Carolina Muniz
São Paulo

Viajantes que percorreram a América do Sul sobre duas ou quatro rodas indicam suas estradas preferidas no continente.

 

Carretera Austral 
A estrada, que corta a Patagônia chilena, é a indicação do casal de administradores Nayara Freitas, 27, e Ricardo Breda, 29. 

"É uma estrada isolada e perigosa, com penhascos, mas com uma paisagem muito bonita", afirma Ricardo.

Os dois passaram pela estrada durante a viagem que fizeram de Limeira, no interior de São Paulo, até Vera Cruz, no México.

Estrada Real
A rota reúne caminhos da época do Brasil Colonial, que passam por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

"Gostamos muito de história e vivenciamos isso durante todo o trajeto. As cidades que a estrada cruza são maravilhosas, cheia de belezas naturais", diz a publicitária Elka Albuquerque, 29. Ela mora há dois anos dentro de uma minivan e roda o país junto com o marido, o também publicitário Luis Queiros, 30. 

Ruta 52
Cheia de curvas, a estrada liga Purmamarca, na Argentina, à fronteira com o Chile e leva a Salinas Grandes.

No começo do caminho, há uma placa avisando que, por 130 km, não há sinal de celular. “Gosto da sensação de que estamos sozinhos no mundo", diz engenheiro de produção Richard Balse, 47, que viajou de moto do Brasil ao Chile com a mulher, a administradora Martha, 50.

Vale do Colca a Cusco
Há uma estrada asfaltada que liga as duas localidades, no Peru. Mas o casal Rodrigo Coelho, 41, e Carla Sandim, 34, que viaja em um motorhome, recomenda uma rota alternativa —mas só para os veículos off-road.

A estrada sai de Chivay e vai até Sicuani (onde é possível pegar a via pavimentada novamente). "O trecho é lindo, porque passa pela nascente do rio Amazonas e também por cânions, geleiras e vulcões", afirma Rodrigo. 

Estrada Pan-Americana no Equador
Os primos Milton Barbosa Junior, 35, e Yamara da Silva, 27, que viajaram num fusca conversível dos Estados Unidos ao Brasil, recomendam a rodovia Pan-Americana no trecho que passa pelo Equador —a rede de estradas conhecida como Pan-Americana liga o continente americano de norte a sul. 

"No Equador, encontramos a melhor estrada em termos de rodagem e de beleza. O norte do país, na fronteira com a Colômbia, é muito lindo, cheio de montanhas", afirma Junior.

Ruta 9
No Uruguai, a via liga a fronteira do país com o Brasil ao km 66 da Ruta 8. O diretor de arte Igor Mariwaki, 34, que rodou de kombi de São Paulo a Colônia do Sacramento, indica o primeiro trecho da rodovia, ainda próximo ao Chuí. 

"É uma estrada tranquila, em que dá para ver bem o visual. Também dá para parar e visitar a Fortaleza de Santa Teresa, que é muito antiga", diz ele.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.