Descrição de chapéu Rio tecnologia

Rota Literária mostra o Rio de Janeiro de Machado de Assis com uso de IA

Passeio apresenta a cidade pelo olhar do escritor, que nasceu e viveu na capital fluminense

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ana Beatriz Garcia
São Paulo

A vida de Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, ganhou homenagem em forma de rota turística do Rio de Janeiro, cidade onde o autor viveu, escreveu e morreu no século 19.

O autor, que recentemente viralizou a partir de um desafio de leitura no TikTok dos Estados Unidos, é tema do tour organizado pela Que Mais Tem Lá, que usa áudios ligados a mapas georreferenciados acessíveis. Com versões em inglês e português, o conteúdo é narrado pelos personagens da obra de Machado. Suas vozes foram criadas por inteligência artificial.

Interior de restaurante com pé direito alto, paredes decoradas por espelhos e com molduras de gesso, teto decorado com gessos, lustres e vitrais, mesas e cadeiras de madeira, revestimento do assoalho formando mosaicos e luzes amarelas que criam reflexos dourados pelo salão
Interior da Confeitaria Colombo; fundada em 1894, é uma das paradas da Rota Literária machadiana - Tomás Rangel/Folhapress

A história leva através do centro do Rio de Janeiro, passando por locais que marcaram a vida do escritor —como o Tribunal de Contas do Município, onde ficava a casa em que Machado de Assis viveu com sua esposa Carolina de 1871 e 1874.

Outros pontos marcados no mapa da rota estão presentes na obra de Machado —como a esquina da rua Evaristo da Veiga com a Avenida Rio Branco, que ambiente parte do conto "A Cartomante".

A iniciativa da Rota Literária tem apoio do EmbraturLAB e da Turistech Hub. Ao lado de outras rotas literárias, ela foi apresentada em abril deste ano no Web Summit Rio 2024, com a presença do imortal da Academia Brasileira de Letras Gilberto Gil e de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, em debate mediado por Didi Wagner.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.