Descrição de chapéu mercado de trabalho

Saiba como lidar com pessoas chatas no trabalho

Edição da newsletter Folha Carreiras traz dicas de como driblar essa situação

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São Paulo

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Quem nunca teve um colega de trabalho chato ou difícil de lidar?

Uma pesquisa da plataforma de currículo ResumeLab realizada em 2023 com 1.038 pessoas mostrou que 8 em cada 10 profissionais admitem ter pelo menos um péssimo colega de trabalho.

Mulher de negócios frustrada olhando para a tela do laptop, trabalhadora insatisfeita espalhando as mãos dentro do escritório, mulher latino-americana trabalhando na mesa usando computador para comunicação on-line de videochamada.
Conversar e explicar os pontos de incômodo são caminhos para tentar lidar com colegas de trabalho considerados chatos ou difíceis - Liubomir/Adobe Stock

O estudo também aponta quais são as características desses colegas; veja:

  • Ser fofoqueiro;
  • Mentiroso;
  • Ter uma atitude negativa em relação a tudo;
  • Compartilhar informações privadas em excesso;
  • Reclamar de tudo, entre outras.

Como lidar com esses colegas?

1. Entenda por qual motivo esta pessoa te incomoda tanto e tente conversar com ela.

  • Por quê? "A ideia é fazer a gestão do conflito. Diferente das relações pessoais que podemos escolher se afastar, no trabalho não dá para fazer isso porque é preciso manter a perenidade da relação por trabalhar todo dia com essa pessoa", diz Alessandra Falsarella, gerente de carreiras e criadora do podcast Foca no Trabalho.

2. Falar com a pessoa sobre isso não é a solução? Há outra saída:

  • "Tente manter uma conversa curta, centrada e assertiva focando em temas profissionais para impactar menos na interação com esse colega considerado chato", afirma Lucas Papa, gerente executivo da recrutadora Michael Page.

3. Não resolveu? Procure seu chefe, explique a situação e busque soluções.

  • Por quê? É papel da liderança manter um convívio saudável entre os trabalhadores, argumenta Papa. "As pessoas não precisam ser amigas, mas também não precisam ser inimigas, é necessário um convívio harmônico".

4. Não piore a situação falando mal do colega ou espalhando fofocas.

5. Você também pode ser a pessoa chata. Veja na seção Pergunte ao Especialista como fazer uma autoanálise.

"As pessoas não precisam ser amigas, mas também não precisam ser inimigas, é necessário um convívio harmônico".

Lucas Papa,

gerente executivo da recrutadora Michael Page

E quando o seu chefe é tal pessoa chata?

  • Converse, explique os pontos de incômodo e identifique como vocês podem melhorar juntos.
  • Como? "Descreva a situação sem julgamento, por exemplo, em determinado momento você fez isto e me fez sentir ou me trouxe este incômodo e gostaria de combinar que daqui para frente fosse de outra forma", diz Paula Boarin, mentora de carreiras.

Está em home office e precisa lidar com um colega chato? As dicas acima também valem para quem está trabalhando em casa, mas...

  • Cuidado na hora de resolver esse conflito. Evite conversar por email ou mensagem para não ter ruído na comunicação.
  • Por quê? "O texto pode dar margem para diferentes interpretações. Sugiro mensagem de voz ou uma chamada de vídeo para que a pessoa sinta o tom que você quer dar para a conversa", diz Boarin.

Importante: casos de assédio e condutas tóxicas ou antiéticas devem ser notificados para o RH da companhia, para o gestor ou para um canal de denúncias da empresa.

Por que falar sobre isso é importante? Explico abaixo:

A parte ruim de trabalhar com colegas difíceis...

  • Desgaste na saúde mental: estar em um ambiente onde as pessoas não se dão bem afeta o desempenho dos profissionais.
  • "Se você sentou, tentou negociar e não resolveu, isso afeta a produtividade porque o trabalho em time precisa funcionar para que todo mundo trabalhe bem", diz Falsarella.
  • Se esse desgaste for muito intenso, a pessoa pode até mudar de emprego. Mas, para alguns, procurar outro trabalho nem sempre é a solução.

A saída? Focar na inteligência emocional. Boarin diz que pessoas chatas e difíceis existem em todos os lugares, mas é preciso mudar o olhar para elas e saber gerenciar suas emoções —senão, qualquer pessoa pode te tirar do sério.

A parte boa de ter um bom relacionamento profissional...

  • As pessoas são contratadas por habilidades técnicas, mas podem ser demitidas por falta de habilidades comportamentais, diz Papa.
  • Por que isso importa? Ele afirma que o mercado de trabalho valoriza e demanda profissionais com as seguintes características: bom relacionamento interpessoal, boa comunicação e saber transitar entre diferentes níveis hierárquicos e áreas.
  • Conseguir trabalhar melhor e ter mais ajuda nas tarefas do dia a dia.
  • Sensação de bem-estar com seus colegas ajuda a não levar problemas do trabalho para a vida pessoal.
  • Há também a possibilidade de conseguir outro emprego por indicações dos colegas de trabalho, diz Boarin. Alô, networking.

Pergunte ao Especialista

Espaço para responder dúvidas relacionadas ao Tema da Semana.

Tamires Teixeira - news carreiras
Tamires Teixeira, mentora de carreiras - Divulgação

Como dar feedback para uma pessoa difícil no trabalho? É importante uma comunicação clara, com exemplos e específica.

  • Evite: "Nossa, você é uma pessoa muito preguiçosa, não consegue fazer suas atividades e precisa melhorar nisso".
  • Prefira: "Notei que as atividades que você fez não atingiram os resultados que esperávamos para a entrega do nosso trabalho em equipe. Acredito que seria melhor trabalhar com tais habilidades específicas. Por exemplo, trabalhar com gerenciamento de tempo ou ter uma uma organização mais assertiva para que isso não prejudique o dia a dia".

Esse é um feedback em que você dá um exemplo e oferece uma solução de forma construtiva para a pessoa, não só chega e aponta o que está errado. Também é interessante propor uma conversa colaborativa, mostrar para a pessoa que você está disposta a trabalhar com ela para resolver o problema.

  • Um exemplo na ficção: Na segunda temporada da série "Emily em Paris", há vários momentos em que a personagem Emily vai cortando seu colega de trabalho, o Julian, até que chega um momento em que ele explode com ela. Em um feedback errado, ele diria: "Emily, você está sempre me cortando. Não consigo falar nem atender o meu cliente". Mas ele poderia dizer: "Emily, quando você me interrompe na reunião, não consigo me expressar e trazer os pontos que considero importantes para o meu cliente. Poderia me chamar antes da reunião? Adoraria ouvir suas sugestões".

Como pedir um feedback para saber se você não é a pessoa chata ou difícil? É interessante sempre pedir, independente de achar que somos difíceis ou não. É importante entender onde podemos melhorar. Primeiro, é preciso estar aberto para o feedback e entender as críticas não dizem respeito a você, mas à entrega que está fazendo dentro da empresa. Não leve para o lado pessoal. Quando for pedir esse feedback, seja específico.

  • Exemplo: "Como você acha que posso melhorar a minha timidez aqui no trabalho?"
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