Descrição de chapéu Games tecnologia

Entenda como um jogo é desenvolvido

Processo também envolve superar desafios e passar de fases

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O desenvolvimento de um videogame, a princípio, pode parecer simples: ocorre em apenas três etapas principais. No entanto, a depender da sua complexidade (e orçamento) pode envolver desde um único desenvolvedor de um estúdio independente ou equipes com centenas de profissionais, no caso das grandes empresas do ramo.

Exemplos de jogos feitos por poucas pessoas não faltam, ainda mais no Brasil, onde a atividade do setor ainda é tímida. Em 2021, o game Unsighted, do Studio Pixel Punk, formado por duas desenvolvedoras trans, foi considerado um dos melhores jogos do ano por veículos especializados.

Homem de boné e microfone fala sobre palco com projeção de vários videogames às suas costas
Estúdio de transimssão da LBFF, Liga Brasileira de Free Fire, um dos games de celular mais populares no Brasil - Adriano Vizoni/Folhapress

Sucessos multimilionários também são numerosos e até mesmo duradouros, como Grand Theft Auto V, que mesmo tendo sido lançado em 2013 ainda se mantém como um dos jogos de PC mais jogados do mundo.

O fundamental para o desenvolvimento de um jogo é a existência de três eixos: os designers de games, os artistas e os programadores. É da interação entre os três que nasce um game.

Veja abaixo as fases na missão da produção de um jogo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.