PVC

Jornalista e autor de "Escola Brasileira de Futebol". Cobriu sete Copas e nove finais de Champions.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

PVC

Espionagem

O relatório dos observadores Roque Júnior e Gallo indica preocupação com a movimentação de Thomas Müller. Por isso, Felipão testou os três volantes, formação com a qual pode começar a semifinal contra a Alemanha. "Não se esqueça que nós temos uma equipe e ela conta com observadores como Gallo e Roque Júnior", disse Felipão.

Eles indicam a escalação do terceiro volante. Fernandinho vai fechar um pouco mais o lado direito, e Paulinho e Luiz Gustavo vão jogar perto um do outro, para marcar Toni Kroos e esperar a subida de Thomas Müller toda vez que sair da área.

Com bola recuperada, velocidade de Hulk e troca de passes.

E Oscar!

O meia do Chelsea até agora teve que marcar a lateral e se tornar campeão dos desarmes. Agora, é sua vez de criar.

Felipão vai lembrá-lo de seus melhores momentos. Um deles, a final do Mundial sub-20 de 2011, contra Portugal. Até a decisão, Oscar não havia marcado nenhum gol. Naquele dia, fez três.

Felipão mudará o posicionamento de Oscar e ele jogará como meia-armador, centralizado. Exatamente como atuou na decisão daquele Mundial sub-20.

A lembrança daquele dia de protagonista pode ser usada como artifício para Oscar se lembrar de que pode ser ele o substituto de Neymar, mesmo sem ser o herdeiro de sua posição no time. A lembrança de que estreou na Champions League metendo bola no meio das pernas de Andrea Pirlo e finalizando de fora da área para fazer dois gols pelo Chelsea contra a Juventus.

Pode ser perigosa a opção de Felipão, se significar renúncia à troca de passes. Só será bom se Oscar, Paulinho e Fernandinho conseguirem trocar a bola de pé em pé e também marcar a movimentação de Thomas Müller.

Com Willian e um volante a menos, o Brasil teria mais velocidade. A provável opção por Luiz Gustavo, Paulinho e Fernandinho não pode servir para atrair os alemães. Tem de funcionar para controlar o passe. Não será fácil.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.