Estágio nas férias? Saiba como funciona e veja vagas abertas

Edição da newsletter FolhaCarreiras traz os benefícios de trabalhar durante o recesso das aulas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Esta é a edição da newsletter FolhaCarreiras desta segunda-feira (1º). Quer recebê-la às segundas-feiras no seu email? Inscreva-se abaixo.

Trabalhar nas férias parece chato, né? Mas pode ser uma porta de entrada para outras oportunidades.

Bateu curiosidade? Veja como funciona o estágio de férias. Segue o fio:

Dois colegas de trabalho sentados em frente ao laptop e olhando para uma jovem colega com braço mioelétrico durante a discussão de ideias
Acompanhar atividades específicas relacionadas a sua área de atuação são algumas das atividades desenvolvidas no estágio de férias - AnnaStills/Adobe Stock
  • O que é? Funciona como qualquer outro estágio, mas o tempo de duração é menor: varia de 40 dias a três meses, e acontece nos períodos de férias como janeiro ou julho.
  • Importante: as companhias abrem processos seletivos antes —algumas costumam ter seleção em abril ou em outubro.
  • Falando nisso...Os processos seletivos para estágios de férias funcionam como qualquer outro. Há, por exemplo, fases de entrevistas e banca com gestores.
  • Algumas empresas oferecem os mesmos benefícios que um estágio regular como bolsa-auxílio.

  • É para qualquer área. Há estágios para quem estuda direito, recursos humanos, tecnologia entre outras.

Quais são as atividades? Em resumo: acompanhar atividades específicas relacionadas a sua área de atuação. Separei algumas possíveis tarefas para exemplificar:

  • Na engenharia: Um estudante de engenharia elétrica pode acompanhar o segmento de manutenção industrial, diz Luana Lourençon, especialista em carreiras.
  • No mercado financeiro: "São atividades de controle e acompanhamento de projetos", diz Eduardo Besser, sócio do BTG Pactual e responsável pela área de recrutamento e seleção do banco que também oferece estágio de férias para todos os segmentos.
  • Ele acrescenta: "São atividades que permitam que esses estudantes explorem e conheçam mais como funciona o banco e como funciona o mercado financeiro contribuindo para o dia a dia daquela área que está atuando".

"Um estudante de direito pode ingressar na área trabalhista ou direito tributário. Há diversas possibilidades. O estágio de férias pode trazer a clareza de entender qual funciona para essa pessoa"

Luana Lourençon,

especialista em carreiras

  • Em áreas diversas: "O estagiário de férias vem para ajudar a resolver uma dor específica", diz Fred Lopes, diretor de RH e ESG no Grupo Elfa, que oferece essa modalidade desde 2021 para todas as áreas da companhia.
  • Apresentamos o desafio e com todo o suporte do time o estudante desenvolve uma solução. No final, esses projetos são apresentados para os gestores e implementados na companhia, conta Lopes.

Parece pouco tempo de trabalho, né? Mas há benefícios para o estudante:

1. Nortear sua carreira ao descobrir o que gosta (e não gosta) de fazer.

  • Exemplo: "Um estudante de direito pode ingressar na área trabalhista ou direito tributário. Há diversas possibilidades. O estágio de férias pode trazer a clareza de entender qual funciona para essa pessoa", diz Lourençon.

2. Estabelecer um networking que pode ajudar a alcançar novas oportunidades de emprego no futuro.

3. Possibilidade de permanecer na empresa em um estágio regular ou ser efetivado no cargo.

  • José Fabio, 20, foi um destes sortudos. Ele conseguiu um estágio na área digital depois de ter participado do estágio de férias do Grupo Elfa.
  • Ele diz que ser comunicativo com o time foi a chave para ficar na companhia e com essa oportunidade descobriu qual ramo da tecnologia quer seguir.
  • Fica a dica: Lourençon sugere que se o estudante gostou da experiência, converse com a chefia ao final e mostre que está interessado em futuras oportunidades.

4. Valoriza o currículo do estudante, passando uma imagem aos recrutadores de que é alguém esforçado, que abdica das férias para trabalhar.

  • É um grande diferencial. Mostra que é um profissional que está em busca de crescimento na carreira, afirma Luana de Paula, sócia da Cia de Talentos, empresa de recrutamento e desenvolvimento de jovens profissionais.
  • Falando nisso...É importante citar no currículo que fez o estágio de férias. Coloque o que aprendeu e como se entregou para o estágio, diz Jéssica Gondim, gerente de projetos na recrutadora Companhia de Estágios.

Dicas para quem deseja um estágio nas férias:

  • Invista no autoconhecimento para entender qual área ou empresa combina com seu perfil.
  • No currículo, indique sua vontade de fazer estágio de férias, o período em que está na faculdade, e em quais meses vai estar disponível, diz Gondim.
  • Expresse interesse na vaga. Besser indica mostrar que estudou e pesquisou sobre a empresa. "O estagiário mostra que tem interesse em aprender e se ocupar durante as férias", diz.

Onde buscar? Pesquise no LinkedIn ou no Google por estágio de férias ou pesquise se na sua faculdade há iniciativas que conectam o aluno a vagas de emprego. Mas vamos te ajudar mais...

...Conheça empresas com estágio de férias:

  • Grupo Elfa com inscrições abertas até 03/05 aqui.
  • GM Financial com inscrições sem data de término aqui.
  • Genial Investimento com inscrições aqui.
  • BTG Pactual tem três formatos —um deles é focado em estudantes do Brasil com vagas abertas em abril. As oportunidades ficam disponíveis neste link aqui.
  • Itaipu Binacional com vagas abertas entre dezembro e março aqui.
  • Conheça outras oportunidades na seção Vida de Estagiário.

Vida de Estagiário

Jovens contam suas experiências em estágio realizados nas férias.

Lucas Miquelon - news carreiras
Lucas Miquelon, 26, estuda engenharia aeronáutica e foi estagiário de analista de negócios na XP Inc. de janeiro a março de 2023 - Leitor

Por que quis fazer o estágio de férias? "Foi um momento perfeito para me desenvolver profissionalmente porque é o período em que não tenho aulas ou provas. Na minha faculdade, o período de provas se estende por bastante tempo e exige um nível de complexidade, por isso atrapalhava ter uma experiência mais fluída no estágio".

Benefícios para a carreira: Lucas diz que desenvolveu habilidades técnicas e também comportamentais, como saber se comunicar. Também pôde descobrir qual área gostaria de seguir além da engenharia aeronáutica. "Levamos essas experiências para o futuro. Tem entrevistas que avaliam de forma positiva a vivência que tive no estágio de férias. É uma alavanca para outras oportunidades".

Teve dificuldade em estagiar por pouco tempo? "De primeiro, tomei um susto quando vi que eram poucas semanas para desenvolver um projeto. Mas você vai criando consciência de que realmente consegue desenvolver um projeto robusto. O projeto que fiz continua vivo na empresa, sendo modificado conforme a demanda".

Mirihan Neves Lemos - news carreiras
Mirihan Lemos, 22, participou do estágio de férias em inovação no Grupo Artico, empresa especializada em soluções em TI, de janeiro a fevereiro deste ano; ela estuda administração de empresas - Leitor

Por que quis fazer o estágio de férias? "Estou no último ano da faculdade e queria me inserir no mercado de trabalho para ter experiências [profissionais]. Vi no estágio de férias a chance de tentar uma efetivação ou usar essa experiência de alavanca para outras oportunidades".

Benefícios para a carreira: "Foi minha primeira experiência com inovação e a primeira vez que estive em um estágio no corporativo, antes tinha trabalhado em empresa familiar. Uma coisa é estudar e outra é aprender com quem está fazendo. São tendências no mercado sendo colocadas em prática, o que não vemos em sala de aula".

Teve dificuldade em estagiar por pouco? "Inseguranças sempre temos ao entrar em um lugar novo, se vão gostar de você ou se você vai entregar um bom trabalho". Mirihan diz que a dica para driblar isso é procurar uma empresa que combine com seu perfil. "Pesquisar quais são seus valores e conversar com pessoas que trabalham nessa organização. Fiz esse exercício para me sentir mais segura".

Clara Van der Ley - news carreiras
Clara Van der Ley, 21, estuda direito e administração e fez estágio de férias em um escritório de advocacia no segmento de comércio internacional entre janeiro e fevereiro de 2023 - Leitor

Por que quis fazer o estágio de férias? "Por ser em São Paulo [Clara mora em Recife]. Para quem mora em outro estado, é uma grande oportunidade por ser um lugar em que não poderia estagiar no período regular. Também é uma forma de abrir as portas e deixar oportunidades lá para depois da graduação".

Benefícios: "Experiência de trabalhar em um escritório de advocacia e de estar em um estágio que seria inacessível por eu não morar em São Paulo. Networking com profissionais diferentes, principalmente dentro da área que vou seguir. A experiência foi válida até para saber do que eu não gosto. Dá um norte para a carreira. Além disso, consegui meu estágio atual enquanto estava fazendo estágio de férias. Uma das primeiras coisas que a advogada citou na entrevista foi que achou legal eu usar as férias para estagiar".

Teve desafios em estagiar por pouco tempo? "Fiquei preocupada de me deixarem lá no escritório apenas existindo por um mês. Mas foi o contrário, todos os estagiários com quem conversei tinham uma consideração muito boa. Era uma equipe que eu não conhecia e uma área que não tinha experiência, mas teve um acolhimento legal".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.