Ana Luiza Tieghi
São Paulo

​​Para marcar os 50 anos do suplemento de Turismo em cores, completados nesta quinta (27), a Folha reuniu 65 pessoas que têm em comum o gosto por viajar e muitos passaportes carimbados. Objetivo: eleger 50 destinos turísticos importantes nesse período.

Foram ouvidas pessoas ligadas a associações de turismo e empresas do setor, como Teté Bezerra, presidente da Embratur, Emerson Belan, diretor-geral da CVC, e Patrick Mendes, diretor-executivo da AccorHotels para a América do Sul, pesquisadores, jornalistas —entre eles os colunistas da Folha Josimar Melo e Zeca Camargo, fotógrafos e especialistas com boa bagagem de viagens.

Cada jurado escolheu quatro lugares, nas categorias “nacional”, “internacional”, “clássico” e “exótico ou de natureza” e deu uma breve justificativa para suas opções.

As indicações foram compiladas, e os lugares mais citados resultaram na lista final. 

Veja quem são os jurados e o que eles disseram:

 

O jornalista e apresentador de TV Pedro Andrade, por exemplo, disse ter apontado Tóquio como seu destino internacional porque “poucos lugares no mundo são capazes de desafiar todos os nossos valores e preconceitos quanto o Japão”.

Já o colunista da Folha Luiz Felipe Pondé, que escolheu Reykjavík, capital da Islândia, como seu lugar exótico, explicou que lá “se sabe que você deve respeitar a natureza, mas não esperar que ela respeite você de volta”. 

Entre as cidades brasileiras da lista, o cineasta João Paulo Cuenca votou em Salvador, porque é “impossível tentar entender o Brasil sem conhecê-la e perder-se no seu casco histórico colonial, entre seus mosteiros barrocos e missas com percussão africana”. 

Única cidade da Oceania selecionada, Melbourne, na Austrália, foi defendida pelo diretor-executivo da Latam no Brasil, Jerome Cadier: “Uma cidade com restaurantes e cafés de rua fora de série, além de um povo super amigável e de paisagens inesquecíveis.” 

Leia textos especialmente escritos as cinco cidades mais citadas pelo jurados: Paris, Nova York, Londres, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.

Veja os 50 destinos eleitos pelo júri:

 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.