gostaria de avaliar a oportunidade de seguir se tivesse os benefícios no trabalho atual.
  • Mostre seu diferencial para a companhia, diz Lira. Liste quais conhecimentos, experiências e qualidades não serão encontrados em outro profissional.

Pergunte ao Especialista

Espaço para responder dúvidas relacionadas ao Tema da Semana.

Vanessa Cepellos - news carreiras
Vanessa Cepellos, professora do núcleo de estudos em organizações e pessoas na FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) - Divulgação
  • Como negociar um aumento salarial em início de carreira?

"É preciso ter uma justificativa embasada no contexto da empresa e no quanto o aumento irá trazer contribuições para a companhia. Pedir sem justificativas torna difícil para a empresa entender que não é só um desejo, mas algo pautado no seu histórico profissional. Evite fazer comparações com os salários dos outros colegas de trabalho. Prefira se responsabilizar e falar sobre suas contribuições e desempenho ao assumir novas responsabilidades"

  • Concluiu alguma especialização? Use isso como justificativa para o aumento.

"Novas conquistas, como terminar um MBA ou mestrado, podem ser motivos para embasar o pedido. Converse com a companhia e diga: 'Acabei de finalizar um curso, vou trazer esses conhecimentos para a organização que podem ser valorizados aqui dentro'".

  • Não conseguiu o aumento? Negocie outros benefícios.

"Peça uma ajuda de custo em algum curso ou pós-graduação. Isso também entra em um pacote de remuneração e pode ser negociado. Um curso de idioma ou uma especialização são formas de ter uma ajuda não necessariamente em termos salariais. É algo que até seria mais fácil de conseguir em um primeiro momento, porque traz vantagem tanto para o colaborador quanto para a empresa. Se a companhia pagar um curso, esse profissional vai estar mais capacitado e trará novas ideias. É uma boa alternativa para o profissional sair beneficiado e a empresa ver valor nessa negociação".

  • E como negociar salário durante o processo seletivo para uma vaga de emprego?

"Justifique a partir das suas competências e traga a média salarial da vaga. Pergunte se é possível um salário maior, já que você tem, por exemplo, uma pós-graduação. É interessante entender o que a empresa valoriza ao apresentar suas contribuições. Vamos supor que a companhia valoriza inovação e a pessoa fez um curso de criatividade que ajudaria a empresa nesse quesito. Isso mostra que as competências do profissional estão alinhadas com a cultura da organização."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.