Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2010 - 07h00

Comitê da África do Sul trabalha em cima da hora e não segue prazos da Fifa

Publicidade

RODRIGO MATTOS
ENVIADO A JOHANNESBURGO

Quando iniciou os trabalhos da Copa-2010, o COL (Comitê Organizador Local) da África do Sul tinha estrutura bem maior que o comitê brasileiro no mesmo estágio.
Escolhidos pela Fifa em 2003, os sul-africanos tinham 120 pessoas trabalhando no projeto naquela época.

Confirmado em 2007 para realizar o Mundial, o comitê brasileiro incluía seis pessoas. A esses juntavam-se profissionais terceirizados, escritórios de advocacia e de marketing. Hoje, o número caiu para cinco pessoas.

A diferença ocorre por causa da necessidade de a África do Sul ter feito campanha para ter a Copa do Mundo. Já o Brasil fez acordos políticos e não teve concorrentes.

Da equipe montada inicialmente, o COL africano cresceu para 750 pessoas durante a Copa. A organização divide-se em oito departamentos: comunicação, transporte e logística, segurança, marketing, finanças, tecnologia, gerenciamento de projetos e competições.

"Competições e projetos são os mais importantes porque monitoraram as reformas nos estádios", explica o diretor de comunicação do COL africano, Rich Mkhondo. A maior parte do trabalho se deu próximo ao Mundial. Do orçamento total, US$ 423 milhões, só 32% tinham sido utilizados antes da Copa.

PRAZOS

As obras dos estádios começaram só depois da Copa--06. Antes, a Fifa se concentrava na Alemanha --o que deve se repetir com o Brasil.

A África do Sul abandonou os prazos da Fifa para ter os estádios prontos. A entidade os queria finalizados um ano e meio antes do evento.

Para os organizadores, era suficiente ter cinco arenas completas um ano antes, para a Copa das Confederações. O Soccer City, palco da decisão, só ficou pronto um mês antes de o Mundial começar.

Nas relações de poder, o COL agia como mediador entre a Fifa e o governo, que realizava os investimentos.

No caso sul-africano, havia diversos políticos membros do Congresso Nacional Africano, partido atualmente no poder, dentro do comitê.

Parte da imprensa do país acusa o comitê e o governo de aceitarem imposições da Fifa sem questioná-las. No Brasil, o comitê não terá participação governamental.

Com diretores sul-africanos, o COL tinha consultorias estrangeiras, principalmente alemãs, que organizaram a Copa anterior. Agora, a Fifa incentiva interação entre brasileiros e sul-africanos.

A lição sul-africana é de um evento viabilizado em bem menos tempo do que o previsto, porém com uma equipe bem maior que a brasileira.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página